Cachorros sem pelo: conheça as principais raças

Um cão, pila argentino, uma raça de cachorro sem pelo, sentado ao ar livre

Você já deve ter visto pela internet gatos sem pelo viralizando, né? Você sabia que existem cães sem pelos? Apesar de não serem tão conhecidas, há algumas raças incríveis de cachorros sem pelo. Conheça 5 delas abaixo:

Um Cão de crista chinês nu, uma raça de cachorro sem pelo, sentado com a crista ao vento.

5 raças de cachorros sem pelo:

1. Cão argentino sem pelo
  2. Cão de crista chinês
  3. Pelado mexicano
  4. Cão pelado peruano
  5. Terrier sem pelo americano

Cão argentino sem pelo

Os cães argentinos sem pelo são conhecidos também como pilas argentinos. A palavra pila significa “nu” em quechua.

São cachorros antigos, provavelmente descendem dos cães peruanos sem pelos. Segundo lendas locais, eram usados pelos incas como presentes.

Ainda não foram reconhecidos pela Federação Cinológica Internacional (FCI), mas são validados pela Associação Canina Argentina.

• Tamanho: 35 a 45 cm;
  • Peso: 3 a 10 kg;
  • Cor: todas;
  • Personalidade: fiéis, dóceis, gostam de crianças, tímidos com estranhos.

Cão de crista chinês

O cão de crista chinês possui duas variações oficiais, uma delas é a sem pelo, chamado de cão de crista chinês nu

Provavelmente surgiram do cruzamento entre cães nus africanos e raças miniaturas da China. Foram utilizados como cães de guarda em tesouros e em navios para controle de roedores.

• Tamanho: 23 a 33 cm;
  • Peso: 2 a 5 kg;
  • Cor: todas;
  • Personalidade: felizes, amigáveis, ativos, desconfiados com estranhos, dificilmente violentos.

Pelado mexicano

Os pelados mexicanos, também são chamados de xoloitzcuintle, que significa “cão do deus Xolotl”, divindade da cultura asteca, hoje são conhecidos pelo apelido de xolos.

Eram cães venerados pelos astecas, que acreditavam que eles tinham poderes curativos. Foram usados, também, para aquecer camas e em sacrifícios e alimentação.

• Tamanho: miniatura, 25–35 cm, intermediário, 36–45 cm e Standard, 46–60 cm;
  • Peso: 2 a 20 kg;
  • Cor: preto, cinza, vermelho, fígado, bronze e louro;
  • Personalidade: amorosos, apegados com os tutores, carinhosos, mas desconfiados com estranhos.

Cão pelado peruano

Conhecidos, também, como cães sem pelos do Peru, ou Peruvian Inca Orchid, suas primeiras aparições são pré-incas, sem origem definida.

Povos como os Chancay os usavam como cães de companhia, utilizando, também, a urina e as fezes para a produção de medicamentos. Já os Chimú aproveitavam o calor deles para tratar artrite e doenças respiratórias.

Apesar de serem considerados fontes de alimentos, com a conquista do território pelos Incas foram elevados ao patamar de sagrados, com essa prática sendo proibida.

• Porte: pequeno a médio, com três variações;
  • Tamanho: 25 a 40 cm, ou 40 a 50 cm, ou 50 a 65 cm;
  • Peso: 4 a 8 kg, ou 8 a 12 kg, ou 12 a 25 kg;
  • Cor: preto, preto ardósia, preto elefante, preto azulado, toda a escala de cinzas (preto diluído), bronze, cobre, marrom escuro e loiro claro;
  • Personalidade: caçadores, podem considerar outros cães como presas, amigáveis com humanos, desconfiados de estranhos, agitados, carinhosos.

Terrier sem pelo americano

Das raças sem pelos, talvez o Terrier sem pelo americano seja a mais nova, originário dos Estados Unidos, na década de 70.

A raça surgiu espontaneamente, por uma mutação natural, de uma filhote de Rat Terrier, seus tutores mantiveram a filhote cruzando, e seus filhotes foram cruzados entre si, garantindo a existência da raça.

• Tamanho: 15 a 35 cm;
  • Peso: 3 a 10 kg;
  • Cor: branco, branco manchado, branco e preto manchado, marrom-claro e escuro.
  • Personalidade: animados, curiosos, brincalhões, ativos, inquietos, protetores e apegados com a família.

Gostou de conhecer esses cães sem pelo? Continue seguindo nossas redes sociais e acompanhando nosso blog para curiosidades caninas.

Curiosidades caninas, Guia de raças
About Indianara Rocha

Indianara Rocha Graduada em letras pela UTFPR. Pós-graduada em Copywriting e Escrita Criativa. Com mais de 10 anos de experiência em escrita em plataformas digitais. Revisão/Curadoria: Fabiana Gubert Médica Veterinária formada pela PUC PR. Pós-graduada em Bem-estar e Comportamento Animal. Mãe de 5 pets (Sophie, Yumi, Mia, Sushi e Madruguinha).