06/04/2023

Linguagem canina: o que o seu cão quer te dizer?

Um cão pastor com óculos deitado em um sofá lendo um livro.

Você já se pegou pensando: “E se meu pet falasse?” Ou esteve em uma situação em que seu cachorro começou a repetir um comportamento e percebeu que ele queria te dizer algo, mas demorou para entender? E se falássemos a linguagem canina
Então, isso sempre acontece com todos os tutores e separamos algumas dicas para você entender como o seu cão se comunica. Leia a seguir:

Quais são as formas de linguagem de um cão?

Os cães se comunicam principalmente com padrões de comportamento e linguagem corporal. Vamos entender como?
Já presenciou algum comportamento de um pet que na hora o dono sabia que o quê ele queria era um brinquedo específico ou alimento? Provavelmente esse tutor e cão já tem um relacionamento em que ambos se leem muito bem. Confira nossas dicas a seguir para entender ainda mais.

Cães e Os Sinais de Apaziguamento

Quando falamos de comunicação canina, uma das referências é o trabalho de Turid Rugaas, uma pesquisadora e treinadora dinamarquesa que reuniu o estudo de sua vida no livro: é On Talking Terms With Dogs: Calming Signals”.

Os calming signals, ou sinais apaziguadores, são uma série de comportamentos corporais que auxiliam visualmente os cães a comunicar suas posições em relação a situações, com intuito de evitar conflitos, demonstrar defesa ou agressividade.
Ruggas notou que o comportamento dos cães, por conta da domesticação, alterou-se em relação aos seus antepassados e passou a descrever o que notou. Esse livro é referência em comunicação cachorro-cachorro e humanos-cachorro.

Um cão com coleira sentado e com a cabeça de lado.

Sinais de Apaziguamento

Virar a cabeça para o lado

Quando o cão mantém o corpo reto e vira apenas a cabeça de lado, é um sinal de que ele quer evitar o conflito ou está desconfortável com a situação.

Virar o corpo para o lado

Esse sinal exige uma leitura de situação, caso acompanhe latidos, pode ser o cachorro, de forma enfática, demonstrando que não está gostando da interação e deseja interromper. Caso seu cão esteja brincando com outros cachorros e o faça suavemente, será um sinal para diminuir a intensidade das brincadeiras.

Lamber o nariz

Um cão que está lambendo o nariz está tentando se acalmar ou acalmar outros cães ao redor, acontece quando o animal está desconfortável ou estressado com alguma situação.

Congelar no lugar ou andar e movimentar-se devagar

Se o dog congela no lugar é um sinal de medo para o cão parado, mas tende a demonstrar submissão quando usado na presença de outro cachorro. Podemos usar essa técnica para acalmar o pet, não nos movendo até perceber que ele está calmo.

Play bow

A famosa posição de “vamos brincar”, é um convite para interação. O corpo do cão fica com as patas para baixo estendidas e as traseiras levantadas, o empinar o bumbum.

Bocejar

Esse é um dos mais úteis, podemos bocejar em frente aos nossos dogs para ajudá-los a relaxar e acalmar-se.

Sentar

Quando acontece no meio de interações significa que o cão está desconfortável com alguma situação e quer controle. Você pode sentar-se ao lado para ajudá-lo ou sentar em uma interação para demonstrar seu desconforto para ele.

Abanar o rabo

Esse pode ser uma pegadinha para alguns, nem sempre abanar o rabo é felicidade, pode ser que seu cachorro esteja experimentando uma forte emoção, como estresse ou raiva, e está sinalizando que precisa se acalmar.

Usando os Sinais de Apaziguamento

Além de entender melhor o seu cão é possível comunicar-se com ele. Isso torna o relacionamento cão-humano muito mais feliz e saudável. Você pode pesquisar mais sobre o assunto e conversar com treinadores e veterinários
É importante que seu pet frequente uma creche para cachorros que tenha profissionais treinados para entender os sinais de apaziguamento dos cães no dia a dia, conheça mais sobre o Clube Pets. Acompanhe nosso blog e redes sociais.

Fontes:

Rugaas, Turid. On Talking Terms with Dogs:Calming Signals. 2nd edition, 2006. Dogwise Publishing.

Comportamento canino