10/10/2022

Westie White Highland Terrier: tudo o que você precisa saber!

O Westie White Highland Terrier é um simpático cãozinho que possui suas origens em terras escocesas. Apesar do seu tamanho compacto, não se engane! Já que ele possui muita energia e vai demandar bastante atenção do seu tutor.

Nesse post falaremos um pouco mais sobre o Westie, suas características, curiosidades e cuidados especiais para esses “floquinhos de neve”.

As origens do Westie Highland White Terrier

O Westie tem origem na Escócia. O principal propósito para os cães dessa raça na época era os educar para serem caçadores de raposas e ratos. Naquela época, o Westie era considerado da mesma raça que outros cães como o Cairn Terrier e o Terrier Escocês.

Apesar de atualmente os Westie serem predominantemente brancos, nem sempre isso foi uma regra. Era comum que esses cãezinhos tivessem pelagens de outras cores como: preto, creme e vermelho.

Porém, isso mudou em 1840. Um criador de Westies, chamado coronel Malcom, enquanto caçava, acabou atirando em seu próprio cão quando o confundiu com uma raposa. Com isso, o tutor decidiu criar outros Westies que tivessem apelas a pelagem branca, evitando novos acidentes.

A raça foi reconhecida pelo American Kennel Club em 1908.

Principais características do Westie Highland White Terrier

O “White” (“Branco”) no nome da raça não está ali à toa. A característica mais marcante dos Westies é sua pelagem branca. Ela é dupla, possui cerca de 5 cm de comprimento e liso.

Porém, além disso, ele também possui outros traços que o tornam um cãozinho bastante único.

O porte dos Westie Highland White Terrier é pequeno, ideal para quem deseja uma companhia perfeita e mora em apartamentos ou espaços mais fechados. Possui em média 28 cm de altura na fase adulta e pesa entre 6 e 8 kg.

O Westie tem muita energia para gastar! Ele adora cavar e correr bastante. Por isso, se o tutor morar em um apartamento, é importante separar um horário todos os dias para passear com o seu cãozinho.

Por conta de sua descendência caçadora, o Westie é esperto, independente e pode ser até um pouco teimoso. Além disso, por conta do seu temperamento de Terrier, os Westies podem ser ariscos a outros animais que não cresceram com ele, podendo inclusive ser antissociais.

Devido aos traços que vieram dos seus antecedentes, eles latem bastante, o que pode ser um pouco incômodo às vezes.

Sua cauda é robusta e possui um comprimento médio. Apesar da pelagem branca, os Westies possuem o focinho e olhos escuros, ou seja, não são considerados albinos. Suas caudas são resistentes e de comprimento médio. Já as orelhas são eretas.

Confira 6 curiosidades sobre o Westie

Não é de se estranhar que o Westie White Terrier coleciona curiosidades. Por conta disso, separamos algumas delas para você sobre esse cãozinho, confira:

1 – Branco não por acaso

Como já falado anteriormente, os pelos brancos do Westie são resultados de cruzamentos para garantir que os cães dessa raça não fossem confundidos com outros animais durante as caças.

2 – Símbolo da Escócia

Em sua terra de origem, o Westie é considerado um símbolo do país. Não apenas isso, como também protagonizou um filme chamado “As Aventuras de Bobby” (2005).

3 – Astro principal

Não apenas o filme, mas um cãozinho Westie é o protagonista do desenho animado As Aventuras de Gui e Estopa.

4 – Cauda resistente

Assim como a pelagem, a cauda mais robusta do Westie não é assim à toa. Por ser um animal pequeno, nas caçadas, era comum que o cãozinho se enfiasse em tocas e buracos para caçar. Por conta disso, muitas vezes era apenas puxando pela cauda que os tutores conseguiam tirar os seus Westies dos buracos!

5 – Caçador e surfista!

Em uma competição de surfe para cães, o Petey the Westie, foi o vencedor por duas vezes consecutivas do mesmo evento.

6 – Celebridade

Os Westie White Terrier são companhias carimbadas de diversos atores famosos, dentre eles: Al Pacino, Robert Pattinson e Rob Schneider.

Todo o cuidado que seu Westie precisa você encontra no Clube Pets!

Quer que seu Westie gaste toda a sua energia? Então traga ele aqui para o Clube Pets! Temos profissionais qualificados para atender a você e seu pet com muito carinho e atenção. Em nosso Day Care, o seu cãozinho vai poder interagir com outros e se divertir um bocado, além de trazer inúmeros benefícios para sua saúde.

Entre em contato conosco pelo número 41 99181-5028 e ofereça o melhor para seu companheiro.

Creche para cachorros