29/10/2021

12 Curiosidades sobre Yorkshire

Você é do tipo de tutor que busca saber tudo sobre seu pet? Se sim, esse artigo é para você. Saiba mais sobre o cão Yorkshire no nosso guia da raça e suas curiosidades! ClubePets– creche para cachorros em Curitiba.

Yorkshire, significa em português, “Condado de Iorque” nome dado a uma das casas reais da Inglaterra. Sendo considerada a raça de dog preferida por 10 anos consecutivos no Brasil, o Yorkshire conquista a todos nós pela sua elegância e charme!

O terrier (que simboliza um grupo de raça de cães produzidas para caça de pequenos animais) é extremamente carinhoso e agitado, e possuem várias características únicas! Pensando nisso, preparamos um material exclusivo para vocês.

Abaixo, confira tudo sobre a raça de cachorro Yorkshire, curiosidades e detalhes técnicos para você conhecer o seu companheiro da melhor forma!

Surgimento da raça Yorkshire

Como já falamos, o pet tem origem no nordeste da Inglaterra, mas foi no final do século XI que foi permitido aos servos a criação de cães com tamanho limite de um aro metálico de 7 polegadas de diâmetro, e só após o cruzamento de várias raças da família terrier, tivemos o Yorkshire! Então, após Revolução Industrial, houve o êxodo dos escoceses para o Condado de Yorkshire (Inglaterra) e levaram junto seus cães York, por isso, o nome em homenagem à cidade.

Aliás, vocês sabiam que esses pets trabalhavam nas minas de carvão e nos moinhos de algodão? Exatamente! Criados para capturar mamíferos, como ratos e pequenos animais dentro de fábricas de roupas, os Yorkis têm um ótimo instinto de caça! Em geral, viviam nas famílias dos tecelões, diferente da origem dos Shih Tzu (confira curiosidades deles aqui), os Yorkshire pertenciam predominantemente à classe proletária. Nossos companheiros só foram considerados como cães de companhia após o fim da Era Vitoriana, quando a rainha Vitória teve um de animal de estimação da raça Yorkshire.

Agora que sabemos do surgimento da raça de cachorro amada por nós, confira os detalhes técnicos desses pets!

Detalhes Técnicos da raça de cachorro Yorkshire

Apesar da história, o terrier é um animal perfeito para tutores cuidadosos e animados! A média de altura das fêmeas e machos é de 20 até 22cm, e a média de peso de 2kg até 4kg. Uma das principais características do York é justamente a sua pelagem com coloração variante, longa, lisa e sedosa, por isso, leve seu dog ao pet shop! Assim como o resto do corpo, possuem olhos expressivos e orelhas pequenas e pontudas, com um focinho pontudo e redondo. A expectativa da raça é de 16 anos e a quantidade da ninhada varia de 2-5 filhotes!

Curiosidades da raça de cachorro Yorkshire

1- Pela sua história de caça, os Yorkshire são ótimos farejadores e caçadores! Alertam seus tutores ao pressentir algo estranho, abanando o rabinho ou latindo!

2- Esses pets amam nadar! Novidade, né? Ao passo que o pug precisa ficar longe da água, esse pequeno terrier ama a água! Porém, ele não se adapta muito bem com baixas temperaturas e o tutor precisará de paciência para explorar as habilidades aquáticas do seu pet e tomar cuidado com a água muito gelada.

3- Sempre leve seu companheiro ao veterinário! O Yorkshire é suscetível às doenças, como:

• Shunt portossistémico, nomenclatura dada ao fluxo anormal de sangue entre o fígado e o resto do corpo;
  • Colapso da traqueia que pode deixar o pet com tosse crônica, seca e forte;
  • Luxação patelar é um problema comum entre portes pequenos, conhecida como “joelhos escorregadios” e pode levar à artrite;
  • Atrofia retiniana progressiva é uma doença ocular degenerativa. Pode ser detectável por um veterinário antes mesmo do cão mostrar algum sinal de cegueira;
  • Alopecia, conhecida como perda gradativa de pelos do corpo.
  • O terrier precisa gastar energia! O ideal é ir passear com ele por pelo menos 30 minutos por dia.

4- O terrier precisa gastar energia! O ideal é ir passear com ele por pelo menos 30 minutos por dia.

5- É necessário que o Yorkshire tenha uma escovação periódica e tosa, pois sua pelagem é muito delicada e provável de formar nós!

Confira neste artigo sobre como escolher o melhor pet shop para seu companheiro.

6- Atualmente, a raça é popular entre os famosos! Seja pelo seu temperamento ou o porte pequeno, muitas celebridades já mostraram seus Yorkshire nas mídias, como a Xuxa, o Gustavo Lima e a Susana Vieira.

7- Na escala de inteligência canina feita por Stanley Coren, na qual é subdividida em: adaptativa, instintiva e obediência, o Yorkshire terrier está na 27° posição! E é considerado o mais inteligente entre os terriers.

8- É tido como o cão de raça miniatura mais querido do mundo!

9- Conhecida como “Broken Hearted Scottish Terrier” ou “Terrier Escocês de Cabelos Partidos” até 1861. A mudança de nome ocorreu apenas em 1870, ano em que um repórter aconselhou que mudassem para Yorshire Terrier, uma vez que foi o local que o dog mais se desenvolveu.

10- O Yorkshire é um pet territorial, então, pode não ser preferível que você tenha outros animais de estimação! Por outro lado, ele é capaz de viver com crianças e ser o melhor amigo delas.

11- Pertence à família científica Canis lupus familiaris e pode ser chamado de: yorkshire terrier, yorkshire, yorke yorkie.

12- E por fim, eles têm combinações de várias outras raças, como o Waterside Terrier, Manchester Terrier e Paisley Terrier.

Cuidados especiais com o Yorkshire você encontra no Clube Pets!

E então, você quer ter ou já tem um terrier mais amado do Brasil? No Clube Pets, temos condições exclusivas para seu pet aproveitar todas as fases da vida com saúde e diversão! Contamos com Day Care, Clínicas Veterinárias e Estética Animal para auxiliar nos cuidados com seu companheiro.

Traga seu Yorkshire para ter o melhor tratamento conosco, entre em contato pelo nosso Whatsapp ou pelos nossos canais de atendimento.