06/10/2021

16 curiosidades sobre a raça de cachorro Shih Tzu

Cão Leão” é o significado do nome da raça Shih Tzu, surge devido sua semelhança ao felino. Considerada uma das raças mais antigas do mundo, os Shih Tzu são companheiros, dóceis e extrovertidos. Há várias curiosidades da raça que não são conhecidas, por isso, confira nesse artigo a lenda do surgimento, detalhes técnicos da raça e 16 curiosidades.

A Lenda do Surgimento do Shih Tzu

Os Shih Tzu são cães de porte pequeno, acredita-se que a raça surgiu no Tibete, no século XVII, porém, é na China que o cão se tornou mascote da família imperial. Bem como outras raças antigas, o Shih Tzu tem uma história.

Uma lenda conhecida conta que o Shih Tzu simboliza o “amor impossível” entre uma princesa chinesa e um mongol (homem representante do povo Tibetano). Segundo a história, a impossibilidade do matrimônio entre o casal fez com que eles cruzassem o Pequinês (cão de origem chinesa) com o Lhasa Apso, (cão de origem do Tibete), formando a raça Shih Tzu, representando o amor entre os dois povos.

De acordo com os historiadores, o Cão Leão era isolado das outras raças, e apenas após 3 séculos, popularizou-se nas famílias ricas chinesas.

Detalhes Técnicos dos Shih Tzu

Todos os cães possuem particularidades, e não é diferente com o Shih Tzu! Em média, os machos e fêmeas dessa raça podem chegar a 20 a 28 cm (adulto) e pesar em média de 4-7,2 kg (adulto). Seu focinho achatado e sua pelagem longa e delicada são uma das características mais marcantes da raça, além disso, esse pet é conhecido por ser tranquilo e possuir um paladar exigente. A expectativa de vida desse cão pode variar entre 10-16 anos e sua ninhada pode gerar 1-5 filhotes.

Confira abaixo as 16 curiosidades que separamos sobre essa raça:

1- Podem chegar à 19 combinações de cores, sendo as cores mais comuns: preto, branco, tigrado, castanho-claro, castanho-escuro, preto e branco, dourado;

2- No Brasil, eles representam a 2ª raça mais procurada, compondo 11,46% das famílias brasileiras;

3- A ansiedade de separação é uma das características comportamentais que mais atingem o pet Shih Tzu;

Se quiser saber mais sobre como lidar com o temperamento do seu Shih Tzu, leia nosso blog Você sabia que seu cachorro pode sofrer de ansiedade de separação?

4- Não conseguem regular sua temperatura corporal facilmente, por isso, são sensíveis ao calor ou frio excessivo;

Se essa curiosidade te interessou, leia mais no blog 5 Cuidados com Cães no Inverno.

5- Essa raça cria forte laços com seus tutores, por isso, são considerados ótimos cães de companhia, sendo extremamente carinhos, porém, muitas vezes teimosos;

6- Possuem olhos muito delicados! Então, é importante estar atento aos olhinhos, para que ele não entre em contato com o pelo facial, pois esse ocasiona a produção de lágrimas ácidas. Você pode evitá-las utilizando rações e produtos específicos ou tosas especiais;

7- Apesar da lenda mostrar a descendência do Lhasa Apso, em comparação, o Shih Tzu é menos reservado e mais dócil;

8- São perfeitos para apartamento, justamente pelo seu porte pequeno e sua fácil adaptação;

9- Estes pets podem chegar a custar 4.500 mil;

10- Precisam tomar banho semanalmente, por sua pelagem sensível;

11- São propensos à coprofagia, nomenclatura dada ao ato de comer cocô. É necessário acompanhamento do veterinário, caso ocorra;

12- Apesar do nome traduzido “Cão Leão”, eles também são chamados de “the chrysanthemum-faced dog”, em português: cachorro com cara de crisântemo;

13- Os nomes mais comuns destinados a essa raça são “Mel” e “Ted”;

14- Por terem o focinho achatado, o Shih Tzu é propicio a ter a síndrome branquicefálica (anormalidade anatômica), que dificulta a sua respiração;

15- Eles têm pouca tendência a latir;

16- E por fim, os Shih Tzu fazem a troca de pelo 2x ao ano.

Cuidados Especiais com o Shih Tzu

1. Limpeza dos Olhos e Focinho;
    2. Limpeza dos Ouvidos;
    3. Corte de Unhas;
    4. Restauração / Escovação de Pelagem;
    5. Pré-Banho;
    6. Banho Neutro;
    7. Hidratação de Pelagem e Pele;
    8. Spray Termo protetor;
    9. Perfume e Finalização.

Nossos serviços prezam pelo cuidado e carinho dos seus pets, caso queira entrar em contato, clique aqui, ou nos chame pelo nosso WhatsApp.