E-mail: contato@clubepets.com.br

Blog

23/11/2021

16 Curiosidades sobre Lhasa Apso

Já se perguntou sobre a origem e especificidades do Lhasa Apso? Se sua resposta for sim, continue lendo sobre suas curiosidades inéditas de uma das raças de cachorro mais amada do Brasil

“Lhasa” é o nome da cidade de origem do cachorro, conhecido originalmente como “Abso Seng Kye” traduzido para português “Cão Leão sentinela que late”.

Comumente, a raça de cachorro Lhasa é muito confundida com os Shih Tzu, mas sabemos que ambos possuem suas peculiaridades das quais trataremos nesse artigo!

A seguir, leia sobre esse dog tão querido por nós, que demanda muita atenção e dedicação para termos em nosso lar.

Surgimento da raça

A raça de cachorro Lhasa Apso tem origem do Tibete. Inicialmente, foram criados nos palácios reais com a função de guardas, o dog foi formado pelo cruzamento da raça de cachorro Terrier com o Spaniel tibetano, sendo companheiros dos imperiais.

A lenda da origem do cachorro é muito especial, dizem que eles eram criados unicamente nos palácios reais e mosteiros, davam sorte e tinham poderes espirituais. Uma das histórias místicas é que esses pets eram reencarnações dos monges no corpo de cães, e quando reencarnaram, voltavam à vida humana como guardião do templo. A lenda é tão importante que os cães Lhasa Apso eram exilados da vida cotidiana e só vivam aos cuidados do Dalai Lama (líder espiritual do budismo tibetano, considerado a reencarnação do bodisatva da compaixão).

Falaremos a seguir dos detalhes técnicos da raça de cachorro Lhasa Apso.

 

Detalhes Técnicos da raça de cachorro Lhasa Apso

Das peculiaridades da raça de cão, o padrão técnico dos Lhasa Apso é: uma raça de porte pequeno; tamanho de 25 – 29 cm, com peso variante de; 6 kg- 7 kg adulto, e longetividade; 12 – 18 anos. Uma das características mais marcantes é sua pelagem lisa, comprida, solta e reta, com diversas tonalidades de cores, as quais variam do dourado, branco, cinza e preto. A ninhada pode chegar até 5 filhotes. 

Curiosidades da raça de cachorro Lhasa Apso

1- A única maneira de ter um Lhasa Apso era por doação do Dalai Lama! A lenda informa que raça de cachorro foi apresentada aos diplomatas estrangeiros, e só após isso se espalhou pelo mundo;

2- Por serem sagrados, os Lhasa Apso nunca eram vendidos! Só às vezes eles eram dados como presentes às famílias chinesas e visitantes do Dalai Lama.
Se você já leu os artigos do Clube Pets, sabe que os Shih Tzu têm origem nas famílias chinesas e também são oriundos do Tibete, então, possivelmente os Lhasa Apso ramificaram uma série de raças de cães chinesas;

3- Pelo fato de que os Lhasa Apsos eram cães de guarda, eles possuem uma audição aguçada e estão sempre em estado de alerta, então não se agradam muito com pessoas desconhecidas;

4- Apesar da semelhança, a raça de cachorro Lhasa Apso e Shih Tzu possuem diferenças de ninhada, predisposição para doenças e origens místicas. Ambas as raças costumam ter o mesmo peso e a mesma altura, porém, os Lhasas têm os pelos mais grossos e ásperos, ao passo que os Shih Tzu possuem pelos menos espessos. Outra característica importante é que os olhos do Lhasa são menores e o focinho mais arrebitado;

5- O Lhasa Apso é a 5ª raça mais popular do Brasil, de acordo com pesquisa da DogHero denominada PetCenso 2019;

6- Os nomes mais populares dos Lhasa Apso são Ted e Lola;

7- Muitos artistas famosos têm pets da raça Lhasa Apso, por exemplo, o ator José de Abreu que tem um cachorro Lhasa chamado Pipo. Além disso, a novidade é que o Floquinho (cachorro do Cebolinha do gibi Turma da Mônica) foi inspirado pelo Lhasa Apso para criar o dog tão amado pela turma.

8- O Lhasa Apso tem o pelo longo e denso por um motivo! Como vivam em altitudes elevadas com baixas temperaturas, seus pelos mostram sua adaptação climática: a pelugem serve como isolamento térmico para baixas temperaturas, assim como as franjas compridas protegem seus olhos e evitam a irritação com o contato com poeira, vento e sujeiras.

9- Como já mencionamos, a combinação de cores varia desde dourado até preto. Fato curioso é que a pelagem dos Lhasa pode clarear, por isso, é comum que os pelos do corpo sejam mais claros que os pelos do rosto. As cores comuns são todas reconhecidas pela AKC  (American Kannel Club): dourado, areia, mel, ardósia, particolor, preto, branco e cinza-escuro ou claro.

10- Os cães têm padrão de porte pequeno, por isso, eles têm dificuldade para subir em alturas, como cama e sofá. Então é recomendado escadas e rampas para ajudar os companheiros a subirem nos móveis.

11- A raça de cachorro Lhasa Apso está propensa a algumas doenças, principalmente à dermatite atópica, mas também doenças periodontais, catarata, e problemas oculares. Por isso, leve seu companheiro regularmente ao médico veterinário.

12- Os Lhasa Apso possuem uma característica da anatomia do crânio que podem gerar “olhos de traumas”. Isso pelo fato de que os traumas são gerados com a pata em contrato com os olhos como uma autoagressão ou alguma briga entre dogs. Além disso, é necessário cuidar muito dessa região, pois os Lhasa têm predisposição à lagoftalmia (impossibilidade de fechar totalmente as pálpebras).

13- Com o envelhecimento, cães da raça de cachorro Lhasa Apso perdem a capacidade olfativa adaptativa. Então é necessário escolher rações específicas com proteínas, para que a qualidade de vida dos cãezinhos seja sempre mantida e o pet continue com uma palatabilidade boa!

14– Os Lhasa Apso são cachorros pequenos, mas também são possessivos e ciumentos com seus tutores.

15- Os Lhasas são extremamente inteligentes! Quando filhotes, podem ser treinados para obedecer a comandos.

16- Por fim, no Brasil, o preço dos Lhasa Apso varia de 450R$ até 4000,00R$!

 

Cuidados especiais com os Lhasa Apso 

Então, agora que você sabe tudo sobre a raça Lhasa Apso, podemos te ajudar a cuidar deles! É válido informar que os Lhasa têm predisposições para algumas doenças, então é necessário sempre acompanhamento com um médico veterinário.

No Clube Pets, temos serviços de Day Care, estética animal e clínica veterinária, os melhores cuidados para seu dog ter uma boa qualidade de vida. Além disso, nosso Day Care é perfeito para dias em que você precisa sair e não consegue levar seu cachorro! Temos espaços personalizados de creche para cachorros e adoraríamos recebê-los.

Venha conversar conosco e cuide da saúde do seu Lhasa Apso! Entre em contato pelo nosso WhatsApp ou pelos nossos canais de atendimento.

creche para cachorro
About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *