Cromoterapia é conhecido como terapia por meio das cores, tem origem do Egito, usado na Índia e China. Essa medicina holística tem como teoria que a vibração e frequência da intensidade das cores é capaz de influenciar no humor de seres humanos e animais, de forma a usar suas potências como forma de auxiliar doenças e sentimentos.
Já ouvimos falar que os cães não enxergam da mesma forma como nós, seres humanos. Mas, eles possuem reconhecimento visual muito poderoso e as cores podem ter influência direta sobre a emoção deles, vamos falar um pouquinho mais sobre isso.
O que é cromoterapia para cães?
É a terapia holística de cura que utiliza as cores como forma de tratar e curar condições físicas e emocionais, relacionando o alinhamento de corpo, mente e espírito.
Na terapia natural, a intensidade e vibração das cores neutralizam as reações do corpo e estabelecem aspectos de saúde. Além disso, essa ciência afirma que as cores possuem significados e transferem sentimentos específicos, sendo cada cor para estimular uma emoção/sentimento específico.
Essa metodologia de tratamento é feita desde 2.800 a.C, momento em que os povos da antiguidade usavam pedras preciosas e flores especiais para curar os enfermos. A prática é realiza em seres humanos também, com a utilização dos raios ultravioleta em bebês prematuros, por exemplo.
A técnica é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) desde 1976 como uma das principais terapias integrativas e complementares. No Brasil, está dentre as vinte e nove Práticas Integrativas e Complementares utilizadas no SUS, em pessoas, desde 2018.
Cores para cromoterapia
- Vermelho: atua na melhora da circulação sanguínea. Auxilia no tratamento da depressão, anemia e aumenta o efeito de ânimo e coragem.
Recomenda-se o uso em animais tímidos ou que precisam aumentar as energias diárias;
- Amarelo: atua no sistema linfático e intestinal, tratando a dificuldade de digestão e úlceras.
Prefira essa cor em cães que precisam de flexibilidade e querem se acalmar;
- Verde: estimulando a parte cerebral, essa cor é capaz de relaxar os animais e curar problemas respiratórios;
Use para relaxar o seu pet ou aumentar o sentimento de harmonia e amor;
- Azul: com efeito analgésico, o azul é relaxante e afeta na cura da ansiedade, estresse e nervosismo;
É ideal para dogs hiperativos e pets um pouco bravos;
- Laranja: é o chakra sacral/sexual, usado em doenças dos órgãos reprodutores, infecções e fadigas;
Auxilia em cachorrinhos que precisam ser mais independentes, sociáveis e seguros de si.
- Índigo: tem efeito anestésico, coagulante e purifica a corrente sanguínea, ativando o sistema nervoso autônomo/hipotálamo;
Melhora a comunicação por telepatia com o animal de estimação e ajuda os cães na sedação e calma;
- Violeta: recupera a inspiração e a suavidade;
Usar para inspirar o pet em treinamentos/adestramento e em tarefas difíceis;
- Lilás: poder de curar o cansaço, medo, fobia, trauma e eliminar as impurezas do sangue;
É utilizado em cachorros que possuem apatia, medo extremo e tremedeiras;
Essas cores possuem significados diferentes e representam alguns dos potenciais químicos vibratórios em frequências elevadas.
Benefícios da cromoterapia
- Reequilibrar os chakras;
- É uma terapia natural e holística, não possui efeitos colaterais;
- Revitalizador;
- Fortalecer o sistema imunológico;
- Aliviar dores e inflamações
- Cicatrizar machucados;
- Relaxar o físico e o mental;
- Acelerar recuperação pós-operatória;
- Auxiliar no tratamento de dores, lesões, doenças, insônia, depressão, ansiedade, fobias, síndrome de pânico, raiva e insegurança;
- Colaborar com a frequência vibracional.
Onde fazer cromoterapia?
É possível administrar a cromoterapia de diversas formas. Pode ser na decoração colorida, camas e tapetes com cores específicas, dar banho no pet com fonte de luz filtrada por cores e colocar luzes na água potável.
Para realizar a solarização da água potável, o tutor pode colocar o recipiente de vidro de água com um gel de cor apropriada, deixar à luz do sol por algumas horas e servir a água para o pet
Dica: deixe o cãozinho seguir por onde quiser, ele saberá como se comportar no ambiente, deixe-o livre para explorar.
Como é realizado o tratamento?
De acordo com cada cãozinho e ambiente, as técnicas manuais são diversas. Nos banhos e tosas, o ambiente é decorado e aprimorado com as cores, seguindo as recomendações holísticas do veterinário.
Nos banhos, o tutor explica as atuais condições do pet e os especialistas organizam o ambiente com luz azul, por exemplo, apagando as demais luzes e contribuindo com a calma e o efeito relaxante da cor.
Quer fazer cromoterapia no seu cãozinho? Conheça o Clube Pets
Aqui nós apostamos na saúde de forma natural e contínua! Temos serviços de cuidado veterinário, Day Care e Estética Animal, usando da terapia holística como forma de atribuir ao seu companheiro mais qualidade de vida e bem-estar.
Conte com a nossa creche para cachorros! Entre em contato 41 99181-5028.