E-mail: contato@clubepets.com.br

Blog

11/06/2021

O que é Enriquecimento Ambiental para cachorros? Aprenda como estimular seu cão, melhorando a qualidade de vida dele por meio de um ambiente pensado para seu dog!

Nossos pets são nossa família, certo?  Fazem parte do nosso dia a dia e rotina, nos acostumamos tanto com suas presenças que, às vezes, nos esquecemos que eles são animais. Assim como nós, anos de evolução desenvolveram o que nossos cachorros são, apesar da domesticação ter influenciado, o instinto de nossos pets ainda possui raízes em seus comportamentos primitivos. Por exemplo, já parou para observar seu cão “caçar” um brinquedo?  Geralmente nessas brincadeiras eles “mimetizam”, imitam, o comportamento que teriam em caça. 


Quando refletimos sobre esses comportamentos naturais do cão, entendemos que há uma necessidade de suprir esses hábitos na rotina de nossos dogs e uma das melhores possibilidades para isso é o enriquecimento ambiental, confira a seguir o que é, e como construir um ambiente enriquecido para o seu pet.


O que é Enriquecimento Ambiental?


O enriquecimento ambiental para pets é uma prática que consiste em criar um ambiente similar ao encontrado na natureza, proporcionando desafios físicos e mentais, que estimulem o seu cão.
O conceito surgiu em 1920, porém foi na década de 70 que alguns zoológicos passaram a utilizar para animais silvestres, desde então este foi estendido para os animais domésticos e recomendado pelos especialistas em comportamento animal.

Tipos de Enriquecimento Ambiental

Há cinco categorias de Enriquecimento Ambiental:

  1. Alimentar: envolve a busca do alimento, estimula o animal a procurar e obter sua refeição, simulando a situação natural;
  2. Sensorial: enriquece os sentidos do animal, estimulando cada um dos cinco sentidos (sonoro, olfativo, visual, tátil e gustativo);
  3. Físico:  simula o habitat natural do animal, com esconderijos, obstáculos, subidas, descidas, estimulando o movimento;
  4. Cognitivo: desperta o animal a decifrar situações que trabalham concentração, coordenação motora, memória e raciocínio;
  5. Social: estimula o animal a conviver e interagir com animais da mesma espécie ou espécies que coabitam na natureza.

Vamos pensar um pouco sobre o comportamento do cão e seu ancestral, o lobo, eles eram acostumados a procurar água, caçar comida, encontrar abrigo, fugir de predadores, disputar territórios, acasalar, cuidar dos filhotes… atividades diárias e complexas. Hoje nossos amigos de patas vivem uma vida mais confortável, a qual nós abastecemos a maioria dessas necessidades, porém o instinto permanece e por que é tão importante supri-lo?

Por que é importante o Enriquecimento Ambiental para meu cachorro?

 Já explicamos que há instintos intrínsecos em seu cachorro, esses vão desde os físicos, como correr, pular, farejar, a mentais, sendo esses mais complexos, envolvendo caça e busca, agora iremos entender o porquê devemos estimular esses comportamentos:

  1. Manutenção dos níveis de energia: seu pet precisa ser estimulado a gastar e guardar o nível adequado de energia física e mental.   
    • Gastar energia adequadamente auxilia no controle de peso, no sono de seu pet, assim como no bem-estar e no comprimento das funções biológicas de seu cão.  
    • Não gastar energia adequadamente pode causar obesidade, ansiedade, comportamentos repetitivos e distúrbio no sono.
  2. Conexão com os instintos: seu cão terá um ganho em seu bem-estar e se sentirá mais disposto. Assim, melhorará a confiança do animal e diminuirá o medo a situações novas.
  3. Melhora das habilidades:  o cachorro ficará mais hábil e inteligente, devido aos estímulos.
  4. Redução de comportamentos causados pelo tédio ou estresse como: agressividade, mordidas, hipersexualidade, lambeduras excessivas, uivos e latidos e ansiedade de separação do dono.
  5. Aumento na expectativa de vida e melhora na saúde: com os itens citados acima, seu cão terá uma melhora na saúde e por causa desta, na expectativa de vida.

Como enriquecer meu ambiente?

Atualmente temos acesso a inúmeros profissionais e serviços que podem te auxiliar nesta tarefa, iremos listar algumas dicas para você começar a enriquecer seu ambiente:

  • Oferecer petiscos e alimentos congelados;
  • Esconder petiscos pela casa;
  • Usar brinquedos recheáveis;
  • Obstáculos físicos pelo ambiente, como caixas e pneus;
  • Fazer trilhas, ir para passeios ao ar-livre;
  • Passear em locais com vegetação;
  • Utilizar brinquedos inteligentes;
  • Fazer brinquedos com recicláveis;
  • Tenha brinquedos com texturas, cheiros e barulhos variados;
  • Introduza outros cachorros no convívio do seu pet.

Uma dica extra é procurar por kits prontos: alguns petshops e serviços para pets possuem linhas e kits de enriquecimento, mas tenha em mente que o principal é sua criatividade e interação com o animal.

Proporcionando o enriquecimento para meu pet

Aqui no Clube Pets preparamos nossa agenda da creche para cachorro pensando em como proporcionar um enriquecimento ambiental, com todos os cinco tipos para o seu cão!

Confira a rotina do nosso day-care e como ele foi pensado para o seu pet:

1. HORA DA ENTRADA NO CLUBE COM ENRIQUECIMENTO SOCIAL E SENSORIAL

2. ATIVIDADES FÍSICAS E ALIMENTARES

3. HORA DO ALMOÇO COM ENRIQUECIMENTO ALIMENTAR

4. HORA DO CARINHO E DA SONECA

5. ATIVIDADES DE ESTÍMULO COGNITIVO, MENTAL E SENSORIAL

6. HORA DO LANCHE DA TARDE COM ENRIQUECIMENTO ALIMENTAR

7. TEMPO LIVRE COM ENRIQUECIMENTO SOCIAL

8. INÍCIO DA HIGIENIZAÇÃO COM ENRIQUECIMENTO SENSORIAL

9. HORA DO DESCANSO

Venha conhecer nossa creche para cachorro, entre em contato conosco!

creche para cachorro
About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *