O inverno chegou, a estação traz baixas temperaturas e chuvas, com isso torna o ambiente perfeito para os vírus. Assim como nós, os cachorros são suscetíveis a gripe, com sintomas parecidos com os dos humanos, a enfermidade não costuma ser grave, porém é preciso atenção para não evoluir para um quadro respiratório mais grave. Iremos explicar o que é a gripe canina e como você pode tratar e prevenir essa doença!
Gripe Canina – O que é?
A traqueobronquite infecciosa canina, comumente chamada de gripe canina, é causada por vírus que atingem o sistema respiratório canino, podendo debilitar o sistema imunológico do animal, deixando-o suscetível a outras doenças. Seu contágio ocorre no ar através de secreções respiratórias. O maior perigo de contágio ocorre nos primeiros 4 dias de exposição, mas um cão pode transmitir por até 10 dias. A enfermidade não traz riscos diretos ao seu cachorro em um primeiro momento, porém pode evoluir para quadros mais graves se não for tratada, como, uma pneumonia.
Como identificar a gripe canina?
Com sintomas parecidos com o da gripe humana, é necessário prestar atenção no comportamento de seu cachorro para reconhecer os sintomas:
- Coriza nasal;
- Tosse continua;
- Febre;
- Espirros;
- Perda de apetite;
- Letargia;
- Olhos lacrimantes;
- Dificuldade de respirar;
Como tratar a Gripe Canina?
Meu cachorro está gripado, e agora? No primeiro sinal de gripe um profissional veterinário de sua confiança deve ser acionado. Semelhantemente a gripe comum, a canina não possui um tratamento específico para ela, o que fazemos é combater os sintomas e fortalecer o sistema imunológico de seu cão para poder combater a doença.
Há algumas ações que podemos fazer para aliviar o quadro e permitir que nossos companheiros estejam confortáveis, como oferecer muita água e uma alimentação equilibrada, assim como um local confortável, seco e quentinho, além de cuidado e carinho.
Caso haja necessidade, um veterinário poderá indicar anti-inflamatórios e antibióticos. O pet precisa ficar descansando e relaxando. É ideal lavar as roupas e objetos do cão, caso haja mais cães na casa é necessário separar o convívio.
Como prevenir a gripe canina?
Como prevenir a contaminação desse vírus em nossos dogs? Existem algumas atitudes que podem nos auxiliar em diminuir a chance de contágio, bem como amenizar os sintomas em caso de contágio.
Primeiramente, fortalecemos o sistema imunológico de nosso cão com:
- Alimentação equilibrada;
- Exercícios regulares;
- Vacinas atualizadas;
- Consultas regulares ao veterinário;
Durante as estações de frio e chuva é recomendado que:
- Mantenha seu cão em local seco e quente;
- Evite contato com cães infectados;
Há, também, a vacina da gripe canina, essa pode ser aplicada a partir dos seis meses, possui duas doses, após a imunização precisará ser reaplicada anualmente, os cães vacinados possuem pouca chance de contágio e raramente apresentam sintomas.
Apesar da gripe canina não ser uma doença grave, ela merece atenção, fique de olho no seu pet!
Em caso de dúvidas, temos à disposição uma equipe de especialistas para sua consulta.