21/06/2021

Você sabia que alguns alimentos são proibidos para cachorros? Saiba quais alimentos você pode ou não oferecer ao seu pet!

Todo tutor de pet já passou por esta situação: você está comendo algo e de repente seu cão surge com aquela carinha de gatinho do Sherek implorando por um pedaço, nesses momentos sempre bate a dúvida, posso dar esse alimento para cachorros? Ao invés de precisar procurar no Google qual alimento você pode ou não oferecer ao seu cão, nós preparamos um guia para você poder consultar.

É importante sempre ressaltar que a dieta ideal para seu cachorro deve ser escolhida e acompanhada por um veterinário, principalmente para aqueles que optam por uma alimentação natural, que deverão ser acompanhados por um nutricionista veterinário.

Oferecer alimentos além de agradar seu cãozinho, poder ser uma ótima opção de petiscos e auxiliar no enriquecimento ambiental. Para auxiliar na saúde do seu amiguinho listamos os alimentos proibidos para cachorros, alimentos não recomendados e os alimentos liberados para seu pet, confira!

ALIMENTOS PROIBIDOS PARA CACHORROS

Cada animal traz uma especificidade em relação à alimentação. Quando nós comemos, nosso corpo começa um processo de digestão, se ele será capaz ou não de digerir um alimento vai depender de nosso sistema biológico, por exemplo, nós humanos digerimos uma grande parte dos cogumelos existentes, mas há aqueles cujas toxinas podem nos matar. O mesmo acontece com nossos cães. Alguns dos queridinhos dos donos não podem nem passar perto dos focinhos de nossos pets!

Bebidas

Bebidas alcoólicas: você já deve vídeos na internet de cachorros bebendo cerveja ou vinho, certo? Porém, essa categoria de bebida é EXTREMAMENTE prejudicial ao seu cão! Elas podem causar vômitos e até induzir ao coma.

Leite:  apesar da crença popular de que animais, principalmente filhotes, podem tomar leite e seus derivados é muito perigoso consumir lactose de outra espécie animal. Os cachorros são “intolerantes a lactose”, eles não produzem a lactase, enzima que quebra as moléculas do leite. Consumir leite em excesso poderá causar diarreia e desidratação.

Café e chá-preto: nada de compartilhar a bebida do café da manhã com seu cachorro. A cafeína pode causar vômitos e diarreia.

Adoçantes: há inúmeras substâncias em adoçantes que podem fazer mal para seu cão, como, por exemplo, o Xilytol, utilizado na fabricação de doces industrializados, ele pode causar uma queda repentina nos níveis de açúcar, podendo resultar em depressão e perda de coordenação motora.

Sólidos

Chocolate: não é à-toa que toda Páscoa vemos campanhas alertando a ingestão de chocolate por nossos cachorros. Ele contém teobromina que pode conter o fluxo de sangue para o cérebro, também é um estimulante cardíaco e vasoconstritor, em excesso pode causar morte ao animal.

Uvas e uvas-passas: em contrapartida, no Natal, quase não somos alertados do risco das uvas-passas, elas podem danificar o funcionamento dos rins.

Sushi: um dos nossos queridinhos, o sushi, principalmente com o peixe-cru, pode fazer mal, o excesso pode causar deficiência de tiamina, resultando em perda de apetite e até convulsões.

Cebola: Pode causar anemia e insuficiência renal. Apenas uma unidade é suficiente para causar tais danos.

Tomate verde: cuidado ao oferecer tomate ao seu cão, tenha certeza de que eles estão maduros, quando verdes podem causar vômitos, diarreia, salivação, arritmia cardíaca e problemas respiratórios.

Além dos alimentos acima, podemos colocar na lista de alimentos proibidos para cachorros: batata crua e folhas ou caule de ruibarbo, cogumelos, lúpulo, macadâmia, massa de leveduras, noz-moscada, tabaco, abacate, ossos de galinha cozidos, maracujá e nozes.

ALIMENTOS NÃO RECOMENDADOS

Há, ainda, alguns alimentos que não produzirão bem algum para seu cachorro e dependendo da quantidade ou manipulação poderão prejudicar a saúde de seu pet. Alguns deles são:

Aipo: pode causar asfixia se não for preparado corretamente, deve-se contar em pedaços pequenos e remover todas as partes fibrosas.

Aspargos: causa diarreia se não oferecido em quantidade controlada.

Curry: pode irritar o estômago.

Rabanete: pode causar dor de estômago e gases.

ALIMENTOS PERMITIDOS PARA CACHORROS

Ufa, depois de descobrir a quantidade de alimentos nocivos para nossos pets, que tal conversarmos sobre aqueles que irão fazer a alegria dos cachorros?

Primeiro precisamos esclarecer que estes alimentos são liberados para cachorros sem restrições alimentares, ao introduzir um alimento ao seu cão pela primeira vez é recomendado oferecer em pouca quantidade e observar a reação. Na presença de qualquer reação negativa procure um veterinário.  Para os cozidos, prefira o cozimento a vapor. Sempre sem sal.

Todos os alimentos abaixo devem ser servidos em doses pequenas, cortados em tamanhos compatíveis com o porte de seu cão e em porções moderadas.

Vegetais:

In natura ou cozidos

Abóbora, abobrinha, alcachofra, brócolis, couve de Bruxelas, couve-flor, ervilha fresca, ervilha-torta, pepino, pimentão, tomate-maduro

Sempre cozidos

Cará, batata Inglesa, batata yacon, batata-doce, chuchu, inhame, jiló, mandioca, mandioquinha, nabo, quiabo, repolho, vagem.

Frutas:

Sempre em natura, nunca em forma de sucos.

Com casca

Amora, caqui, framboesa, goiaba, jabuticaba, kiwi, mirtilo e morango

Sem cascas, sementes ou caroço

Abacaxi, banana, laranja, maçã, mamão, manga, melancia, melão, pera e pêssego.

Pronto, agora é só salvar essa página nos favoritos do seu navegador e sempre consultar quando estiver em dúvida! Para mais informações consulte um médico veterinário. Aqui no Clube Pets, temos uma equipe especializada, entre em contato.

Bem-estar animal, Saúde canina, Saúde veterinária