26/04/2021

Musicoterapia para cachorros – Como a música pode auxiliar a saúde e bem-estar do seu pet?

O que é musicoterapia?

A musicoterapia, como ciência, estuda a interação de indivíduos com a música e a utilização do som e suas propriedades para funções terapêuticas. Várias espécies podem usufruir dos bens do som, e uma delas são os cachorros. A música e seus elementos como notas, melodia, ritmo, acionam áreas específicas no cérebro dos ouvintes, podendo alcançar efeitos e gerar sensações.

Usada amplamente para seres humanos, vem cada vez mais ganhando espaço entre os pets, em especial com os cachorros.

Musicoterapia para cachorros

Assim como nós, nossos amigos de quatro patas, reagem as estimulações do som.

Vários estudos têm sido feitos para investigar a relação do som com os pets, por exemplo, na Universidade Veterinária de Viena, na Áustria, comprovaram que 85% dos cachorros reduzem seus níveis de estresse e ansiedade quando ouvem músicas clássicas, como sinfonias e sonatas leves.

Outro estudo na Universidade de Glasgow, na Escócia, avaliou o efeito de cinco gêneros musicais no bem-estar da matilha de um canil. Nels Evans, professor condutor do estudo, afirmou que os cachorros ficavam mais calmos, os batimentos cardíacos desaceleravam e o nível de cortisol, o hormônio do estresse, caía, assim que a música começava. Alguns dos estilos testados diminuíam a agressividade e diminuíam os latidos.

Ou seja, seu pet ama música tanto quanto você! Para dogs mais tristes, agitados, nervosos ou ansiosos, a musicoterapia pode ser um alívio e funcionar como um calmante natural.

Vantagens

Como citamos acima, a música pode ser um instrumento importante para promover saúde de seu pet, confira alguns dos benefícios da musicoterapia em cães:

• Melhora o humor;
  • Diminui o estresse, alguns estilos, como a música clássica, agem diminuindo o hormônio que causam a condição estressante;
  • Reduz níveis de ansiedade, a agitação e hiperatividade;
  • Auxilia em situações de medo, causando um reforço positivo em seu cão;
  • Auxilia seu cachorro a dormir melhor e mais tranquilo;

E o principal: seu pet fica mais feliz, afinal, todos os benefícios citados contribuem para o bem-estar do seu animal, e quando seu pet fica feliz, a imunidade dele aumenta, trazendo ganhos para a saúde física do seu cachorro.

Como a musicoterapia deve ser aplicada?

Agora posso liberar o som para cachorrada? Calma, vamos te contar como fazer!

O ouvido do cão é diferente do nosso, então algumas adaptações são necessárias:

• Volume: sempre baixo, nosso cachorro ouve MUITO mais que nós, por isso, o som deve estar confortável para capacidade sonora dele.
  • Variação: é ideal trocar de estilo, você garante que seu cachorro nunca se acostuma com os estímulos e sempre aproveitará os benefícios.
  • Gênero musical: prefira as clássicas, as de meditação e relaxamento, para você não correr o risco de agitar seu pet.

Por aqui, no Clube Pets, nós amamos tanto os efeitos, que aplicamos em nossos alunos do Day Care, contamos com quartos de descanso com o recurso de musicoterapia, assim seu cachorro volta para casa descansado e relaxado!

Já conhece nossa creche para cachorros? Confira horários e informações: https://clubepets.com.br/servicos/

Quer saber como funciona uma creche para cachorro? Veja nosso artigo sobre o assunto: https://clubepets.com.br/como-escolher-a-creche-para-cachorro-em-curitiba-ideal-para-o-meu-pet/

Creche para cachorros , , ,