30/11/2023

O que é Pet Friendly: tudo sobre seu pet ser bem-vindo

Em um restaurante há uma mesa com suco e um cachorro e sua dona a mesa.

Você já deve ter ouvido essa palavra em algum lugar, mas o que é pet friendly? Continue lendo e entenda o que é esse conceito, como ele é aplicado e as formas de identificar um espaço pet friendly.

O que é pet friendly?

No Brasil, pet friendly é um termo usado para identificar locais e situações em que os pets são bem-vindos. Mais do que isso, significa que o local foi preparado para dar suporte aos animais que irão até ele.

Apesar de ser muito traduzido como “amigo dos animais”, o termo se aproxima da expressão, amigável para animais, que condiz com a explicação do conceito.

Um local pet friendly pode ser um restaurante, hotel, shopping, parque, praia, empresa, ou qualquer outro espaço que permita a entrada e permanência de animais.

A tendência pet friendly vem crescendo cada vez mais no Brasil, à medida que as pessoas se tornam mais conscientes sobre a importância de cuidar de seus cães e gatos.

O que é preciso para ser Pet friendly?

Para ser considerado pet friendly, um local geralmente deve cumprir alguns requisitos, como:

• Permitir que os animais domésticos circulem soltos ou no colo, conforme as regras do estabelecimento;
  • Oferecer água e ração para os pets;
  • Disponibilizar saquinhos de lixo para os donos recolherem as fezes e local para o descarte delas;
  • Possuir um ambiente pensando no conforto e segurança dos pets, idealmente com enriquecimento ambiental
  • Ter uma equipe treinada e capacitada para receber os pets;
  • Possuir regras de higiene e segurança para garantir o bem-estar dos cães, gatos e demais frequentadores do local.

Para tutores, vale a pena procurar por locais pet friendly na sua cidade. Assim, você poderá aproveitar os espaços públicos e privados com seu melhor amigo.

Apesar de muitos lugares afirmarem ser pet friendly, sempre pesquise antes, não basta que seu pet seja aceito, ele precisa de estrutura e conforto adequado.

Empresas pet friendly

Quando pensamos em uma empresa pet friendly, podemos pensar em estabelecimentos de atendimento ao cliente como hotéis e restaurantes, mas  também em ambientes corporativos que aceitam animais.

Empresas pet friendly são aquelas que permitem que seus funcionários levem seus pets para o trabalho, ou até mesmo as que possuem animais de suporte emocional.

Essa prática está se tornando cada vez mais comum por trazer vários benefícios, tanto para os funcionários quanto para as empresas. Empresas como o Google, Amazon, Etsy, Salesforce e Slack já adotaram o conceito.

Benefícios para os funcionários:

• Redução do estresse e aumento da produtividade;
  • Melhora na saúde física e mental: interagir com pets auxilia a reduzir a pressão arterial e diminui a sensação de ansiedade;
  • Aumento do senso de pertencimento dos funcionários.

Benefícios para as empresas:

• Aumento da atratividade para novos talentos;
  • Melhora no ambiente de trabalho, tornando o local mais relaxado e agradável;
  • Aumento da produtividade dos funcionários.

Se você está pensando em tornar sua empresa pet friendly, é importante realizar pesquisas e preparar-se adequadamente para garantir que a experiência seja positiva para todos.

Dicas para empresas se tornarem pet friendly:

• Defina regras claras sobre o comportamento dos animais de estimação no ambiente de trabalho;
  • Certifique-se de que todos os funcionários estejam confortáveis com a presença dos pets;
  • Disponibilize áreas designadas para os animais, como um parque para cães ou um espaço com brinquedos para gatos;
  • Ofereça treinamento para os funcionários sobre como interagir com animais de estimação de maneira segura e respeitosa;
  • Prepare a estrutura com local para alimentação, hidratação e “banheiro” para os pets.

Locais públicos pet friendly

Além de empresas e estabelecimentos privados, há cada vez mais locais públicos, não apenas abertos à presença dos pets, mas também preparados para eles.

Exemplos de locais públicos pet friendly:

• Parques: a maioria dos parques públicos permite a entrada de animais. No entanto, é importante verificar as regras de cada parque, pois alguns podem restringir a entrada de pets de determinadas raças ou tamanhos;
  • Praias: algumas praias públicas permitem a entrada de cachorros ou gatos. É importante verificar as regras de cada praia, pois algumas podem restringir a entrada de animais em determinados horários ou dias da semana.

Mesmos nesses lugares, os tutores ainda são os responsáveis pelos pets e devem respeitar as regras dos estabelecimentos. Confira algumas dicas para aproveitar os locais públicos pet friendly:

• Verifique as regras do estabelecimento antes de entrar;
  • Leve água, ração e saco plástico para recolher as fezes;
  • Tenha cuidado com os outros frequentadores do local.

Se o seu animal for agitado ou agressivo, talvez seja melhor não levá-lo para o local. Ao seguir essas dicas, você aproveitará os locais públicos pet friendly com seu pet de forma segura e responsável.Gostou desse artigo? Continue acompanhando nosso blog, Instagram e Facebook para mais conteúdos sobre saúde e bem-estar animal. Converse conosco.

Bem-estar animal