E-mail: contato@clubepets.com.br

Blog

24/04/2025

Pets precisam usar agasalho no inverno?

Um cachorro usando um agasalho na natureza.

Quando o frio chega, uma das primeiras coisas que fazemos é pegar um café, ou chá, quentinho e se enfiar em um casaco, mas e os nossos pets? 

Gatos e cachorros com a chegada do frio costumam ficar mais agarrados aos tutores, além de se enfiarem embaixo das cobertas, já que não conseguem se agasalhar sozinhos. 

Afinal, os pets precisam usar agasalho no inverno? Depende do animal, principalmente do físico dele, tipo de pelo, idade e nível de energia. Entenda melhor a seguir.

Cachorros precisam usar roupa no inverno?

Com a temperatura fria, muitos tutores se perguntam: cachorros precisam usar roupa no frio? A resposta não é universal, dependendo do porte, pelagem e saúde do pet. 

Cachorros que precisam usar roupas no inverno: raças de pelo curto ou cães SRD com pelo curto, cães idosos ou com problemas articulares, filhotes e pets com doenças crônicas (como hipotireoidismo).

Apesar dos itens acima, mesmo que seu cão não se encaixe nessas situações, caso perceba ele com frio, é preciso agasalhá-lo.

Gatos precisam usar roupa no frio?

Assim como os cães, se o gato irá precisar de roupa depende da pelagem, idade e saúde do felino. Em geral, os gatos têm uma temperatura corporal mais alta que humanos (entre 38°C e 39°C).

Mas alguns são mais sensíveis ao frio, como os gatos de pelo curto, os filhotes, os idosos, os com doenças crônicas ou que vivem em regiões muito frias.

Como saber se o cão está com frio?

Infelizmente nossos pets não conseguem falar com palavras, mas há sinais que nos dão quando estão desconfortáveis. Como saber se o cão está com frio?

  • Tremores ou calafrios: principalmente em raças pequenas e de pelo curto;
  • Ficar encolhido (postura de “bola”): com o rabo entre as patas e as orelhas baixas;
  • Relutância em se mover ou brincar: cães com frio ficam mais quietos e apáticos, evitando sair do cantinho quente ou se recusando a passear;
  • Patas frias e orelhas geladas: se estiverem muito frias, é um sinal de que a circulação está reduzida para manter o corpo aquecido;
  • Buscar fontes de calor excessivamente: ficar colado em aquecedores, cobertores ou no seu colo mais que o normal;
  • Pele seca e caspa: o frio excessivo resseca a pele do animal, causando descamação e coceira.

Como escolher a roupa certa para pets no frio?

Se você já precisou escolher roupas adequadas para bebês, saiba que o processo para escolher roupas ideais para pets é parecido: use roupas que não fiquem nem coladas, nem largas e escolha o tecido correto!

Escolhendo o tamanho certo para roupa de pet:

Antes de comprar, meça seu pet para evitar roupas apertadas ou largas demais:

  • Pescoço: circunferência na base (onde a coleira fica);
  • Tórax: a parte mais larga do peito, atrás das patas dianteiras;
  • Comprimento: da nuca até a base do rabo.

Melhores tecidos para roupas de frio para pets:

MaterialVantagensIndicação
AlgodãoRespirável, macio e fácil de lavarIdeal para frio moderado
Excelente isolante térmicoMelhor para climas muito frios
PolarLeve, aquecido e seca rápidoBoa opção para dias úmidos
NeopreneImpermeável e térmicoPara pets que passeiam na chuva

Além de agasalhar seu pet, há ainda outros cuidados necessários no frio, saiba quais são os cuidados com cães no inverno e como prevenir gripe canina. Acompanhe nossas redes sociais e nosso blog para mais dicas de saúde pet.

Bem-estar animal, Saúde canina
About Indianara Rocha

Indianara Rocha Graduada em letras pela UTFPR. Pós-graduada em Copywriting e Escrita Criativa. Com mais de 10 anos de experiência em escrita em plataformas digitais. Revisão/Curadoria: Fabiana Gubert Médica Veterinária formada pela PUC PR. Pós-graduada em Bem-estar e Comportamento Animal. Mãe de 5 pets (Sophie, Yumi, Mia, Sushi e Madruguinha).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *