Parece uma pergunta simples, não? Qual a raça de cachorro mais antiga do mundo? Porém, a resposta está longe de ser simples ou exata, apesar de indícios e probabilidades é difícil afirmar uma única raça.
A resposta simples e resumida é: provavelmente a raça mais antiga do mundo seja o Basenji, ou Mastim tibetano, ou os cães pré-colombianos, ou o cão cantor da Nova Guiné e ainda talvez o Chow-chow. Ufa!
Apesar da dificuldade da resposta, há algumas pistas para encontrar as raças de cães antigas, entre elas:
- Representações artísticas: muitas raças aparecem em pinturas rupestres, esculturas e outros artefatos antigos, sugerindo uma longa história;
- Análises genéticas: estudos genéticos revelam que algumas raças possuem uma diversidade genética menor, o que pode indicar uma origem mais antiga;
- Registros históricos: textos antigos e relatos de viajantes mencionam algumas dessas raças, fornecendo pistas sobre sua origem.
Qual foi o primeiro cachorro que já existiu?
Saber qual é a raça de cachorro mais antiga do mundo, passa por entender mais sobre a domesticação dos cachorros.
Numa versão resumida é possível afirmar que a relação entre cães e humanos começou há mais de 15 milhões de anos, pesquisas genéticas apontam que os primeiros cães surgiram da evolução de lobos asiáticos, mas não dos lobos em si.
Segundo o Dr. Bruce Fogle, foi nessa região, provavelmente, que os primeiros cruzamentos ocorreram, dando início ao que chamamos de raças, com cruzamentos seletivos de cães para perpetuar atributos.
Em seu livro, Eyewitness Companions: Dogs, o doutor em veterinária ainda afirma que após gerações de cruzamento seletivo, uma diversidade de raças começou a evoluir.
Apontando entre os mais antigos os Sabujos, ancestrais dos atuais Afghan, Saluki e Greyhound, além de cães de guarda do Tibete, ancestrais dos Rottweilers e Bulldogs.
Cita ainda os achados italianos sobre cães Lebréis, ancestrais dos atuais Basset Hound e Dachshund. Além dos Spaniels de água.
Qual a raça de cachorro mais velha do mundo?
Não é possível afirmar com toda certeza qual é a raça mais antiga do mundo, principalmente porque o processo de domesticação ocorreu simultaneamente em diversas partes do globo.
Embora não haja uma resposta definitiva, algumas raças são frequentemente citadas como sendo as mais antigas:
- Akita Inu e Shiba Inu: originárias do Japão;
- Basenji: originário da África, o Basenji é uma raça antiga e única, conhecida por não latir;
- Saluki: acredita-se que o Saluki tenha origem no Oriente Médio;
- Chow Chow: originário da China.
Entenda mais sobre:
Raças de cachorro e grupos caninos.
Quer continuar recebendo informações e curiosidades sobre cães e outros pets? Siga nossas redes sociais e acompanhe nosso blog.
Fontes: GUIA ILUSTRADO ZAHAR Cães. Dr. Bruce Fogle.