02/05/2023

Origem dos cachorros: como cães surgiram e foram domesticados?

Um cão em uma lagoa nadando com um galho de árvore na boca.

Para nós é tão comum pensar nos cães fazendo parte de nossas vidas que é difícil imaginar o mundo sem nossos pets, mas nem sempre eles estiveram por aqui, muito menos ao nosso lado. Você já se perguntou qual é a origem dos cachorros? Como os cães foram domesticados

Qual é a origem dos cães?

Ao contrário do que se pensa, os cães não vieram dos lobos!

Assim como o mito que nós humanos viemos dos macacos, a crença comum imagina que os cachorros descendem dos lobos, mas a verdade, como no nosso caso, é que as espécies possuíam um ancestral comum.

Isso quer dizer que o lobo Cannis luppus luppus e o cão Cannis luppus familiares descendem de um mesmo ancestral e não um do outro, confira na ilustração:

Um dos caninos mais antigos conhecidos foi o Hesperocyon (“cão do Ocidente”), ele viveu na América do Norte há 37 milhões de anos. Com meio metro de comprimento, cauda longa e dentes afiados.

Apesar da necessidade de fugir de predadores maiores, sua agilidade garantiu uma adaptação, assim, ele deu origem a uma enorme variedade de descendentes.

Como o Eucyon (“cão verdadeiro”). Esse surgiu há 9 milhões de anos, também na América do Norte. Com, em média, 40 cm a 1 metro de comprimento e pesava em torno de 9 kg. É o Eucyon o ancestral comum dos lobos, coiotes, chacais e cães.

Como ocorreu a domesticação do cachorro?

Uma curiosidade é que a primeira espécie domesticada pelos humanos foram os cachorros. Talvez, por isso, a sinergia entre os dogs e seus tutores seja tão harmoniosa.

A domesticação foi um processo ao longo do qual os seres humanos promoveram a seleção de animais por meio de cruzamentos e seleções por características desejáveis, as que mais se destacaram foram: mansidão e treinabilidade.

A hipótese mais aceita sobre esse processo é a de que o cão surge a partir da aproximação de agrupamentos de humanos. Principalmente, em busca de alimentos, com o passar dos anos, os animais menos agressivos foram selecionados.

Isto trouxe vantagens de reprodução e adaptação para as duas espécies. Os cachorros obtiveram alimentos e os homens se beneficiaram de proteção, defesa de território e auxílio na caça.

Registros da domesticação dos cães

O que possuímos que registra essa domesticação

Há relatos de contato de humanos com pré-canídeos há 300.000 anos na China e 150.000 na França. Porém, não há como demonstrar se a domesticação já teria acontecido, mas sugere que ambas as espécies compartilhavam do território de caça e abrigo.

A real domesticação teria ocorrido há mais ou menos 20.000 – 30.000 anos. Não há evidências do momento e das circunstâncias precisas em que ocorreu a associação definitiva entre a espécie humana e os canídeos selvagens.

Co-evolução entre humanos e cães

É importante destacar que o processo de evolução do cão ocorreu em harmonia com os homens, no que conhecemos como co-evolução.

Foi resultado das pressões recíprocas e seletivas que agiram para tornar a evolução de uma classe de animais parcialmente dependente da evolução de outra.
Ambas obtiveram benefícios mútuos. Os canídeos ganharam restos alimentares, fezes e lixo de modo geral. Os humanos, guarda de território e limpeza de terrenos efetuada pelos canídeos.

Um cão pequeno olhando para a câmera com olhar curioso.

Curiosidades sobre a domesticação dos cachorros

Quais características facilitaram a domesticação dos cães?

Docilidade, os agressivos eram excluídos, sociabilidade, defesa do território contra predadores e limpeza do terreno, com cães carniceiros (coprofagia, restos alimentares…).

Como foi o processo de padronização das raças de cães?

Esse processo ocorreu a partir de critérios estéticos e funcionais, principalmente trabalho e caça. Sendo que o critério “companhia” restringia-se apenas aos cães da classe dominante (reis e nobres).

Foi nos últimos 200 anos, que a aquisição de cachorros exclusivamente para companhia se popularizou. Apenas a partir do século XIX, com o surgimento dos Kennel Clubs, a padronização das raças caninas foi formalmente estabelecida.

Atualmente existem mais de 400 raças de cães oficialmente reconhecidas pela Fédération Cynologique Internationale.

E como ficam os SRD– sem raça definida?

Os cães sem raça definida são a expressão da ausência de um padrão específico, tanto estético quanto de comportamento.  Assim, os SRDs apresentam todas as potencialidades – trabalho, caça, companhia e outras. Sem que se possa prever, de fato.

Conheça mais sobre os conhecidos vira-latas aqui.

Qual foi a primeira raça de cachorro do mundo?

Responder essa pergunta atualmente é quase impossível, mesmo com estudos arqueológicos e de DNA, mas podemos citar algumas raças com mais probabilidade, por serem as mais antigas:

• Shiba Inu e Akita Inu
  • Saluki
  • Chow-Chow
  • Basenji
  • SharPei
  • Husky Siberiano
  • Malamute do Alasca

Quais raças de cachorro foram criadas no Brasil?

Nossos cães brasileiros são conhecidos por serem robustos e fortes, com muita saúde, alguns deles:

• Buldogue Campeiro e o Serrano
  • Fila Brasileiro
  • Dogue Brasileiro
  • Veadeiro Pampeano
  • Griffon Barbudo
  • Ovelheiro Gaúcho
  • Pastor da Mantiqueira
  • Terrier Brasileiro ou Fox paulistinha

Se interessa por raças? Confira mais sobre Schnauzer, Chihuahua, Bichon Frisé, Beagle, Westie White Highland Terrier, Pugs, Poodle, Maltês, Bulldog, Spitz Alemão, Lhasa Apso e Yorkshire.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando nossos conteúdos pelo nosso blog e Instagram
Entre em contato.

Curiosidades caninas