30/03/2023

CHIHUAHUA – Pequenos em tamanho, grandes em fofura.

Vários cães da raça Chihuahua interagindo

Um dos menores cães do mundo, mas com disposição, energia e coragem de grande porte. O Chihuahua teve momentos icônicos em filmes da cultura pop e no coração dos fãs da raça pelo mundo. Já pensou em ter um Chihuahua? Ou tem um e quer se informar? Saiba por onde começar.

O que preciso saber para ter um Chihuahua?

Primeiro, sempre pesquise, este post blog é um ótimo lugar para começar. Entenda sobre:

1. O padrão da raça;
  2. O comportamento do Chihuahua;
  3. Os cuidados específicos;
  4. Como proporcionar qualidade de vida para o seu dog.

Caso queira saber mais sobre as necessidades do seu cachorro, confira os artigos:

Creche para filhotes, a importância de uma creche para cachorros, socialização de cães, castração de cachorros, pulgas e carrapatos em cães, vacinas de cachorros, como prevenir vermes em cães, obesidade canina e enriquecimento ambiental.

Além desses, você encontra vários artigos sobre saúde canina e curiosidades em nosso blog.

Um Chihuahua branco sorrindo.

A história do Chihuahua

A raça surge no México, seu nome vem do estado no norte do país, Chihuahua. Provavelmente viveram selvagemente até serem capturados e domesticados.

Foram encontradas ilustrações de um cão pequeno, por volta de 300 a.C, chamado “Techichi”, que habitava em Tula, que eram parecidas com o Chihuahua.  Alguns arqueólogos supõem, ainda, que eles, eram adorados pelos Astecas e Toltecas

Características do Chihuahua

• CLASSIFICAÇÃO F.C.I.: Grupo 9 – Cães de Companhia;
  • Cabeça: arredondada, em forma de maçã;
  • Focinho: curto, mais largo na base e afinado nas pontas;
  • Olhos: grandes e redondos, geralmente completamente escuros;
  • Tronco: compacto e bem construído;
  • Cauda: comprida e alta, afinando até a ponta, de aparência plana;
  • Cor: todas são aceitas, exceto merle;
  • Peso: entre 1 e 3 kg;
  • Pelagem:
    • Curto: bem assentado sobre o corpo, mais longo no pescoço e cauda;
    • Longo: fino e sedoso, liso ou ligeiramente ondulado.

Comportamento do Chihuahua

Já escutou que baixinhos são brabos? Então, o Chihuahua tem uma personalidade que faz jus a essa fama.

Em geral, possuem um latido marcante, apesar de não latirem muito, são ativos, corajosos e adaptáveis.  Possuem uma personalidade dominante e defensiva. Além de serem rápidos e alertas.

Cuidados de saúde com Chihuahua

O Chihuahua tem alta expectativa de vida, ainda assim é importante se atentar a:

• Problemas cardíacos;
  • Glaucoma e enfermidades oculares;
  • Luxação da patela;
  • Diabete e hipoglicemia;
  • Colapso da traqueia.

Ainda, há dois cuidados que se deve ter, o primeiro é com o frio, esses pets são sensíveis a temperaturas frias, saiba como cuidar do seu cão no inverno. O segundo é o estresse, eles podem ter tremedeiras nessas situações, em caso duradouro ou rotineiro, consulte um veterinário.

7 Curiosidades Chihuahua

1-  São a menor raça do mundo,

Atualmente a menor cachorro do mundo é uma Chihuahua com 9.65 cm de altura.

2- Tem uma das maiores expectativas de vida,

Dos cães de raça ele figura entre os mais longevos, com expectativa de 20 anos.

3- Possuem várias teorias de origem,

Apesar da mais aceita ser a que contamos acima, há quem diga que o cão era chinês e chegou ao México por meio de comércio marítimo. Também existem teorias com origens mais antigas.

4- Seu nome real é (Chihuahueño),

No idioma original, tarahumara, quer dizer local árido e arenoso.

5- É a Raça com maior variedades de cores,

O Chihuahua é a raça com mais variações de cores aceitas como oficiais.

6. Existem Chihuahuas famosos, como a Tinker Bell,

Há alguns cães famosos da raça, como a fêmea que acompanha a Paris Hilton em eventos.

7. Possuem uma presença na cultura pop,Esse pet tem momentos icônicos em filmes e séries, como o Buiser Woods, o Chihuahua do personagem Elle Woods, interpretado por Reese Witherspoon na franquia “Legalmente Loira”

Um Chihuahua caramelo em uma sexta deitado com a cabeça na borda.

Quer aprender mais sobre raças e como cuidar do seu pet? Acompanhe nossas redes sociais: Instagram e Facebook. Quer ajuda para manter seu Chihuahua sempre saudável? Conheça o Clube Pets.

Fontes:

Curiosidades caninas, Guia de raças