E-mail: contato@clubepets.com.br

Blog

19/10/2021

Saiba como prevenir a obesidade canina e melhore a saúde do seu cão

Você sabia que o cachorro possui um peso ideal? Não é apenas a espécie humana que tem complicações com o peso, os nossos pets também! O peso ideal de cada cachorro é definido pelo ECC (Escore de Condição Especial), ele avalia a gordura corporal com critérios definidos, por meio de pontuações de 1 a 9, proporcionais às estruturas e fisionomias de cada raça. Além disso, a obesidade canina pode ser identificada por vários métodos, como IMCC (Índice de Massa Corpórea Canina), determinação do Peso Corpóreo Relativo (PCR), Estimativa da Porcentagem de Gordura Corpórea (%GC), pela inspeção e palpação diretas.

Segundo especialistas, a obesidade canina acomete entre 20% a 40% dos cães domésticos brasileiros, o que pode afetar as diversas disfunções noorganismo canino: cardiovasculares, imunológicas, osteoarticulares, digestórias e endócrinas.

Continue lendo e descubra como prevenir e tratar a obesidade canina.

Como identificar a obesidade canina?

Com base na escala ECC (Escore de Condição Especial) nós podemos identificar a saúde física do seu cachorro, confira a análise:

  • 1 a 3 – Indica que seu pet está magro. As costelas e os ossos estão visivelmente aparentes;
  • 4 a 6 – Indica que seu cachorro está com o peso adequado. As costelas não estão muito aparentes e a reentrância abdominal não é tão grande;
  • 7 a 10 – Indica que seu cão está obeso. As costelas não só não aparecem, como são difíceis de sentir através da gordura e não há reentrância abdominal.

Esse simples teste pode lhe ajudar a identificar a saúde do seu dog, porém, é muito importante que você se atente em buscar um veterinário para uma análise médica, pois é ele quem lhe passará o diagnóstico preciso e caso necessário lhe auxiliar no tratamento! É importante ficar atento aos sintomas:

  • Cansaço fácil ao tentar caminhar, locomover ou correr;
  • Dificuldade para se levantar;
  • Dificuldade para respirar, percebe-se pelo esforço dos pulmões;
  • Sedentarismo;
  • Falta de interatividade.

Você sabia que a interação e atividades físicas podem auxiliar no processo de tratamento da obesidade canina

Pensando nisso, a creche para cachorros é uma alternativa! O Clube Pets- Creche para cachorros em Curitiba conta com o serviço de Day Care: atividades físicas para seu pet gastar energia, atividades de enriquecimento social, e um espaço planejado pensado exclusivamente no enriquecimento ambiental do seu companheiro! Tudo para que seu dog tenha uma melhor qualidade de vida. Conheça mais clicando aqui.

Leia mais sobre no nosso blog O que é Enriquecimento Ambiental?

Veja dicas de enriquecimento ambiental neste blog: Dicas de Enriquecimento ambiental para cães.

Vale ressaltar que existem duas formas de ocorrer a obesidade canina:

  • Metabólica: é uma descompensação do sistema endócrino, ocasiona o aumento da fome, o que pode causar hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo, hiperinsulinismo, insulinoma e diabetes mellitus.
  • Mudança do comportamento alimentar: acometem cães que têm hábitos de alimentação com altos níveis energéticos ou em grande quantidade. Então, pense bem ao dar restos de comida e petiscos calóricos para o seu cão!

Lembrando que, para um diagnóstico preciso, é necessário sempre o acompanhamento com o médico veterinário! Ele irá te auxiliar na alimentação regulada e nos exercícios necessários para seu pet, bem como receitar remédios vitamínicos e prevenir demais doenças.

Perigos da obesidade canina

Atenção, ao não cuidar da saúde do cão nos primeiros sintomas, a obesidade pode reduzir a longevidade do seu amiguinho!

Além de agravar doenças cardiovasculares, a saúde geral fica em perigo, porque pode gerar outras patologias! Por exemplo, cães com focinho achatado, com tendência a síndrome braquicefálica, em conjunto do excesso de peso, o estado da síndrome e os sintomas podem ser agravados, consequentemente, os casos de complicações em cirurgias também aumentam a depender da saúde canina.

Apesar da doença ser essencialmente nutricional, a gênese da obesidade canina depende dos fatores genéticos, culturais, sociais, metabólicos e endócrinos que determinam a qualidade de vida dos cachorros. O que significa que, a qualidade de vida dos tutores afeta diariamente a saúde canina, pois essa enfermidade tem caráter multifatorial!

Com isso, é necessário realizar o diagnóstico antecipado e a prevenção antes das consequências mais graves, para proteger o pet e melhorar a qualidade de vida do nosso companheiro.

Agora confira algumas dicas de como prevenir essa doença!

Como prevenir a obesidade canina?

Como já dizemos, a obesidade é uma condição patológica, ocasionada por acúmulo de gordura corpórea que sobrepõe o gasto calórico diário. Para prevenir, é necessário que o tutor crie hábitos com os cachorros:

  • Tenha caminhadas curtas diariamente;
  • Observe o ritmo do seu dog enquanto realiza a sua rotina;
  • Regule a alimentação do pet;
  • Não dê comidas inapropriadas: industrializadas e doces.

Se quiser saber mais, leia o blog sobre comidas proibidas para o pet.

Lembre-se que nesses casos é imprescindível o acompanhamento com o veterinário!

Para tomar cuidado com a saúde do seu cão, saiba que alguns fatores predispõem para excesso de peso! Em geral, as características são: castrados; adultos; pertencentes às raças Golden Retriver, Labrador, Cocker Spaniel, Dachsund e Beagles e animais cujos proprietários são obesos ou idosos.

Quer melhorar a saúde do seu pet? Conheça o Clube Pets.

Se você chegou até aqui, você já deve ter entendido um pouco sobre a importância com a prevenção e o tratamento dessa doença para o seu pet! Então, que tal mudar a sua rotina e a do seu pet? Exercícios físicos podem ser uma boa alternativa para o bem-estar tanto do dog quanto do tutor. Não se esqueça, o acompanhamento veterinário é essencial! No Clube Pets, contamos com Médicos Veterinários nas seguintes áreas:

  • Oftalmologista;
  • Cardiologista;
  • Anestesiologista;
  • Nutricionista;
  • Comportamentalista;

Gostou? Para melhorar a qualidade de vida do seu pet e prevenir doenças, também temos a Creche para cachorros perfeita para seu dog! Nosso Day Care proporciona atividades de enriquecimento social, atividades físicas e estimuladores cognitivos, mentais, sensoriais e alimentares! A estrutura é adaptada para as necessidades de todos os portes, que passam por avaliações físicas e comportamentais, para que seu cão seja tratado da melhor forma.

Confira mais informações e nossos horários: https://clubepets.com.br/servicos/#day-care.

Conheça também nossa Clínica Veterinária: https://clubepets.com.br/servicos/#clinica-veterinaria.

Cuide da saúde do seu pet e consulte um veterinário para uma avaliação. Entre em contato pelo WhatsApp ou clique aqui para conhecer nosso espaço! 

creche para cachorro, Saúde canina
About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *