02/09/2021

Comida no pote não! 3 Dicas de Enriquecimento ambiental para cães

Se existe um momento do dia que sempre anima nossos pets é a hora de comer! Afinal, até nós esperamos com prazer esse instante. Você sabia que pode aproveitar as refeições do seu cão para além de nutrir, também, estimular, promover saúde e bem-estar? Esqueça a comida no pote! Confira nossas 3 dicas de enriquecimento ambiental para cães e transforme a vida alimentar do seu cachorro em fonte não apenas de nutrição, mas de prazer e qualidade de vida!

Explicamos anteriormente como o enriquecimento ambiental é importante para seu cão e como enriquecer o seu ambiente como um todo. Iremos, agora, nos aprofundar sobre um dos tipos de enriquecimento ambiental: o alimentar.

Tipos de Enriquecimento ambiental para cães

Enriquecimento ambiental é uma prática que simula o ambiente natural do animal. Trazendo, com segurança, os desafios e obstáculos naturais com os quais os ancestrais de nossos cachorros estavam acostumados na natureza.

Dividimos em cinco tipos: alimentar, sensorial, físico, cognitivo e social. Sendo a alimentar responsável por estimular o animal a procurar, caçar e obter sua comida. Ela pode se mesclar com outras atividades, enriquecendo mais de um sentido, ou necessidade do animal, ao mesmo tempo.

Conheça mais sobre o tema, clique aqui.

Enriquecimento ambiental alimentar para cães

O tipo físico de nossos cães, a raça, o porte, tudo isso interfere em como e quanto eles comem. Na natureza a comida não chegava, literalmente, em um potinho, na obtenção de alimento havia atividades que proporcionavam um gasto calórico e energético da caça ao alimento, da mastigação e da digestão.

Antes os cachorros corriam, pulavam, nadavam e raciocinavam hipóteses para a caça. Quando eram bem-sucedidos, com o alimento nas patas, chegava o momento de morder e roer ossos, depois o estômago e organismo consumiam muita energia para sintetizar o alimento cru. Podemos concluir que eles gastavam muito mais para comer menos.

Hoje as rações são desenvolvidas para dar o máximo de nutrientes em porções menores, ajudando o organismo de nossos pets a sintetizar melhor, mais rápido e com menos gasto de energia. Porém, cabe a nós, tutores, substituirmos de alguma forma a atividade de caça no dia a dia de nossos dogs.

Confira alguns dos benefícios do enriquecimento ambiental alimentar para cães:

1. Manutenção do peso saudável;
  2. Controle dos níveis de energia;
  3. Estabilização do sono;
  4. Melhora na disposição;
  5. Redução do estresse;
  6. Aumento da expectativa de vida.

Quer começar a enriquecer as refeições do seu cão? Separamos 3 dicas para te ajudar!

3 Dicas de Enriquecimento Ambiental Alimentar para cães

O mais importante para o enriquecimento ambiental é a criatividade! Você pode investir em brinquedos próprios, fazer os seus com materiais reciclados ou até mesmo caprichar nas atividades. Observe nossas dicas:

1- Compre comedouros próprios para enriquecimento ambiental

Há vários comedouros interativos e brinquedos que podem ser preenchidos com comidas disponíveis em petshops e marketplaces. Se ficar com dúvidas sobre algum brinquedo consulte seu veterinário.

Caso for procurar pela internet recomendamos buscas com as palavras: comedouros, comedouros interativos, bolas de ração e brinquedo furacão.

2- Produza seus brinquedos

Usando criatividade você pode fazer brinquedos para seu cachorro com os materiais que tem em casa. Já ensinamos anteriormente a fazer um brinquedo com toalha e ração, para visualizar clique aqui.

Você pode também reaproveitar garrafas pets, basta fazer um furo no meio delas, suficiente para a ração sair, e deixar seu cão se divertir enquanto tenta tirar o alimento de dentro.

Sabe aquela bandeja de ovo? Nada de jogar fora, utilize os espaços para colocar ração em alguns e outros não, seu dog terá que procurar a ração e acabará comendo mais devagar, com mais atenção e uso do faro.

Outra possibilidade é, para dias mais quentes, congelar o petisco favorito do seu cachorro, como sachês ou frutas, lembrando-se de conferir se o alimento é permitido para cachorros, assim ele precisará se esforçar para derreter o gelo e comer.

3- Faça atividades de enriquecimento ambiental

Há algumas ações que podemos fazer antes do momento da refeição para estimular nossos pets, como:

– Preparar um circuito, espalhando pelo caminho comedouros inteligentes ou brinquedos;

– Esconder petiscos pelo ambiente e estimular seu cão a procurar;

– Esconder o alimento dentro de caixas de papelão, esperando o cachorro rasgar para chegar ao alimento;

ATENÇÃO: sempre supervisione as brincadeiras, caso seu pet tenha o comportamento de comer o material envolvido recomendamos suspender a atividade.

Em nossa creche para cachorros o enriquecimento ambiental é essencial, todas as refeições dos nossos alunos são recheadas de enriquecimento ambiental alimentar, as fotos acima são de nosso Day Care, aqui não tem comida no pote, não! No vídeo abaixo, mostramos um pouco da rotina alimentar de nossa creche.

Entre em contato:   41 99181-5028