24/01/2023

A importância da castração de cães

A castração de cães é uma decisão importante para todo tutor de pet. Esse procedimento não apenas evita a reprodução desenfreada do animal, como também traz diversos benefícios para a saúde e bem-estar do cachorro. Nesse post, saiba o porquê de a castração ser algo importante e quais são os benefícios que ela pode trazer para o seu cão.

O que é castração?

Sendo um método mundialmente conhecido, a castração é um processo cirúrgico, totalmente seguro e muito eficaz no controle de reprodução tanto de cães como de gatos. Existem dois processos cirúrgicos que são os mais utilizados atualmente:

Ovariosalpingohisterectomia: essa técnica é aplicada em fêmeas. Nela o procedimento consiste na remoção dos ovários, trompas e úteros.

Orquiectomia: esse tipo de castração é destinado aos machos e ela ocorre com a remoção de ambos os testículos.

Ambos os procedimentos são simples e rápidos. No entanto, para que eles sejam efetuados sem grandes preocupações, é ideal que haja exames pré-operatórios para garantir que tudo possa sair conforme o planejado.

Normalmente, após a cirurgia, é importante que o cão utilize o macacão pós-cirurgia ou o colar, para que os pontos não sejam rompidos. Além disso, durante a primeira semana, é importante que o pet não faça muitos esforços físicos.

A melhor idade para a castração

A castração de cães não precisa ser feita obrigatoriamente em algum momento da vida do pet. O momento pode variar a depender da avaliação do médico-veterinário.

No entanto, é recomendável que a castração seja feita ainda enquanto o cachorro é um filhote. Nessa idade, o procedimento ajuda na contenção dos hormônios, além de prevenir diversos problemas de saúde que possam aparecer no futuro.

Se o pet foi adotado já na fase adulta, a castração também pode ser feita nesse período. Porém, é sempre importante fazer todos os exames e acompanhamentos junto ao médico-veterinário para a segurança do cão.

Os principais benefícios da castração de cães

Abaixo, citaremos alguns dos diversos benefícios trazidos pela castração canina. Confira:

– Redução de doenças mamarias, uterinas e ovarianas.

– Prevenção em doenças andrógeno-dependentes, inflamação da próstata e hérnia perineal;

– Redução em comportamentos que podem ser perigosos como agressividade e marcação de território;

– Redução de comportamentos de cio nas fêmeas, além de prevenção de doenças reprodutivas

A diminuição da superpopulação de cães

Preocupação de saúde pública, a superpopulação de cães em cidades grandes são uma realidade comum. Tanto por nascimentos indesejados ou abandonos, esse número tende a crescer, colocando em risco tanto os animais como as pessoas.

Em diversos centros urbanos, existem programas de castração para cães e gatos de rua visando reduzir a natalidade desses animais. Seja por meio de ações da prefeitura ou de uma ONG local, essas ações são as que mais trazem uma solução a longo prazo para o controle de animais abandonados.

A alimentação de um cão castrado

Uma informação bastante comum que ouvimos por aí, é que os animais tendem a comer mais e a engordar após serem castrados. No entanto, nem sempre isso é verdade.

Por conta da castração, o metabolismo do cão pode ficar mais lento e, em alguns casos, acabam se tornando mais sedentários.

Dessa forma, é importante que os tutores deem a alimentação correta para o seu amiguinho. Rações para pets castrados possuem em sua composição mais fibras, menos calorias e ingredientes que dão mais saciedade ao pet.

É importante ressaltar, no entanto, que se o pet foi castrado enquanto ainda era filhote, é recomendado esperar que ele entre na fase adulta para trocar a alimentação de filhote para cachorros castrados.

Quanto tempo demora para a recuperação de um cão castrado?

O tempo pode variar conforme a espécie do cão. Normalmente, a cicatrização da cirurgia ocorre entre 7 e 10 dias após o procedimento. Geralmente, no entanto, o pet já retorna a sua rotina normal a partir do segundo dia.

O que o cachorro não pode fazer após castrado?

É recomendado que as atividades físicas sejam vetadas durante o processo de cicatrização. Nesse meio tempo, o repouso é essencial para uma recuperação rápida e eficiente.

O cão fica mais calmo após a castração?

Geralmente sim. Por terem seus hormônios alterados com a castração, o impacto dos efeitos do cio é muito menor nos cães. Além disso, eles se tornam menos agressivos e territorialistas.

Precisa de um local para seu cão socializar? Traga ele para o Clube Pets

No Clube Pets temos serviços de cuidado veterinário, Day Care e Estética Animal. Com a nossa creche para cachorros, seu melhor amigo pode aproveitar o dia de maneira saudável enquanto você faz seus afazeres diários. Tudo isso em um ambiente seguro e amigável para o seu pet.

Temos espaço tanto para cães novos como também para os mais velhinhos, com atividades desenvolvidas baseadas em suas idades, tamanhos e temperamentos.

Não perca mais tempo e entre em contato conosco agora pelo telefone ou WhatsApp: 41 99181-5028.

Bem-estar animal, Saúde canina, Saúde veterinária