06/02/2023

Bichon Frisé -Tudo sobre a raça

Três cães da raça Bichon Frisé pulando e correndo com língua de fora.

Bichon Frisé tudo sobre a raça que tem apaixonado os brasileiros.

O Clube Pets preparou um guia completo para você sobre a raça, saiba a história, curiosidades e mais.

Fofinho, pequeno e com pelos que lembram nuvens, esse cãozinho tem conquistado admiradores. Ao contrário de algumas raças que capturam o amor da maioria das pessoas por participarem de algum filme ou novela, a febre por esse cão não tem um evento inicial. Só sabemos que o Bichon Frisé, também chamado deBichon à Poil Frisé, ganhou o amor dos brasileiros nos últimos anos.

A história do Bichon Frisé.

Pouco se sabe sobre a origem exata da raça. De acordo com a CBKC, Comunidade Brasileira de Cinofilia, o Bichon Frisé teria sido transportado da Itália até a França no período Renascentista.

As Grandes Guerras Mundiais quase levaram o animal a extinção. Criadores belgas se dedicaram a continuar a criação, fazendo com que em 1978 a raça fosse reconhecida como Franco-Belga.

Características do Bichon Frisé.

• Classificação: Grupo 9 cães de companhia;
  • Cor dos olhos: escuros;
  • Cor do pelo: branco, podendo ter nuances creme ou damasco;
  • Aspecto do pelo: cacheado;
  • Cauda: curvada na linha do torso;
  • Tamanho médio: 24 a 30 cm;
  • Peso médio: até 5 kg.

Comportamento do Bichon Frisé.

É um cão ideal para famílias, alguns possui um comportamento alegre, convivem bem com crianças e outros animais. Deve-se tomar cuidado com relação ao tutor, pois o Bichon Frisé pode apegar-se muito, ficando possessivo ou sofrendo ansiedade de separação.

São adaptáveis, dóceis, calmos, gostam de companhia e raramente latem. Conhecidos pela inteligência e obediência, sendo bem adestráveis.

Um cão da Bichon Frisé com um lenço branco com rosas e língua de fora.

Cuidados com o Bichon Frisé.

Saúde do Bichon Frisé

Algumas enfermidades podem acontecer nessa raça, fique atento e saiba como prevenir:

• Ansiedade de separação: como já citado, o apego desses pets pode causar a síndrome, uma boa dica é investir tempo com Enriquecimento Ambiental e uma boa creche para cachorros;
  • Alergias de pele: devido à pelagem o cachorro pode sofrer alergias sérias, mantenha o antipulgas em dia, use produtos leves e mantenha a tosa ideal;
  • Urolitíase: é o excesso de minerais no trato urinário do cão, diversifique a dieta e o enriquecimento alimentar com alimentos líquidos e indicados pelo seu Veterinário;
  • Luxação Patelar, de ordem genética é uma anomalia no movimento da patela, que fica no joelho, em caso de alteração no movimento consulte um veterinário;
  • Catarata: é o embranquecimento de um ou dois olhos, podendo levar a cegueira. Fique atento e leve seu pet regularmente para um check up.
um Bichon Frisé sendo segurado por uma mão.

10 Curiosidades sobre o Bichon Frisé.

1. O primeiro registro de pedigree francês foi de uma fêmea, Ida, em 1934;
  2. Eram os animais favoritos do rei Henrique III;
  3. A raça aparece bastante em pinturas de Francisco de Goya;
  4. Foram pintados por artistas renomados como cães de companhia da nobreza;
  5. A raça já foi conhecida como Barbichons e Tenerife;
  6. Pertencem à família dos Barbichon, assim como os malteses;
  7. No século XIX eram usados principalmente em apresentações de circo;
  8. A raça persiste por mais de 2.000 anos;
  9. Um filhote pode custar até R$ 6.000;
  10. O nome Bichon Frisé, significa bicho de pelo enrolado;

Agora que você já conhece o essencial sobre o Bichon Frisé, quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais: Instagram e Facebook. Quer ajuda para manter seu Bichon Frise sempre saudável? Conheça o Clube Pets.

Curiosidades caninas, Guia de raças