18/08/2022

Conheça 10 curiosidades sobre o Poodle

É um consenso de que todo mundo já viu ou ouviu falar de um Poodle, não é? Esse cãozinho tão único é uma das raças mais conhecidas e amadas tanto no Brasil quanto no restante do mundo. Sua inteligência, companheirismo, energia e bom-humor fazem do Poodle um verdadeiro amigo para todas as horas.

Porém, além do seu pelo enroladinho, simpatia e uma fofura sem limites, você sabia que eles também já foram usados para espantar lobos dos rebanhos de ovelhas? E são considerados excelentes nadadores? Se ainda não, então confira nesse post essas e outras curiosidades sobre os Poodles.

Descrição Técnica

A flexibilidade do Poodle já começa pela sua variedade de tamanhos. Atualmente, seu porte é dividido em três:

Poodle Toy: é o tamanho ideal para quem quer uma companhia em apartamentos ou locais menores. Os Poodles Toy possuem em média 25 cm de altura e pesam em torno de 2,5 kg;

Poodle Mini: também podem se adaptar muito bem em apartamentos. Além disso, ele é uma ótima companhia para crianças, sendo bastante carinhosos com conhecidos.  Sua altura varia entre 30 e 31 cm e seu peso pode ir de 6 a 7 kg em média;

Poodle Gigante: por conta do seu porte já ser maior, é ideal que o Poodle Gigante possa viver em uma casa com um grande quintal. É muito atlético e bastante extrovertido. Sua altura pode chegar até 40 cm e seu peso fica entre 11 e 14 kg.

Além disso, todos os Poodles possuem um crânio oval, orelhas caídas e longas. Sua média de vida é longeva, sendo em média de 18 anos. Sua principal característica física é a inconfundível pelagem que pode variar de cor.

Curiosidades sobre os Poodles

Os Poodles colecionam diversas características que os tornam muito especiais. Confira algumas delas:

1 – Segunda raça mais inteligente do mundo

De acordo com o pesquisador Stanley Coren, o Poodle assume o segundo lugar das raças mais inteligentes dentre os cachorros. Perdendo apenas para o Border Collie, o Poodle são animais que podem ser adestrados com facilidade.

2 – Origem controversa

Até hoje a origem do Poodle é incerta. Existem duas hipóteses que são as mais prováveis. Uma delas é que eles surgiram na Alemanha, sendo fruto de um cruzamento entre cães d’água franceses e portugueses. Outra hipótese é que ele tenha surgido na Ásia e posteriormente levado para a Europa, especialmente na França.

3 – Tipo de pelagem

É a marca registrada do Poodle. Sua pelagem é marcada principalmente por ter pelos enroladinhos e de coloração branca. Entretanto, o Poodle pode ter variações de cores como: preto, branco, marrom, cinza, fulvo avermelhado e abricót.

4 – Nadadores excepcionais

Se tem uma coisa que o Poodle faz muito bem é nadar. Seus antepassados eram utilizados para caçar aves que ficavam em rios e lagos. Então, uma boa atividade de lazer para o seu cãozinho pode ser levá-lo para a natação.

5 – Já participaram de apresentações artísticas

Por conta de sua inteligência, no século XVI, os Poodles eram verdadeiros artistas, apresentando espetáculos de dança para a aristocracia europeia.

6 – Possui muita energia para gastar

Devido ao seu histórico de caçador, o Poodle é um cachorro bastante ativo e energético. Para que o seu amiguinho possa gastar toda essa energia, levá-los para a creche, passeios ou para natação, é fundamental.

7 – Tem um local especial junto aos famosos

Desde o século XVI o Poodle já era o queridinho da aristocracia. Essa tradição se manteve com o passar dos anos, transformando o cãozinho em uma verdadeira celebridade com seus tutores. Elvis Presley, Walt Disney, Elizabeth Taylor e Katy Parry são apenas alguns exemplos dos famosos que tinham o Poodle como pet.

8 – Uma das raças mais queridas do Brasil

Em uma reportagem da revista Superinteressante, o Poodle aparece entre as 20 espécies mais adoradas pelos brasileiros. Sua popularidade explodiu no Brasil no começo da década de 90 e, desde então, nunca mais deixou de ser um dos nossos queridinhos.

9 – Espantador de lobos

Provavelmente uma das curiosidades mais inusitadas! Os Poodles são naturalmente corajosos e seus antepassados eram utilizados para espantar lobos que atacavam rebanhos. E como isso era feito? Os tutores realizavam uma tosa no cão para que ele ficasse mais intimidador, criando uma “juba” ao redor da cabeça e se assemelhando a um leão.

10 – Um pouco carentes

Às vezes o carinho que o Poodle possui por seus tutores pode extrapolar um pouco dos limites, especialmente quando filhotes. Isso se dá, porque eles são uma das raças mais carentes e, dessa forma, fazem de tudo para chamar a atenção.

Saúde canina