E-mail: contato@clubepets.com.br

Blog

10/11/2021

Cães são seres sencientes: o que isso significa? Clube Pets.

Já teve a impressão que seu cachorro entendia tudo o que estava acontecendo com você em um momento? Com a convivência com nossos pets, percebemos que eles têm comportamentos muito inteligentes! Podem entender quando choramos, estamos felizes ou até mesmo doentes, mas o que isso significa?

Seja quando conversamos, oferecemos algo ou em situações específicas, há determinado sentimento de compreensão e entendimento entre tutor e pet, e é o que nos faz refletir sobre o diálogo que temos entre nossos companheiros. Afinal, eles são dotados de consciência?

Se quer saber mais sobre a inteligência do seu cão, continue lendo esse artigo e conversaremos sobre a senciência dos nossos cachorros!

O que é sapiência e senciência dos cães? Cães têm sentimentos?

Segundo a veterinária doutora em Psicologia e diretora Científica do Instituto de Psicologia Animal (INSPA), Ceres Berger Faraco, a senciência é a capacidade do animal de avaliar ações externas, lembrar de eventos, consequências, perceber riscos, ter sentimentos e até certo grau de consciência.

Senciência se refere ao “sentir”, à medida que “sapiência” significa “saber”. Os nossos bichinhos possuem sabedoria, conseguem sentir dor, raiva, estresse e alegria! Por esse motivo, o debate acerca da senciência dos nossos companheiros é tão atual e pertinente, ainda mais na atual conjuntura legislativa do Brasil.

Pode-se pensar que apenas o ser humano tem a capacidade do pensamento lógico, mas não é bem assim! Diversos estudos apontam que compartilhamos muitos sentimentos com nossos dogs, inclusive depressão. Por esse motivo, as evoluções ambientais estão sendo aparadas pela legislação! É o caso de leis que incentivem e regulamentem os animais como sujeitos de direito, capazes de sentir e serem protegidos.

Estímulos e emoções caninas: enriquecimento ambiental

Os estímulos externos afetam os animais, você sabia? Os ambientes que os animais são expostos afetam o comportamento canino! Isso é explicado pela senciência, pois tutores amorosos e cuidadosos têm afinidade emotiva com seus cães, por isso é tão importante que tenhamos o cuidado com o nosso companheiro e oferecer-lhes ambientes com enriquecimento ambiental!

O Clube Pets pode te ajudar nisso, oferecemos serviços especiais para que seu cão seja estimulado com atividades de lazer que proporcione emoções positivas!

Oferecer ao seu cãozinho ambientes estimulantes e divertidos é um passo importante para cuidar da saúde dele, principalmente para que ele não se sinta sozinho e, com isso, desenvolva comportamentos nocivos à saúde.

Uma rotina rica em atividades adequadas aos cachorros os proporciona emoções positivas, desencadeando respostas comportamentais, emocionais e sistêmicas que ajudam no bem-estar do dog

Como tutores, o esforço em criar ambientes propícios para seu desenvolvimento saudável é um grande desafio, mas com a nossa ajuda ficará mais fácil! Essa preocupação é a fonte principal para aumentar a qualidade de vida dos nossos companheiros e dar a eles uma vida confortável e segura.

A consulta veterinária na abordagem da senciência canina

Você sabia que o veterinário é responsável por analisar além dos aspectos físicos do pet? Exatamente! O atendimento veterinário deve levar em consideração as totalidades: qualidade de vida e os aspectos mentais e físicos, essa é a abordagem do bem-estar!

Somado a isso, interpretar os sinais emocionais dos pacientes caninos são indicadores de alguns distúrbios comportamentais e até mesmo doenças! Como a depressão, a síndrome da ansiedade por separação, ansiedade e demais complicações que podem ser tratados com diversos tratamentos veterinários para contribuir com a saúde do cão.

O médico veterinário desenvolve habilidades para reconhecer expressões, posturas e vocalizações! Dê super importância para interpretar certos comportamentos e atitudes.

Segundo o professor John Webster, do Departamento de Ciência Veterinária Clínica, da Universidade de Bristol, ao reconhecermos que animais não são commodities mas sim seres sencientes, nós humanos não podemos fugir a algum tipo de contrato social. Nossa primeira responsabilidade, continua o professor, é reproduzir e manejar animais de produção de forma a promover alto grau de bem-estar durante suas vidas, sendo que bem-estar deve ser definido em termos de estado físico e emocional dos animais. Aqui vemos claramente a necessidade dos médicos veterinários e dos zootecnistas estarem aptos a diagnosticar o grau de bem-estar animal em diferentes situações. (MOLENTO, 2006).

Como a legislação brasileira enxerga a senciência dos cães?

O Projeto de Lei 27/2018 de autoria do deputado Ricardo Izar (PP-SP)  foi aprovado pelo Plenário do Senado Federal e dispõe sobre o regime jurídico sui generis (único em sua espécie) de sujeitos de direito despersonalizados para animais que, anteriormente, na legislação brasileira dos crimes ambientais (Lei 9.605/98), considera-os bens móveis e semoventes. A nova alteração irá acrescentar na referida lei para dispor sobre a natureza jurídica dos animais não humanos. A ementa dispõe do seguinte tema:

Determina que os animais não humanos possuem natureza jurídica sui generis e são sujeitos de direitos despersonificados, dos quais devem gozar e obter tutela jurisdicional em caso de violação, vedado o seu tratamento como coisa. (BRASIL, 2019)

Atualmente, o PL irá retornar à Câmara dos Deputados, pois foi alterado pelos Senadores. É um grande passo considerar os animais como sujeitos de direitos, uma vez que a proteção aos animais altera não só o status jurídicos dos animais não-jurídicos, como a percepção de “coisa” dos animais.

Leia a legislação na íntegra clicando aqui.

A importância dos cães na família brasileira

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os resultados da pesquisa de 2015 conforme a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), o número de famílias que tinham ao menos um cão foi de 44,3%, apontando que há um total de 52,2, milhões de cães no Brasil na população total de habitantes. Além disso, uma pesquisa deste ano realizada pela empresa DogHero e Petlove afirmaram que 54% de seus entrevistados se tornaram tutores de pet durante a pandemia, a pesquisa foi realizada com 2.665 indivíduos.

A demanda dos cuidados jurídicos e éticos surge pelo crescente debate da senciência dos animais, que se mostram espertos, com sentimentos e certa consciência sobre seu tutor e seu entorno.

Para falarmos um pouco mais sobre a senciência dos cães, separamos algumas indicações de filmes que dialogam com a senciência dos nossos cachorros. Os filmes são, muitas vezes, emocionantes! Neles, conseguimos enxergar a forte relação que os pets e os tutores possuem, e como isso afeta a qualidade de vida do pet! Se puder, assista os filmes e perceba como os cães se comportam em algumas situações:

  • Marley e eu;
  • Quatro vidas de um cachorro;
  • Meu amigo Enzo;
  • Juntos para sempre;
  • A caminho de casa;
  • Apenas cães.

Enriquecimento ambiental e cuidado do seu cão é no Clube Pets!

Depois de ler esse blog, com certeza você sabe que seu cão é um ser senciente! Se quiser saber sobre nossos serviços para auxiliar no bem-estar do seu companheiro, temos creche para cachorros, cuidado veterinário e cuidado com estética animal. Nosso ambiente é personalizado para seu dog, com espaço perfeito para ele realizar atividades físicas, atividades de enriquecimento ambiental e social, hora do carinho e práticas com estímulo mental, sensorial e alimentar!

Venha conversar conosco e cuide do seu companheiro! Entre em contato pelo nosso Whatsapp ou pelos nossos canais de atendimento.

creche para cachorro, Saúde canina
About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *