07/12/2022

Beagle: conheça mais sobre eles e algumas de suas curiosidades

Quem nunca esbarrou com aquela cara e olhar de coitado de um Beagle? Esse cãozinho, além de ser simpático, carinhoso e comilão, é um verdadeiro companheiro que esbanja amor. Nesse post, conheça um pouco melhor sobre os Beagles e curiosidades sobre essa raça.

Descrição técnica

O Beagle é considerado um cachorro de médio porte. Possui olhos que variam entre o marrom escuro e mel, pouco profundos e de circunferência média.

Seu focinho é preto e não é pontudo. Uma de suas principais características são as orelhas longas, caídas, arredondadas na ponta e podem tocar nas laterais da face.

Outra marca registrada do Beagle é o pelo curto, sempre sendo bi ou tricolor. As cores mais comuns é branco, preto e marrom, porém, alguns deles podem apresentar combinações como vermelho e branco. Sua pelagem também costuma trocar anualmente e escovar semanalmente é o ideal para remover os pelos mortos.

Independente das cores, o rabo do Beagle sempre terá a ponta branca. Se esse não for o caso, provavelmente houve alguma mistura de raças. De acordo com o American Kennel Club (AKC), um dos critérios para reconhecer Beagles puros, é justamente essa característica da cauda.

Costumam ter 33 a 41 centímetros de altura e seu peso varia entre 9 kg e 11 kg. Sua expectativa de vida é de 15 anos.

As origens do Beagle

A data de surgimento dos Beagles ainda é incerta. O que se sabe é que eles surgiram na Grã-Bretanha, no início do século XIX. Sabe-se que, originalmente, eles eram utilizados para caça nas zonas rurais da Inglaterra, especialmente por conta do seu excelente faro.

Existem dois possíveis significados para o nome Beagle. O primeiro seria “boca alta” ou “boca aberta”, de origem francesa, esses apelidos seriam por conta dos Beagles (desde aquela época) latirem bastante. Já o segundo significado é “pequeno” e vem do celta, fazendo uma clara analogia ao tamanho do pet.

Não demorou muito para que os Beagles se tornassem populares na Europa, especialmente na Inglaterra. Por conta dessa fama, na metade do século XIX, o cão chegou em solo americano, consolidando sua popularidade ao redor do globo.

Em 1884, o American Kennel Club (AKC) reconheceu oficialmente o Beagle, como uma das primeiras raças a fazerem parte do clube, vide que ele foi fundado também nesse mesmo ano.

O Beagle e algumas de suas curiosidades

Por ser uma raça tão popular e querida, os Beagles e curiosidades são quase sinônimos. Confira alguns deles.

Farejadores natos

O faro apuradíssimo dos Beagles é um dos seus principais talentos. Desde quando se popularizam na Inglaterra, esses cães eram utilizados pelas autoridades para serem farejadores.

Além disso, nos Estados Unidos, os Beagles são treinados e utilizados nos aeroportos para identificar diversos itens ilícitos pelo cheiro, como drogas e armas.

Extrovertidos desde sempre

Por natureza, os Beagles são muito extrovertidos. Desde filhotes eles esbanjam bom humor e não possuem problemas com timidez. Eles sempre irão interagir com humanos e não gostam de ficar sozinhos, ainda que seja considerada uma raça independente.

São curiosos

Por conta da sua origem e principais finalidades da raça, os Beagles e curiosidades sempre andaram juntos. Principalmente pelo seu olfato, esse pet irá cheirar tudo o que vier pela frente e não vai parar tão cedo. E essa curiosidade é ainda maior quando esse doguinho fareja o cheiro de comida!

Não dispensam comida

Com essa característica, o tutor de um Beagle precisa tomar cuidado, isso porque a barriga desses pets parece não ter fim e estão sempre procurando algo para comer. Por conta disso, um dos principais problemas de Beagles adultos é a sua obesidade.

Dessa forma, é importante que o tutor respeite a quantidade de comida que o veterinário recomendar, mesmo que isso signifique ser chantageado o tempo todo pelo olhar pidão do seu Beagle.

Podem ser um pouco teimosos

Por conta de sua natureza desbravadora e caçadora, o Beagle por vezes pode ser bastante teimoso em algumas situações. Especialmente quando está mais velho, os Beagles costumam ser mais independentes e, por conta disso, podem trazer algumas dores de cabeças por conta de suas travessuras.

Para evitar que o seu pet saia do controle, os tutores precisam ser persistentes no seu adestramento, especialmente nos primeiros meses de vida.

Cuidados com a saúde do Beagle

De forma geral, os Beagles são bastante saudáveis e não trazem tantas complicações genéticas cães de outras raças. No entanto, a tendência à obesidade é uma das principais preocupações que todo tutor de Beagle deve ter.

Por conta dos Beagles serem comilões, sua dieta precisa estar balanceada com as atividades físicas realizadas para que o Beagle gaste sua energia.

Uma boa forma de manter uma alimentação saudável é regular os horários das refeições do Beagle, oferecendo as refeições em comedouros inteligentes ou brinquedos específicos para a caça de alimento. Utilizando a técnica comida no pote não!

Precisa de um local para seu Beagle gastar a energia? Traga-o para o Clube Pets!

Aqui no Clube Pets nós temos profissionais qualificados para atender você e seu pet com carinho e atenção. Atendemos o seu Beagle permitindo que ele se divirta e gaste sua energia com nosso Day Care e creche para cachorros. Entre em contato conosco pelo número 41 99181-5028 e ofereça o melhor para seu companheiro.

Curiosidades caninas, Guia de raças