Sair do país, a passeio ou para morar no exterior, é o sonho de muitos. Quando temos animais de estimação é preciso incluí-los nesse planejamento, viajar com os pets pode ser uma tarefa complexa, por isso vamos te ajudar com tudo que você precisa saber sobre viagem internacional com pet em 2023.
Como levar seu pet para o exterior?
A primeira coisa que você precisa fazer é pesquisar, cada país possui suas peculiaridades e regras antes e depois do embarque, o processo muitas vezes pode levar meses.
No site do Gov há guias específicas para cada destino, é bom anotar e planejar cada passo.
Em geral, você precisará:
- Documentação exigida pelo país com suas especificações;
- CVI;
- Passagens.
Quanto custa a passagem do seu pet para o exterior?
O valor dependerá da companhia e destino, bem como, se o animal irá no porão ou cabine. Em geral, as companhias possuem uma aba com todas as informações sobre transporte de cachorros e gatos. Linkamos algumas das companhias internacionais e suas informações sobre vôos com pets:
ATENÇÃO – Posso comprar passagens para pets com conexão?
Algumas companhias só vendem o bilhete para animais posteriormente à compra dos convencionais, passagens dos donos, no caso. E, para isso, exigem que o trajeto do animal todo esteja garantido, a pegadinha aqui é que algumas companhias nacionais, como a GOL,só transportam animais em voos próprios e não em conexões.
Pesquise antes qual é sua companhia internacional e as condições desta, em alguns casos será preciso comprar as passagens separadamente, cada trajeto por uma companhia.
Documentos necessários
Como mencionamos acima, cada país exigirá documentos específicos e prazos para eles, no site do Gov é detalhado cada aspecto, basta ir para essa página, clique aqui, rolar até o final da página e consultar a aba do seu país de destino.
Entre os documentos mais comuns estão o CVI, Certificado Veterinário Internacional, e o Passaporte para trânsito de cães e gatos.
A emissão do Passaporte para trânsito de cães e gatos foi suspensa no início da pandemia, atualmente em nota a Vigiagro, órgão responsável, afirma não haver intenção de voltar com esse documento, mas sim implementar o CVI em todos os processos.
O que preciso para emitir o CVI?
Para emitir o CVI você precisa que seu pet tenha:
- Microchip:
Confira o ISO que o país de destino pede, o chip deve funcionar 100%, você pode pedir que um veterinário teste.
- Vacina Anti rábica, após o microchip:
É necessário que essa vacina seja aplicada após o microchip, vacinas anteriores não serão aceitas.
- Carteira de vacinação, com o comprovante da Vacina de Raiva;
Confira mais sobre as vacinas necessárias para a saúde do seu pet.
- Sorologia anti rábica por um laboratório autorizado:
Após 30 dias da vacina. Depois de aplicar a vacina de raiva, é preciso esperar 30 dias, para que os anticorpos se formem, então poderá ser realizado o teste de sorologia em um dos laboratórios autorizados pelo seu país de destino;
- Passagens:
Comprovantes de embarque com datas;
- Atestado de saúde por um veterinário do MAPA::
O atestado veterinário de saúde deverá ser gerado no sistema do Gov, pré-preenchido com os detalhes do seu processo, o restante das informações e assinatura do veterinário, deverá estar em caneta azul.
Quanto tempo leva para sair o CVI?
Em média 5 dias úteis, ele deve ser pedido em um tempo específico antes da sua viagem de acordo com seu destino. Há países que pedem para ser 10 dias antes da viagem, bem como, há aqueles que pedem 5 dias.
A Vigiagro entende essas estipulações e avalia os processos baseada nessas prioridades.
CVI – 2023
Em 2023 houve mudanças significativas na obtenção do CVI:
Processo online CVI:
Desde fevereiro de 2023, o CVI é todo online, anteriormente era apenas o agendamento, então se ia aos órgãos autorizados para emitir. Com o processo todo online, assinaturas eletrônicas e atestados com veterinários do mapa são exigidos.
O ideal é fazer o processo no início do prazo estipulado, assim há tempo para eventuais correções, normalmente eles emitem o documento final bem perto do prazo da viagem.
Assinatura eletrônica CVI:
Desde o final de 2022, todos os documentos gerados precisam ser assinados eletronicamente, no site do Governo há um tutorial sobre, clique aqui.
Atestado de saúde CVI:
Com o processo online há duas mudanças:
- Você deve levar o atestado no modelo e preenchido pelo sistema.
Ainda no site do gov permanece um modelo padrão, porém se usar esse ele será reprovado. Faça o início do processo, baixe o modelo gerado no sistema, leve ao seu veterinário e preencha com caneta azul o restante dos dados e assinatura.
- O veterinário deve ter cadastro no MAPA.
A sigla significa: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Anteriormente não havia essa necessidade, já que o profissional da Vigiagro cuidava fisicamente do processo, em 2023, passou a ser exigido que o profissional que vai emitir o atestado tenha esse cadastro.
Onde devo levar meu pet: cabine ou porão?
Nem sempre é uma questão de escolha, cada companhia tem suas regras, mas a maioria não permite um animal com mais de 10 quilos, com a caixa de transporte, na cabine. Com exceção apenas para animais de suporte emocional ou físico, como cães guias.
Confira com a sua companhia as regras, o preço da passagem e a caixa de transporte.
Posso dopar meu cachorro ou gato para viagem de avião?
Não, se o animal estiver inconsciente a companhia se negará a transportar, isso não quer dizer que você não possa utilizar outros meios de acalmar seu animal, consulte seu veterinário.
Pensando em viajar com o seu pet? Converse com nossos profissionais para te auxiliarmos no que for preciso.