E-mail: contato@clubepets.com.br

Blog

22/12/2021

15 dicas para cuidar do seu cachorro no verão!

Sabia que os nossos cachorros têm uma temperatura de até 3 graus a mais que nós? A temperatura adequada aos pets varia de 38º a 39º independentemente de raça e tamanho! Eles são naturalmente quentes, por isso que em temperaturas elevadas, eles evitam cobertores ao redor e até mesmo tiram suas roupinhas quando estão com calor. Mas você sabe por que isso acontece?

Em primeiro lugar, é válido lembrar que os cães não controlam sua temperatura pela transpiração como nós. Por isso, as glândulas sudoríparas e merócrinas presentes no corpo dos caninos ficam localizadas nos coxins e nas patas, ou seja, esses pequenos espaços não são o suficiente para controlar a temperatura do corpo inteiro do pet!

A variação termodinâmica de perda e ganho de calor do cão é por meio da condução, convecção, radiação e evaporação.

  • Evaporação: é o maior responsável pelo equilíbrio de temperatura dos cachorros. A evaporação da umidade e equilíbrio de temperatura se dá pelo focinho e língua, ocorre graças ao aumento do fluxo sanguíneo nessas regiões. Por exemplo, o caso da exposição da língua ao ambiente aumenta a salivação e o resfriamento do sangue no resto do corpo.
  • Condução: perda de calor entre o corpo e a temperatura. Por exemplo: o ar e o vento ajudam no frescor e equilíbrio da temperatura.
  • Convecção: a perda de calor pelo vento é uma forma de equilibrar a temperatura também. Nós usamos o ventilador e ar-condicionado, eles também podem se beneficiar desses equipamentos.
  • Radiação: é o controle da temperatura com o calor do ambiente. Em nós, o preto absorve calor e evitamos usar a cor em altas temperaturas. Porém, nos cães essa modificação não é tão importante, apenas em caninos com pelagem de cor forte.

Alguns dos sintomas de que seu cãozinho está com a temperatura elevada:

  • Respiração muito ofegante;
  • Apatia;
  • Diarreia;
  • Salivação em excesso e de textura grossa;
  • Vômitos;
  • Cansaço excessivo;
  • Taquicardia;
  • Dificuldade de locomoção;
  • Focinho seco (pode significar uma queimadura solar);
  • Respiração difícil e ofegante;
  • Língua roxa;
  • Tontura e confusão mental;
  • Olhar vidrado;
  • Tremedeira e convulsões;
  • Falta de equilíbrio;
  • Fraqueza;
  • Desmaio. 

Dicas de como cuidar do seu cachorro no verão

Sabe quais são as melhores dicas para cuidar da hidratação do seu cão na época mais quente do ano? É necessário extremo cuidado com a temperatura dos nossos companheiros, por isso, alguns cuidados especiais nós listamos aqui:

  1. Faça a tosa do seu pet conforme as recomendações do veterinário! O profissional irá indicar as melhores opções e a frequência ideal para a raça do seu cachorro. Porém, tenha cuidado com a Alopecia pós-tosa, faça o acompanhamento com o veterinário e conheça a tosa ideal para seu dog no verão.
  2. Deixe seu pet com ventiladores por perto! A perda de calor por convecção é maximizada com o uso desses aparelhos.
  3.  Uma ótima dica para ajudar a controlar a temperatura do seu cão é oferecer ambientes frescos ao seu pet. Observe: é natural que seu cachorro se deite no chão frio no verão.
  4. Saia com seu cachorro e caminhe com ele! Cães com peso excessivo retém mais calor, cuide com a obesidade canina. Então, conheça os melhores horários para passeios, não saia em horários com altas temperaturas e ocorrência do sol, como das 10h às 16h.
  5. Deixe o pote de água fresca sempre disponível ao seu pet! A falta de hidratação é um fator importante para reconhecermos o abafamento excessivo. Inclusive, ofereça água ao seu dog quando estiver caminhando com ele também.
  6. Deixe água com cubos de gelo para que o líquido fique sempre numa temperatura geladinha.
  1. Ofereça picolé de petiscos para seu companheiro! Congele alguns aperitivos e o dê para o cão ao longo do dia, eles podem se divertir e refrescar-se!
  2. Nunca, em hipótese alguma, deixe os pets sozinhos nos carros! Essa é uma dica importante, há uma grande ocorrência de cachorros que morrem em carros ou em lugares abafados quando deixados sem supervisão, pela alta probabilidade de hipertermia.
  3. Use repelentes para cachorros. Se nós usamos para evitar a mordida dos mosquitos, eles também! A proliferação de mosquitos indesejáveis não só incomoda como também transmite doenças como a dirofilariose, leishmaniose e parasitas indesejáveis. Tenha acompanhamento com o médico veterinário!
  4. Verifique a carteira de vacinação do seu companheiro! Certifique-se que ela está em dia, já que no verão as ocorrências de doenças são maiores. Tome todo cuidado com as vacinas, vermífugos e antipulgas para que o seu cachorro não tenha complicações de saúde.
  5. Use filtro solar no cachorro! Principalmente na patinha que fica em contato com as superfícies! O tutor também pode passar uma boa quantidade de protetor solar nas regiões que são mais expostas ao sol, como: orelhas, barrigas, focinho, patas, ao redor dos olhos e nas costinhas.
  6. Já pensou que ele pode se queimar quando você estiver num asfalto muito quente? Sempre verifique o calor do asfalto quando for passear com seu pet.
  7. Aposte no tapete térmico! Ele regula a temperatura para seu cachorro se sentir fresco durante as horas de soninho. É uma alternativa super válida para regiões quentes e abafadas.
  8. Piscinas e cachoeiras apenas com supervisão! Algumas raças amam a piscina e a água (como o Golden Retriever), mas sempre preste atenção no seu cão quando ele entrar e sair! Ele pode não conseguir sair sozinho, então o tutor deve ajudá-lo.
  1. A última dica é: ofereça ao seu pet um ambiente com enriquecimento ambiental! No verão, é necessário que o cão se mantenha entretido e saudável.

No Clube Pets nós oferecemos 5 categorias de enriquecimento ambiental: alimentar, sensorial, físico, cognitivo e social! Nessa estação do ano, é bacana o tutor apresentar brincadeiras e ambientes interessantes para os animais!

Você já sabe onde deixar seu cachorro nas férias de verão? Conheça a Colônia de Férias do Clube Pets!

No período de 20/12/2021 a 31/01/2022 teremos uma COLÔNIA DE FÉRIAS PARA OS NOSSOS PELUDOS! O melhor lugar para os tutores de Curitiba e para os que vem passar férias por aqui.

Neste período faremos atividades programadas, recreativas e sempre pensando no bem-estar dos nossos pets!

Buscamos a livre iniciativa dos cães (sempre respeitando o tempo de cada um), brincadeiras lúdicas e refrescantes para aproveitar o que há de melhor no verão!

Muitas atividades que estimulam enriquecimento ambiental e diversão! Cada dia uma atividade diferente, como:

  1. Varal de folhas verdes;
  2. Salada de frutas;
  3. Piscinas e bacias;
  4. Areia;
  5. Túnel de bagun;
  6. Gelo com brinquedos dentro;
  7. Dia do coco;
  8. Dia da melancia;
  9. Jangada com espaguetes;
  10. Caça a petiscos nos brinquedos de praia;
  11. Dia do sorvete;
  12. Piquenique, toalha xadrez cesta, luau.

Oferecemos planos por hora, por meio período e o dia todo! Deixe seu pet em segurança e confortável!

Converse conosco e traga seu dog para aproveitar o verão.

Telefones: (041) 3254-5844 / 99181-5028
Endereço: Rua Carlos Augusto Cornelsen, 84
E-mail: contato@clubepets.com.br

creche para cachorro, Saúde canina
About admin

One Comment
  1. […] em regiões mais tropicais ou verão, é importante se certificar de que o seu pet esteja em ambientes ventilados e frescos! Nunca os […]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *