E-mail: contato@clubepets.com.br

Blog

22/07/2024

Conjuntivite Canina: o que fazer e o que não fazer!

Um cachorro deitado em um gramado com as patas em cima dos olhos.

Percebeu que os olhos do seu cachorro estão irritados, vermelhos ou com secreções? Saiba como identificar se seu pet está com conjuntivite canina

Confira os sintomas e tratamentos, o que fazer e o que não fazer para ajudar seu cachorro com conjuntivite. 

Irritação nos olhos do cachorro: o que pode ser? 

Os olhos dos nossos cães são sensíveis e qualquer sinal de anormalidade não deve ser ignorado. É importante observar os sintomas com atenção e levar seu cachorro ao veterinário para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. 

A irritação nos olhos do seu cachorro pode ter diversas causas, como:

  • Alergias, como as ao pólen, poeira, produtos de limpeza ou até mesmo à própria ração;
  • Conjuntivite, desde as causadas por bactérias, vírus ou alergias;
  • Úlceras de córnea, feridas na superfície do olho causadas por traumas, arranhões, produtos químicos ou infecções; 
  • Ceratite, inflamação da córnea, causada por infecções, traumas ou doenças autoimunes;
  • Glaucoma, doença que causa o aumento da pressão no olho;
  • Entrópio e ectrópio, sendo o entrópio o enrolamento da pálpebra para dentro, e o ectrópio o viramento da pálpebra para fora; 
  • Tumores oculares benignos ou malignos.
Um cão com olhos vermelhos sendo examinado por dois profissionais veterinários, um deles com um aparelho para verificar os olhos.

Como saber se o cachorro está com conjuntivite?

A conjuntivite canina é uma inflamação da conjuntiva, mucosa fina e transparente que recobre os olhos e as pálpebras. Ela tem como causa bactérias, vírus, alergias, irritações ambientais ou até mesmo doenças sistêmicas.

Para identificar a conjuntivite canina é ideal consultar um médico veterinário para um diagnóstico, contudo alguns sintomas que o tutor consegue observar são:

  • Olhos vermelhos: em um dos olhos ou em ambos;
  • Lacrimejamento excessivo: a região fica úmida e irritada;
  • Secreção ocular: clara, amarelada ou purulenta;
  • Coceira nos olhos;
  • Piscadas em excesso;
  • Inchaço;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dificuldade para abrir os olhos.

Como curar a conjuntivite de cachorro?

O primeiro passo é levar seu cachorro a um veterinário! A conjuntivite pode ser um sintoma de algo mais grave, sendo necessário avaliar caso a caso. 

O tratamento dela dependerá de sua origem e só um profissional saberá identificar. Em geral, os tratamentos envolvem medidas de higiene e medicamentos

Para limpeza o indicado é: com as mãos higienizadas, limpar os olhos do cachorro com soro fisiológico e algodão ou gaze. 

O uso de medicamentos deverá ser prescrito por um veterinário, sendo os remédios próprios para cães, como pomadas, colírios, antibióticos e anti-inflamatórios.

Pode pingar soro fisiológico no olho do cachorro?

O soro fisiológico é permitido para limpeza e o tratamento da conjuntivite, para lavagem dos olhos do cão, porém há algumas recomendações:

Lave as mãos, abra a gaze ou algodão e molhe com o soro, passe levemente sobre os olhos do pet da área menos suja para a mais suja, descarte a gaze ou algodão, se necessário repita novamente. 

O que não fazer em um cão com conjuntivite:

  1. Não use medicamentos sem prescrição veterinária, você pode piorar a situação, por exemplo, usar um antibiótico erroneamente ou sem necessidade, resulta muitas vezes no agravamento do quadro;
  2. Não espere passar sozinho, por mais que a situação possa se resolver sozinha, caso seja uma bactéria, ou manifestação de outra doença, as consequências podem ser graves; 
  3. Não toque os olhos do cão, principalmente com as mãos não higienizadas;
  4. Não use medicamentos de humanos, não sem a indicação de um profissional veterinário.

Pode pingar colírio de gente em cachorro?

NÃO! Não é recomendado pingar colírio para humanos em cachorros.

O colírio humano parece inofensivo, mas é importante lembrar que os olhos dos cães são muito mais sensíveis do que os olhos humanos.

Alguns colírios humanos, são fabricados com ingredientes tóxicos para os cães, como corticosteroides, anti-inflamatórios não esteroides e descongestionantes. 

Além disso, a anatomia dos olhos dos cães é diferente da dos humanos, e os medicamentos seguros para pessoas podem ser perigosos para pets.

Só é recomendado passar colírio humano nos cães, quando existe uma prescrição veterinária.

Precisa de um veterinário? 

Entre em contato aqui para consultas, cirurgias, vacinas, exames laboratoriais, diagnósticos por imagem, tratamentos odontológicos e procedimentos cirúrgicos diversos.No Clube Pets possuímos uma completa farmácia e médicos veterinários especializados em oftalmologia para atender seu pet.

Bem-estar animal, Saúde canina, Saúde veterinária
About Indianara Rocha

Indianara Rocha Graduada em letras pela UTFPR. Pós-graduada em Copywriting e Escrita Criativa. Com mais de 10 anos de experiência em escrita em plataformas digitais. Revisão/Curadoria: Fabiana Gubert Médica Veterinária formada pela PUC PR. Pós-graduada em Bem-estar e Comportamento Animal. Mãe de 5 pets (Sophie, Yumi, Mia, Sushi e Madruguinha).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *