21/03/2024

Dálmatas: 8 curiosidades incríveis sobre a raça.

Quatro cães Dálmatas em posições diferentes em um campo.

Se você cresceu ou viveu nos anos 90 esses grandes dogs fazem parte da sua infância, apesar do toque de nostalgia, esses cães permanecem populares até hoje. Conheça 8 curiosidades sobre os Dálmatas.

Curiosidades sobre o Dálmata

1. Os Dálmatas têm esse nome devido à região histórica da Dalmácia, na Croácia moderna, um dos possíveis locais de origem da raça;
  2. Os filhotes nascem sem as manchas, totalmente brancos, elas só começam a aparecer na segunda semana de vida;
  3. São estrelas da Disney, esses cães são famosos no cinema, desde a animação de 1961 “101 Dálmatas” até nas versões recentes como Cruella de 2021;
  4. Os Dálmatas podem ter até 35 manchas em cada centímetro quadrado de sua pele;
  5. As manchas dos Dálmatas são como impressões digitais: cada cão tem um padrão único;
  6. Os Dálmatas possuem uma função única entre as raças do AKC: cão de carruagem;
  7. Esses cães são os mascotes oficiais dos bombeiros nos EUA;
  8. Na Inglaterra são apelidados de “Plum Pudding Dog”, por causa de suas manchas que lembram essa sobremesa típica.

Origem e história dos Dálmatas

Segundo o American Kennel Club a origem dos Dálmatas é uma das mais contestáveis das raças do clube. Artefatos e escritos apoiam a possibilidade do nascimento da raça na Europa, África e Ásia.

Exemplares desses cães são reconhecidos em pinturas eclesiásticas dos séculos XVI e XVIII. Como na “Madonna com Jesus e anjos” no altar da igreja de Nossa Senhora dos Anjos na cidade de Veli Losinj, localizada na ilha Losinj, na Croácia.

O que se sabe de fato é que no século XIX os Dálmatas estavam na faixa da Europa Central, especificamente ao longo do Mar Adriático, região conhecida anteriormente como Dalmácia.

Uma das possíveis razões para que suas origens sejam difíceis de rastrear é que eles acompanhavam as caravanas dos Romanis, ciganos nômades, que tinham o mundo como lar.

Durante a Regência Britânica (1795-1837), a raça se tornou um símbolo de status, ficando conhecidos como “Cães de Carruagem Pintados”. Sendo usados para guardar estábulos e correr à frente das carroças de bombeiros.

O primeiro padrão não oficial do Dálmata foi escrito por um inglês em 1882. Em abril de 1955 a Fédération Cynologique Internationale publicou o primeiro padrão oficial. “Huntingdog Dálmata”.

Como saber se o Dálmata é “original”?

O padrão de raça dos Dálmatas é composto pelas características abaixo:

• Grupo 6 – Sabujos Farejadores e Raças Assemelhadas;
  • Altura: machos de 56 a 62 cm e fêmeas de 54 a 60 cm;
  • Cabeça: forma prismática com orelhas pendentes;
  • Corpo: retangular, forte, musculoso e distintamente manchado;
  • Trufa: grande, narinas bem abertas, completamente pigmentada;
  • Focinho: desenvolvido com cana nasal reta;
  • Lábios: fortes, bem aderentes aos maxilares;
  • Maxilares / Dentes: mordedura em tesoura, dentes igualmente proporcionados e brancos;
  • Olhos: ovais, em uma posição sub-frontal, colocados em um ângulo de 10 a 15º;
  • Orelhas: altas, portadas próximas à parte lateral da cabeça, forma de um triângulo isósceles, ponta ligeiramente arredondada;
  • Pelo: curto, brilhante, duro e denso;
  • Cor: a cor básica é o branco puro, apresentando variedades de manchas: branco & preto, branco & fígado marrom, branco & laranja, branco & limão, branco, preto & tan e branco, fígado & tan.

Quer entender mais sobre padrões de raça? Clique aqui.

Dois Dálmatas sentados com uma mulher em um local ao ar livre.

Como é ter um Dálmata?

Como é ter um Dálmata? Os tutores desses cachorros são apaixonados por seus pets brincalhões, cheios de energia e fiéis às suas famílias.

São cães adaptáveis, costumam ser abertos a estranhos, mas são territorialistas, tornando necessário uma boa socialização para evitar problemas.

São treináveis, gostam de outros cães, tendem a suportar outras espécies de pets e são ótimos com crianças.

Cuidados com a saúde do Dálmata

Doenças mais comuns em Dálmatas

• Surdez: a doença mais comum em Dálmatas, em torno de 10% deles são surdos;
  • Cálculos renais: os Dálmatas possuem um metabolismo que os faz excretar mais ácido úrico na urina, aumentando a chance de cálculos;
  • Displasia coxofemoral: uma doença articular que afeta a articulação do quadril.

Gostou desse conteúdo? Confira outros em nosso blog. Para não perder nenhuma curiosidade ou notícia do mundo pet, siga nossas redes sociais.

Bem-estar animal, Curiosidades caninas, Guia de raças