E-mail: contato@clubepets.com.br

Blog

20/08/2024

Entenda as zoonoses: doenças transmitidas por animais

Um gato laranja com uma máscara cirúrgica.

Pode-se definir, de forma simples, as zoonoses como doenças transmitidas entre animais e humanos. Essas doenças representam, muitas vezes, grande risco a saúde pública e precisam de atenção dos tutores e população, em geral. 

Janice Zanella, doutora em ciências veterinárias e biomédicas, no artigo “Zoonoses emergentes e reemergentes e sua importância para saúde e produção animal”, destaca as doenças infecciosas e parasitárias que surgiram no último século. 

Ela cita como exemplo a dengue, zika, SARS, sarampo, varíola, influenza humana, aviária ou suína. Segundo Zanella, 75% dessas originárias de agentes microbianos de animais.

O assunto é tão relevante que para a saúde canina julho é o “Julho Dourado” mês dedicado a conscientização da doença, com o dia 07 sendo o “Dia Mundial das Zoonoses”. Entenda mais sobre a seguir

O que são as zoonoses?

As zoonoses são doenças transmitidas aos seres humanos pelos animais, de forma direta ou indireta, podendo ser causadas por bactérias, parasitas ou vírus. 

Conforme o relatório: “Zoonotic diseases and how to break the chain of transmission” do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em torno de 60% das doenças infecciosas têm origem animal. 

Outra definição detalhada, segundo o Ministério da Saúde, é a da zoonose como doença infecciosa causada por um patógeno originário de animais que passa para seres humanos diretamente ou por intermediário. 

Isso não quer dizer que o contágio ocorra diretamente por meio do animal, há zoonoses contraídas via alimentação, água e contato com fezes, além de arranhaduras e mordeduras. 

Em vetores, à direita animais como peixe, morcego e um quadrúpede, no meio uma flecha apontando para esquerda com uma engrenagem, à esquerda um ser humano.

Quais são os principais animais transmissores de zoonoses?

Sempre que falamos sobre a participação de animais na sociedade humana é comum pensarmos nos domésticos, porém há outros que participam dos ciclos urbanos, como roedores e os que pertencem à cadeia de consumo, como gado. 

Em geral, os principais transmissores comuns das zoonoses são cachorros, gatos, roedores, aves, bovinos e carrapatos. 

Isso não quer dizer que eles sejam os maiores transmissores nessas cadeias, por exemplo, tecnicamente a Covid-19 é uma zoonose, mas seu contágio não dependeu principalmente deles.  

Quais as principais zoonoses que acometem a população?

As zoonoses monitoradas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde são: peste, leptospirose, febre maculosa, hantavirose, doença de chagas, febre amarela, febre de chikungunya e febre do Nilo Ocidental.

Entre as zoonoses mais importantes, transmitidas por cães e gatos, temos raiva, leishmaniose, leptospirose, toxoplasmose e verminoses. Em alguns desses casos o animal é o intermediário, como na toxoplasmose. 

A responsabilidade de tutores de cães e gatos em relação a zoonoses. 

No artigo, “Nível de conhecimento de tutores de cães e gatos sobre zoonoses”, de vários autores, descreve-se um levantamento realizado com 100 tutores em um hospital veterinário de São Paulo. 

O questionário aplicado buscava investigar o conhecimento dos tutores sobre zoonoses, nele foi constatado que 74% deles não sabiam o que eram e 80% afirmou nunca terem recebido informações sobre o assunto. 

Um dos aspectos percebidos pelos pesquisadores foi a confusão dos tutores sobre como ocorre a transmissão dessas doenças, é importante que o responsável pelo animal saiba como evitar que seu pet adoeça ou se torne transmissor. 

Saber como as zoonoses ocorrem protege pets e humanos, das doenças e do preconceito com alguns animais.  

É fundamental que aqueles que adotam cães e gatos estejam cientes de suas responsabilidades: vacinação, vermifugação, controle de parasitas externos, higiene, consultas regulares ao veterinário e castração.

Mantenha você, sua família, seu pet e a sociedade seguros de zoonoses. Entre em contato com o Clube Pets para atendimento veterinário

Fontes:

Janice Reis Ciacci Zanella. Zoonoses emergentes e reemergentes e sua importância para saúde e produção animal.

United Nations Environment Programme. PREVENTING THE NEXT PANDEMIC Zoonotic diseases and how to break the chain of transmission. 

Rubens Ricardo de Oliveira-Neto, Vanessa Felipe de Souza; Paula Fernanda Gubulin Carvalho è Danila Fernanda Rodrigues Frias. Nível de conhecimento de tutores de cães e gatos sobre zoonoses. Rev. Salud Pública. 20 (2): 198-203, 2018.

Ministério da Saúde. VIGILÂNCIA, PREVENÇÃO E CONTROLE DE ZOONOSES.

https://jornal.usp.br/artigos/o-que-nao-se-diz-sobre-o-coronavirus

https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Zoonoses

https://bvsms.saude.gov.br/06-7-saude-unica-dia-mundial-das-zoonoses/

https://crmvsp.gov.br/zoonoses-correspondem-a-mais-de-60-das-doencas-humanas/

Bem-estar animal, Saúde canina, Saúde veterinária
About Indianara Rocha

Indianara Rocha Graduada em letras pela UTFPR. Pós-graduada em Copywriting e Escrita Criativa. Com mais de 10 anos de experiência em escrita em plataformas digitais. Revisão/Curadoria: Fabiana Gubert Médica Veterinária formada pela PUC PR. Pós-graduada em Bem-estar e Comportamento Animal. Mãe de 5 pets (Sophie, Yumi, Mia, Sushi e Madruguinha).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *