E-mail: contato@clubepets.com.br

Blog

27/08/2025

Kokoni: tudo sobre o pequeno cão que é a nova tendência da internet

Um cachorro da raça Kokoni sorrindo

Se você é um amante de cães e está em busca de uma raça com charme histórico e personalidade cativante, prepare-se para se encantar. 

O Kokoni, também conhecido como “pequeno cão grego”, é mais do que um simples animal de estimação, é um pedaço vivo da história grega. 

Nesse artigo, exploraremos a fascinante jornada dessa raça desde a antiguidade até os dias atuais, revelando curiosidades, características e dicas essenciais para quem considera adotar um. 

5 curiosidades sobre o Kokoni 

  1. A raça de cachorro ainda não é reconhecida internacionalmente pela comunidade cinófila, não sendo uma raça oficial pela AKC, órgão dos EUA, nem pelo The Kennel Club, no Reino Unido, ou pela CBKC aqui no Brasil;
  2. Em grego Kokoni significa, cachorrinho;
  3. No cinema, já apareceram no filme a Feiticeira, com a atriz Nicole Kidman;
  4. No perfil da raça, a utilização do cão é descrita como cão de companhia e vigilância, também podendo ser utilizado para proteger animais de pequeno porte;
  5. O famoso filósofo Aristóteles fez referência a esses pequenos cães populares em seus escritos.

Kokoni: a história da raça

Apesar de não ser reconhecida fora da Grécia, a raça é bem antiga, numerosas representações desses cachorros podem ser encontradas em cerâmicas, estátuas, estatuetas, figuras e moedas antigas.

Há evidências da sua existência e a sua estreita relação com as antigas famílias gregas, além de referências em vários textos que apontam para a presença contínua desta raça por toda a Grécia.

Guia da raça Kokoni

A aparência física do Kokoni é de um cão de pequeno porte, o comprimento do corpo é maior que a altura na cernelha. A pelagem é curta na cabeça e na parte anterior dos membros, moderadamente mais longa à volta do pescoço e do corpo.

Já a cabeça é triangular com orelhas caídas, e a cauda é curvada, formando um semicírculo, movendo-se de forma rápida e vivaz.

  • Proporções importantes: o comprimento do corpo é maior que a altura na cernelha. O comprimento do focinho é menor que o comprimento do crânio, e a largura do crânio é ligeiramente menor que o seu comprimento;
  • Trufa: média, plana, preta, com narinas abertas.
  • Focinho: em forma de cunha, afilando gradualmente da base até à ponta do nariz;
  • Lábios: finos, justos, de cor preta;
  • Maxilares/dentição: maxilares bem desenvolvidos com dentição normal; mordedura em tesoura;
  • Olhos: médios e em forma de amêndoas, pálpebras justas, a cor dos olhos é castanho-escuro;
  • Orelhas: triangulares, médias, caídas, móveis;
  • Pelagem: todas as cores e suas combinações são aceitáveis.
  • Altura: machos 24 a 28 cm, fêmeas 23 a 27 cm;
  • Peso: 4 a 8 kg.

Personalidade do Kokoni

Se procura um cão extremamente leal, encontrou-o. O Kokoni forma um laço profundíssimo com a sua família e quer participar de todas as atividades. 

Essa devoção rendeu-lhe o apelido de “cão velcro” Ele prospera com companhia constante e não é adequado para passar longos períodos sozinho. Para não deixá-lo sozinho considere uma creche para cachorros

Outra característica comum da personalidade do Kokoni é ser vibrante e brincalhona. Ele adora uma boa sessão de brincadeiras no jardim ou uma corrida curta, mas também é perfeitamente feliz com atividades mentais

A sua energia é adaptável: ele tem disposição para aventuras, mas também é um expert em momentos de soneca no sofá ao lado do seu humano.

Quanto à estimulação mental, não se deixe enganar pelo tamanho! O Kokoni é um cão muito inteligente e rápido a aprender. 

No entanto, essa inteligência vem com uma pitada de independência e teimosia. Isto significa que treinos com métodos positivos (como petiscos e elogios) são essenciais. 

Treinos repetitivos e negativos simplesmente não funcionam com esta raça.

Por fim, a personalidade do Kokoni não combina com o estereótipo “cão de colo frágil”. Ele é corajoso, destemido e pode até tentar enfrentar cães muito maiores se se sentir ameaçado ou para proteger a sua família. 

Esta confiança requer uma socialização cuidadosa desde filhote.

Gostou desse conteúdo? Confira nossa sessão de raças aqui no blog! Continue seguindo nossas redes sociais e blog para conteúdos semanais sobre cães e pets.

Fontes:

https://www.koe.gr/index.php/en/

Curiosidades caninas, Guia de raças
About Indianara Rocha

Indianara Rocha Graduada em letras pela UTFPR. Pós-graduada em Copywriting e Escrita Criativa. Com mais de 10 anos de experiência em escrita em plataformas digitais. Revisão/Curadoria: Fabiana Gubert Médica Veterinária formada pela PUC PR. Pós-graduada em Bem-estar e Comportamento Animal. Mãe de 5 pets (Sophie, Yumi, Mia, Sushi e Madruguinha).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *