As temperaturas frias vieram em cheio este ano, toda vez que o frio chega precisamos adaptar nossa rotina e casa para a estação, seja tomando um chocolate-quente e nos aquecendo embaixo das cobertas, seja acordando um pouco mais tarde e adaptando nosso dia a dia. O mesmo acontece com nossos pets! Quer saber como deixar o ambiente propício para o seu cachorro? Confira nossas dicas de cuidados com os cães no inverno.
Inverno e o comportamento canino
Antes de listarmos as dicas precisamos conversar sobre o comportamento do seu cão, nessa época entender o que acontece com ele irá te auxiliar a cuidar melhor do seu cachorro nesse período.
Cada raça e porte apresentará diferentes reações. Pets maiores e peludos tendem a ficar mais confortáveis em temperaturas baixas, os menores e de pelos curtos possuem predisposição para sofrerem mais com a estação.
Alguns dogs ficam sonolentos e com maior apetite, assim como nós humanos, o peso pode se alterar nessa época. Com o número de passeios reduzidos, alguns cachorros ficam estressados e com acúmulo de energia. O tédio, também, pode deixar seu cão mais carente, assim como ocasionar latidos e agressividade. Como podemos evitar que esses comportamentos negativos ocorram?
1- Atividades
Uma das razões principais do comportamento alterado é a mudança na rotina dos tutores, tendemos a passear menos e a praticar poucas atividades outdoor, fora de casa, então é imprescindível que você preencha a agenda do seu cachorro com atividades estimulantes, prestando atenção nos aspectos: alimentares, sensoriais, físicos, cognitivos e sociais. Confira mais sobre enriquecimento ambiental clicando aqui.
Separamos algumas atividades simples que podem facilmente entreter o seu cão em casa:
– Estenda uma toalha e espalhe ração por ela, em seguida enrole a ponta, conforme a imagem abaixo, depois faça um nó com as pontas. Depois é só liberar para ele “caçar a comida”
– Brinque com o faro do seu cão, pegue o brinquedo favorito dele ou algum objeto que possua cheiro característico, mostre-o e deixe ele cheirá-lo, após isso coloque o objeto distante, mas no campo de visão do pet, assim que ele o localizar recompense com carinho e petiscos. Vá aumentando o grau de dificuldade, até conseguir tapar os olhos do cachorro e esconder em outro ambiente.
– As atividades simples também são bem-vindas, você pode jogar a bolinha e esperar que ele traga novamente.
– Invista em atividades de estímulo cognitivo, o importante é manter seu cão estimulado e gastando energia.
2- Passeios
Para evitar que você e seu pet exponham-se ao frio, escolha os horários mais quentes ou com sol. Prefira passear nos picos de calor, assim a temperatura estará mais agradável. Uma dica importante para saber a hora de entrar é: você sentiu o friozinho e a vontade de entrar, seu pet provavelmente também!
3- Hidratação
Assim como nós a sede diminui com o frio, nas cidades mais geladas, a temperatura da água pode incomodar seu pet. Fique atento, caso precisa inclua alimentação úmida, como sachês, para seu cão.
Para algumas raças vale ficar atento ao ressecamento da pele.
4- Ambiente quentinho
Deixe o local em que o cão habita quentinho, espalhes almofadas e cobertas onde ele dorme.
Para os dias mais frios, uma compressa de água morna embaixo das cobertas pode ajudar, cuidado para a temperatura não machucar. Para os pets mais carentes, há a possibilidade de espalhar blusas com o cheiro do dono nesses ambientes, assim seu cão fica quente e tranquilo.
5- Vacinação em dia
A alteração do clima pode interferir no físico e emocional do seu cachorro, influenciando em sua imunidade, deixe as vacinas em dia para garantir a saúde de seu pet. Leia nosso artigo sobre Gripe Canina.
Torne o inverno agradável para o seu cão
Com nossas dicas você deve ter percebido o segredo é: ficar atento ao seu cachorro e adaptar a rotina dele! Em caso de dúvidas possuímos um time profissional para te atender.