Sempre ouvimos que o cão é o melhor amigo do homem, a frase é de autoria do advogado George Graham Vest, na defesa de Charles Burden e seu Foxhound, Old Drum, que foi assassinado pelo vizinho Leonidas Hornsby.
A frase ficou famosa, afinal todo tutor sabe o quanto seu pet é companheiro, mas será que o homem é o melhor amigo do cão?
Como o ambiente afeta a saúde e expectativa de vida do cão
Como o ambiente em que nossos cachorros vivem interfere na saúde e expectativa de vida dos nossos animais de estimação?
Para responder, a Universidade do Estado de Arizona realizou uma pesquisa, com um grupo de professores e alunos da instituição, que contou com a participação de mais de 21.000 tutores.
Em recentes publicações os pesquisadores revelaram quais fatos foram mais determinantes no impacto positivo do envelhecimento e saúde dos cachorros.
Usaram como critério três eixos: condição financeira, ambientação física e socialização.
Cada um deles apontou resultados interessantes, como famílias com condições elevadas proporcionam melhor acesso a veterinários e aumentam diagnósticos e tratamentos. Porém, o dado mais impressionante pertence ao eixo social, as relações sociais tiveram 5 vezes mais impacto que as outras, sendo o principal fator de saúde canina e expectativa de vida.
O melhor amigo do cão é o cão
Será que o homem é o melhor amigo do cão? Segundo essa pesquisa talvez esse não seja o caminho. Nossos cachorros nos adoram, lealdade e carinho não faltam a eles para nós.
Contudo, anos de domesticação e evolução não apagaram o comportamento natural de matilha de nossos pets. Eles são animais sociáveis, basta conviver por alguns minutos com qualquer dog que você irá perceber.
Porém, a pergunta central era: como essa convivência social afeta a saúde dos cães? Na pesquisa citada acima, o eixo social foi dividido da seguinte forma:
- Cães que passam tempo com idosos
- Cães que passam tempo com crianças
- Cães que passam tempo com outros cães
Descobriu-se que cães com casas com crianças tendem a ser os mais prejudicados, uma das hipóteses levantadas é que eles acabam por sofrerem com a divisão de atenção e cuidado dos tutores.
Já os cachorros com tutores idosos obtiveram uma saúde e expectativa de vida melhor do que os com crianças.
Entretanto, o grupo de destaque foi: cães que convivem com outros cães. Os cachorros que convivem com sua espécie demonstraram-se mais saudáveis, com maior expectativa de vida e maior índice de bem-estar.
Brianah M. McCoy, uma das autoras do projeto, afirmou que a mensagem para levar para casa é: ter uma boa rede e conexão social é fundamental para os cães que vivem conosco.
A pesquisa vem de encontro com o que os especialistas em veterinária comportamental já apontam, esses pets não devem ficar sozinhos e precisam de companhia, principalmente de outros cães.
Alternativas para convívio com outros cães
Agora que ficou claro que os cachorros precisam conviver com outros cachorros, que tal encontrar maneiras de proporcionar isso ao seu pet? Confira as dicas:
Melhor ter um ou dois cachorros?
Se possível adote sempre mais de um cão, assim seu cachorro não demandará tanta atenção exclusiva, além disso, um faz companhia ao outro e há cuidado mútuo.
É importante se atentar a raça e personalidade de cada pet, para que eles sejam compatíveis. Além disso, é recomendado seguir um processo de adaptação ao trazer um novo animal para casa.
Atenção: ter mais de um cão não significa que eles possam passar horas sozinhos, eles ainda precisam de atenção e supervisão.
Creche para cachorros
As creches para cachorros são uma das soluções mais completas para seu cachorro conviver com outros. Há socialização adequada e supervisão, garantindo que além de conviver com sua espécie, seu cão o fará em um ambiente ideal e monitorado, com outros cães saudáveis e atividades de enriquecimento ambiental.
Ainda, há a possibilidade de levar seu cachorro a parques com cães e grupos de encontros com raças, mas essas alternativas não são tão eficazes se usadas como únicas.
Primeiro por haver riscos de cachorros não imunizados infectarem-se reciprocamente. Segundo, porque não há uma socialização de longo prazo com vínculo.
Clube Pets
Quer um espaço para o seu cão socializar da melhor forma? Conheça nossa creche para cachorros!
Para saber mais saúde canina acompanhe nosso blog e Instagram. Entre em contato: aqui.
Fontes:
https://academic.oup.com/emph/article/11/1/187/7161464?login=false