06/09/2023

Cachorro pode comer pinhão? Saiba se é seguro oferecer.

um cão com uma tigela vazia na boca com cara de pidão.

É só pegarmos algo para comer que nossos pets já ficam com aquela carinha de pidonchos, né?  Apesar do impulso de alimentar nossos cachorros com o que comemos, é sempre preciso cuidado.

Por exemplo, se você está comendo aquele típico pinhão na brasa, a pergunta que surge é: será que cachorro pode comer pinhão?

Muitas vezes corremos para a internet e verificamos se o alimento pode ser consumido por cães, nessa hora, sempre procure uma fonte confiável, assegurada por um veterinário, como os conteúdos do Clube Pets.

Afinal, cachorro pode comer pinhão?

Cachorros podem comer pinhão? A resposta é sim, mas com moderação e o preparo correto. O pinhão é uma fonte de proteína, fibras, vitaminas e minerais, como ferro, zinco, fósforo e potássio.

Benefícios do pinhão para os cães:

• Fornece proteína, fibras, vitaminas e minerais essenciais;
  • Auxilia na melhora da saúde digestiva;
  • Fortalece a imunidade;
  • Previne doenças cardíacas e câncer.

No entanto, o fruto é rico em gorduras e calorias, podendo causar obesidade e outras doenças se consumido em excesso.

Como dar pinhão para cachorro?

O pinhão não pode ser dado ao cão da mesma forma que o comemos, confira as instruções adequadas:

• Ofereça o pinhão cozido ou assado, sem casca e sem sal;
  • Corte o pinhão em pedaços pequenos para evitar engasgos;
  • Não ofereça mais do que 1 ou 2 pinhões por dia para cães pequenos e 4 ou 5 pinhões por dia para cães grandes;
  • Se o cachorro tiver problemas de saúde, consulte um veterinário antes de oferecer.

Cachorro pode comer pinhão cru?

Não, cachorro não pode comer pinhão cru. Esse alimento cru contém tanino, que pode ser tóxico para os cães. A substância pode, ainda, causar vômitos, diarréias, dores abdominais e, até mesmo, levar ao óbito.

Além disso, o pinhão cru é difícil de ser digerido para os cães, podendo causar problemas digestivos, como inchaço e gases.

Alimentos proibidos para cães

Você sabia que há uma série de alimentos do nosso dia a dia que podem fazer mal aos nossos pets? Entre os vilões estão o chocolate, alho, cebola, café e uvas! Quer saber mais sobre o assunto, consulte nossa lista de alimentos proibidos para cães.

um cão olhando para uma mesa com croissants.

Cães podem comer comida humana?

Em geral, cães podem comer alguns alimentos humanos, mas é importante precaução. Alguns alimentos humanos podem ser tóxicos para cães, e outros causam problemas de saúde se consumidos em excesso.

Para saber mais sobre o assunto leia nosso artigo sobre alimentação natural e rações para cães.

Se você estiver preocupado com a dieta do seu cachorro, consulte um veterinário para ajudá-lo a criar uma dieta equilibrada e saudável, que atenda às necessidades do seu cão.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre o mundo canino, confira nosso blog e Instagram. Entre em contato: aqui.

Bem-estar animal, Saúde canina, Saúde veterinária