13/06/2024

Cachorro pode comer vegetais?

Um casal com um cachorro, com uma cesta de vegetais, oferecendo uma cenoura.

Sim, cachorros podem comer vegetais, excluindo os proibidos. Os cães podem ter a dieta complementada com legumes e verduras que, na medida certa, proporcionam um ótimo enriquecimento ambiental e alimentar.

É importante esclarecer que vegetais não servem como base da alimentação canina, devem ser oferecidos conforme recomendação veterinária, e considerando cada vegetal em específico.

Quais vegetais posso dar para o meu cachorro?

Quando falamos de vegetais, englobamos partes comestíveis das plantas, desde as raízes até as flores, incluindo verduras, legumes e ervas. Entre os vegetais que podemos incluir na alimentação canina temos:

• Abobrinha: vegetal rico em betacaroteno e com fibras na casca, excelente para a pele e visão, e auxilia a digestão;
  • Brócolis: rico em vitamina C, K e fibras;
  • Cenoura: outra fonte de betacaroteno, também é rica em vitamina A, potássio e fibras;
  • Chuchu: abundante em água e vitaminas;
  • Espinafre: fonte de vitaminas A, K e ferro;
  • Vagem: possui vitaminas A, C e K, e fibras.

Abaixo confira uma lista expandida com vegetais e legumes liberados para cães e as maneiras de servi-los, e quais são proibidos.

Um cão com uma verdura na boca, carregando ela como se fosse uma flor.

Vegetais liberados para cachorros e como servir:

Os vegetais a seguir podem ser oferecidos a cães, com acompanhamento veterinário, e da maneira correta:

• Abobrinha, crua ou cozida, com casca e bem higienizada;
  • Brócolis, cozido no vapor ou água, picado em pedaços pequenos;
  • Cenoura, crua ou cozida, ralada ou em pedaços pequenos;
  • Chuchu, cozido no vapor ou cozido levemente e picado em pedaços pequenos;
  • Espinafre, cozido no vapor e oferecido em pequenas quantidades devido ao alto teor de ácido oxálico;
  • Vagem, cozida no vapor ou cozida levemente;
  • Beterraba, cozida ou crua em pedaços pequenos;
  • Batata-doce, cozida ou assada, em pedaços pequenos;
  • Berinjela, cozida levemente, em pedaços pequenos, sem a casca;
  • Couve-flor, cozida no vapor ou água, picada em pedaços pequenos;
  • Mandioquinha, cozida, em pequenas quantidades, picada ou amassada;
  • Pepino, cru, em fatias finas ou picado.

Lembre-se: nenhum desses vegetais são recomendados em excesso, alguns podem afetar negativamente a dieta do seu cão se oferecidos em abundância.

Verduras e legumes proibidos para cachorros:

• Alho;
  • Cebola;
  • Cogumelos;
  • Tomate verde;
  • Batata-inglesa;
  • Batata verde;
  • Batata crua;
  • Broto da batata;
  • Pimenta;
  • Mandioca-brava;
  • Alho-poró.
Um cachorro sentando olhando para um prato que contém diversas verduras, legumes e vegetais.

Dúvidas frequentes sobre quais verduras e legumes cães podem comer:

Pode dar cenoura para o cachorro?

Sim, você pode dar cenoura para o seu cachorro sem problemas!

Como citamos acima, a cenoura é rica em vitaminas e minerais importantes para a saúde deles, como vitaminas do complexo B e C, além de potássio, antioxidantes e betacaroteno convertido no organismo em vitamina A.

Como oferecer cenoura ao seu cão:

• Crua ou cozida: sem temperos em seu cozimento, em pedaços pequenos ou ralada;
  • Moderação: oferecida como um petisco ou complemento à dieta regular do seu cão;
  • Introdução gradual: introduzida gradualmente na dieta do seu cachorro, sempre observando se há reações adversas, como diarreia ou vômitos.

Pode dar alface para o cachorro?

Sim, a alface pode ser oferecida para o seu cachorro, ela é rica em nutrientes como as vitaminas A, C e K e minerais como potássio, magnésio e ferro.

Como dar alface para o seu cachorro: lave bem, retire os talos e pique ou rasgue para facilitar a digestão, assim como a cenoura: ofereça com moderação e uma introdução gradual, observando se há reações adversas.

Pode dar beterraba para o cachorro?

Sim, você pode dar beterraba para o seu cachorro com segurança, ela é uma ótima fonte de potássio, magnésio, ferro e manganês, bem como vitaminas A, B6, C e K e alto teor de antioxidantes.

Como dar beterraba para o seu cachorro: a beterraba deve ser cozida ou assada, cortada em pequenos pedaços, sem a casca. Como todos os vegetais, introduza-a gradualmente e observando se há reações do animal.

Entenda melhor sobre como enriquecer a alimentação do seu cão:

Alimentação natural para cães ou rações?

Cachorro pode comer fruta?

Receitas de petiscos naturais para cães

Alergias alimentares em cães

Esse conteúdo foi útil? Continue seguindo nossas redes sociais e acesse o nosso blog para mais.

Precisa de veterinário? Tem dúvidas? Ou procura uma creche para cachorros em Curitiba? Entre em contato.

Alimentação canina, Alimentação natural cães, Bem-estar animal
About Indianara Rocha

Indianara Rocha Graduada em letras pela UTFPR. Pós-graduada em Copywriting e Escrita Criativa. Com mais de 10 anos de experiência em escrita em plataformas digitais. Revisão/Curadoria: Fabiana Gubert Médica Veterinária formada pela PUC PR. Pós-graduada em Bem-estar e Comportamento Animal. Mãe de 5 pets (Sophie, Yumi, Mia, Sushi e Madruguinha).