31/05/2024

Cachorro pode comer fruta?

Um Pug deitado em uma mesa cercado de maças.

Cachorro pode comer fruta? Sim, mas com moderação! Frutas não podem ser a base da alimentação dos cães, apesar de serem ótimos complementos. Há, também, aquelas que podem fazer mal.

Pense naquele dia quente de verão, você começa a descascar uma manga geladinha, quando seu pet para na sua frente com a carinha do gato do Shrek, então bate aquela dúvida: posso ou não oferecer?

É importante se informar com um profissional veterinário sobre a alimentação natural para cães e quais frutas podem ser usadas para enriquecimento ambiental. Continue lendo para descobrir quais frutas dar para seu cão.

Quais as frutas que posso dar para meu cachorro?

As frutas devem ser oferecidas aos cães em natura e higienizadas, evite modificar a textura, nunca sirva em forma de sucos.

Frutas para oferecer ao seu cachorro:

• Amora;
  • Caqui;
  • Framboesa;
  • Goiaba;
  • Jabuticaba;
  • Kiwi;
  • Mirtilo;
  • Morango.

Frutas para oferecer ao seu cachorro (sem cascas, sementes ou caroço):

• Abacaxi;
  • Banana;
  • Laranja;
  • Maçã;
  • Mamão;
  • Manga;
  • Melancia;
  • Melão;
  • Mexerica;
  • Damasco;
  • Pera;
  • Coco
  • Pêssego.

Abaixo responderemos às dúvidas mais comuns sobre as frutas que podem ser oferecidas aos cães, detalhando seus benefícios e preparação.

Pode dar banana para o cachorro?

Sim, a banana deve ser oferecida sem a casca, ela é uma excelente fonte de potássio e vitamina B6, auxiliando na função muscular e nervosa.

No entanto, ofereça com moderação devido ao teor de açúcar, e lembre-se de escovar os dentes do seu cão regularmente.

Pode dar morango para o cachorro?

Sim, mas com moderação, morango tem baixo nível de açúcar, então, ofereça à vontade. Eles são uma ótima fonte de antioxidantes e vitamina C, beneficiando a saúde da pele e do pelo.

Pode dar laranja para o cachorro?

Sim, sem casca ou sementes, em poucas quantidades, conforme o porte do seu cão. Essa fruta é uma opção para inserir potássio e vitamina C na dieta do seu pet.

Pode dar maçã para o cachorro?

Sim, com casca inclusive! A maçã possui baixa caloria, é rica em vitamina A e C e funciona como um snack perfeito para os cães. Evite as sementes e os caules.

Entenda mais sobre alimentação natural canina aqui.

Uma mulher a mesa com seu cão sentados de frente um para outro, com uma tigela de morangos.

O que o cachorro não pode comer de jeito nenhum?

Apesar de frutas, legumes e verduras, serem possibilidades de um enriquecimento alimentar para os pets, há alimentos que devemos passar longe por oferecerem riscos para eles. Afinal, quais são os alimentos proibidos para cães?

• Todas as bebidas alcoólicas;
  • Leite e seus derivados;
  • Café;
  • Chá-preto;
  • Bebidas gaseificadas;
  • Adoçantes;
  • Chocolate;
  • Uvas com caroços;
  • Uvas-passas;
  • Abacates;
  • Carambola;
  • Cogumelos;
  • Cebolas;
  • Tomates verdes.

Com essas informações agora você sabe o que pode oferecer para seu pet com tranquilidade! Continue acompanhando nosso Instagram e blog para informações sobre alimentação canina.

Alimentação canina, Alimentação natural cães, Bem-estar animal
About Indianara Rocha

Indianara Rocha Graduada em letras pela UTFPR. Pós-graduada em Copywriting e Escrita Criativa. Com mais de 10 anos de experiência em escrita em plataformas digitais. Revisão/Curadoria: Fabiana Gubert Médica Veterinária formada pela PUC PR. Pós-graduada em Bem-estar e Comportamento Animal. Mãe de 5 pets (Sophie, Yumi, Mia, Sushi e Madruguinha).