14/06/2024

Cães filhotes: quando mandar para creche?

Um cão filhote correndo com uma bolinha na boca pelo campo.

Ter um cão filhote é uma das experiências mais gostosas que um tutor pode ter. Eles são fofos, engraçados e tem um cheiro maravilhoso. Mas, em contrapartida, há energia demais e ainda estão aprendendo a se comportar.

Ao adotar um filhote devemos preparar o ambiente físico e psicológico para receber o novo membro. Consultas ao veterinário, vacinas e rotina de alimentação farão parte da rotina. E a creche? Cães filhotes: quando mandar para a creche?

A partir de quando meu cão filhote pode ir para uma creche para cachorros?

Normalmente cães filhotes podem frequentar uma creche para cachorros com 16 semanas, ou seja, 4 meses de vida, após completarem o cronograma de vacinas do primeiro ano.

Essa recomendação vale para a socialização com outros cães e animais em geral, caso seu filhote por algum motivo demore mais para completar as vacinas, o indicado é esperar de 15 a 21 dias após a última dose.

Além da vacinação, algumas creches irão pedir o controle de ectoparasitas e vermífugo atualizados. Esse procedimento garante que apenas cães saudáveis convivam entre si.

Resumindo: cães com mais de 16 semanas, com as vacinas atualizadas, vermífugos e ectoparasitas em dia, podem frequentar uma creche para cachorros.

Por que cães filhotes devem frequentar creches para cachorros?

Existem vários benefícios para cães filhotes que frequentam creches para cachorros, tanto para os pequenos quanto para os tutores, confira alguns deles abaixo.

A interação com outros cães é uma necessidade canina, em uma creche é possível garantir um ambiente seguro e supervisionado para os filhotes interagirem com outros cães de diferentes tamanhos, raças e temperamentos.

Nessa interação saudável entre cães, os filhotes aprendem a se comunicar, brincar e se relacionar de forma adequada com outros animais, reduzindo o risco de timidez, medo ou agressividade no futuro.

Outra vantagem é o contato com pessoas, há cães que estranham humanos alheios ao convívio familiar, o que pode ser inconveniente para o bem-estar dele, quando precisa ir ao veterinário ou ficar com alguém novo.

Em uma creche o filhote tem contato com diversos cuidadores e outros frequentadores, habituando ele à presença de pessoas diferentes e desenvolvendo suas habilidades de socialização com humanos.

As creches são ideais para filhotes praticarem exercícios físicos, assim eles gastam energia com brincadeiras, corridas e atividades em grupo. Promovendo saúde, com a manutenção do peso ideal e o tédio e comportamentos destrutivos em casa.

Nesse ambiente seu cão também terá muita estimulação mental, ajudando aos filhotes a desenvolverem a inteligência, aprenderem novos comandos e se manterem mentalmente ativos.

Uma creche para cães filhotes irá proporcionar, também, uma rotina estruturada, com horários para alimentação, brincadeiras, descanso e interação social. Reduzindo problemas comportamentais e facilitando o adestramento em casa.

Além dos benefícios e motivos gerais, as duas razões mais importantes para que seu cão filhote frequente uma creche para cachorros são a socialização e o enriquecimento ambiental fundamentais nessa fase da vida.

Um cão filhote ao ar livre brincando com cordas.

Como escolher a creche para cachorro para meu filhote?

Agora que você já sabe quando e porque seu filhote deve frequentar uma creche para cachorros, listemos algumas dicas para te auxiliar na escolha do melhor local para seu pet:

1. Pesquise suas opções: comece buscando online, leia as avaliações e observe a reputação do local, além disso, peça indicações a outros tutores e veterinários.
  2. Avalie os locais: visite as creches que te interessaram, observe as instalações, converse com os responsáveis, confira o espaço, equipamentos, higiene e limpeza.
  3. Conheça a equipe: verifique a experiência e treinamentos dos envolvidos nos cuidados e administração da creche.
  4. Verifique os procedimentos: há avaliação antes dos cães entrarem na creche? Exigem vacinas e outros comprovativos? Há profissionais habilitados em primeiros socorros?
  5. Confira as atividades: certifique-se que seu cão terá acesso a exercícios físicos, socialização e enriquecimento ambiental.

Quer saber mais sobre a escolha da creche para cachorros? Clique aqui.

Clube Pets creche para cachorros em Curitiba

No Clube Pets, seu melhor amigo passa o dia se divertindo com outros cães, em um ambiente seguro e adaptado às necessidades de todos os portes, temperamentos e níveis de energia.

Em uma área de 1000 m² monitorada, ele terá espaço para correr, brincar, aprender e relaxar. Temos áreas com grama sintética e natural, área coberta, espaço para alimentação e quartos de descanso com musicoterapia para as sonecas.

Seu cão merece o melhor! Acesse nosso site ou entre em contato para saber mais.

Creche para cachorros
About Indianara Rocha

Indianara Rocha Graduada em letras pela UTFPR. Pós-graduada em Copywriting e Escrita Criativa. Com mais de 10 anos de experiência em escrita em plataformas digitais. Revisão/Curadoria: Fabiana Gubert Médica Veterinária formada pela PUC PR. Pós-graduada em Bem-estar e Comportamento Animal. Mãe de 5 pets (Sophie, Yumi, Mia, Sushi e Madruguinha).