16/01/2024

Castração de cães e gatos: cuidados pós-castração.

A castração é um ato de amor, que traz benefícios para saúde e bem-estar animal. A cirurgia é um procedimento simples, mas exige cuidados, que começam antes mesmo do procedimento, entenda quais são os cuidados pós-castração.

O que fazer antes da castração?

Antes da castração é importante seguir corretamente os cuidados pré-operatórios para garantir a segurança do pet como: o animal deve estar em jejum, com as vacinas em dia e com a saúde verificada.

O que fazer antes da castração?

• Leve o seu pet ao veterinário para uma avaliação pré-operatória. Ele examinará seu cão ou gato para garantir que ele está saudável para a cirurgia,  obrigatoriamente examespré-operatórios serão necessários.
  • Verifique se o pet está com as vacinas em dia. O profissional pode recomendar que você atualize as vacinas antes da cirurgia.
  • Confira se a desparasitação está em dia.
  • Alimente o seu dog ou gato com uma refeição leve na noite anterior à cirurgia. Seguindo a orientação de jejum recomendada. Normalmente é recomendado 12 horas de jejum alimentar antes da cirurgia.
  • Para cães, dê banho nos dias anteriores a cirurgia.
  • Não dê água ao seu animal de estimação nas seis a oito horas anteriores à cirurgia.
  • Arrume um local confortável para o pet descansar depois da cirurgia. O local deve ser calmo e seguro, sem acesso a escadas ou outros objetos que possam causar acidentes.

Além dessas dicas, o veterinário pode sugerir mais opções e orientações  , é importante seguir as recomendações para uma recuperação adequada e rápida.

Quanto tempo de jejum antes da castração?

O jejum antes da castração é total, sem alimentos sólidos, pastosos ou líquidos, incluindo água. Dos sólidos de 12h e água de 6h a 8h  O tempo exato de jejum dependerá da espécie do animal, raça, peso e tipo de anestesia.

Por isso, sempre consulte o seu veterinário para saber o tempo exato, bem como outras informações pré-cirúrgicas.

Um cachorro em uma mesa cirúrgica com dois profissionais, realizando um ultrassom.

Quais são os cuidados pós-castração?

Após a castração, o veterinário e equipe irão observar seu pet nas primeiras horas, até ele ser liberado, nesse momento os cuidados pós-castração são essenciais.

Cuidados pós-castração:

• Repouso: o paciente deve ficar em um local tranquilo e confortável, sem acesso a escadas ou objetos que possam causar acidentes. O repouso absoluto é recomendado por pelo menos 7 dias.
  • Contato com outros animais: se houver outros animais de estimação na casa, cuide para não importunarem  durante a recuperação. Principalmente com gatos, já que o pet estará com um cheiro diferente, podendo gerar conflitos.
  • Colar elizabetano ou roupa cirúrgica: use a alternativa que o profissional indicar, ela pode variar conforme a raça ou sexo do animal.
  • Alimentação: deve ser oferecida gradualmente, segundo a orientação do veterinário. A água deve estar sempre disponível. Ofereça alimentos leves e fáceis de digerir.
  • Limpeza da ferida:  o local da cirurgia deve ser limpo com água e sabão neutro ou antissépticos. Os pets não podem ter acesso ao local para não estourar e nem contaminar os pontos com a lambedura.
  • Medicamentos: o pet pode receber medicamentos para controlar a dor e a inflamação, esses podem ser administrados conforme o indicado pelo veterinário.

Além desses cuidados acima, dependendo da técnica usada, bem como o material escolhido, haverá a questão dos pontos, há casos em que são absorvidos pelo organismo, outros que precisam ser retirados pelo veterinário.

IMPORTANTE: durante o pós-operatório o tutor deve monitorar o animal diariamente para verificar se há sinais de complicações, como:

• Febre;
  • Inchaço ou vermelhidão na ferida;
  • Secreção na ferida;
  • Perda de apetite  após o efeito da anestesia cessar.

Quanto tempo demora a recuperação de um cachorro castrado?

A recuperação de um cachorro castrado geralmente dura entre 7 e 10 dias. Durante esse tempo, é importante seguir os cuidados pós-operatórios recomendados pelo médico veterinário.

O que o cachorro não pode fazer depois de castrado?

O cão não deve fazer nada que possa colocar em risco a recuperação da cirurgia:

• Exercícios físicos intensos: o cachorro deve ficar em repouso absoluto por pelo menos 7 dias. Isso é importante para garantir que a ferida cicatrize adequadamente.
  • Subir e descer escadas: elas podem causar estresse na ferida e aumentar o risco de infecção.
  • Pular e correr: os movimentos bruscos causam abertura dos pontos.
  • Lamber a ferida: o pet deve ser impedido de lamber a ferida para evitar que ele a infecte.

Clube Pets: o melhor lugar para o seu pet

No Clube Pets, oferecemos serviços veterinários, para que você possa cuidar do seu melhor amigo com tranquilidade.

Temos nossa creche para cachorros, um ambiente seguro e amigável, com espaço para cães de todas as idades, tamanhos e temperamentos.

Oferecemos atividades desenvolvidas segundo as necessidades de cada pet, para que eles se exercitem, socializem e se divirtam. Entre em contato.

Saúde canina, Saúde veterinária