E-mail: contato@clubepets.com.br

Blog

26/04/2024

Como cuidar de um cão cego?

Um cão cego sentado na grama sendo escovado

A cegueira em pets não é incomum, seja por consequências do envelhecimento ou por alguma enfermidade. É comum que cachorros cegos não sejam adotados ou sofram de abandono por parte de alguns tutores. 

Como a maioria dos cachorros, os pets sem visão estão cheios de amor para dar e só precisam de uma pitada de adaptação para terem uma vida feliz e de qualidade. Saiba como cuidar de cães cegos lendo esse artigo. 

Como age um cachorro cego?

Para cuidar de um cão cego, primeiro precisamos entender como ele age e os seus comportamentos comuns, como já citamos, esses pets se adaptam muito bem a essa condição de vida. 

Eles passam a usar seus outros sentidos, como audição e olfato, para navegar pelo mundo e interagir com seu ambiente. Conheça alguns comportamentos que poderão surgir em cachorros cegos:

  • Bater em objetos: é comum baterem em móveis, paredes e outras obstruções enquanto se locomovem, porque não podem ver os objetos à sua frente;
  • Hesitar em subir ou descer escadas: eles hesitam em subir ou descer escadas, no começo precisarão de ajuda para a tarefa, mas com prática aprendem sozinhos;
  • Sonolência: alguns cães podem ter uma diminuição nas atividades, ficando um pouco mais sonolentos;
  • Andar em círculos: ao ficarem confusos ou desorientados podem andar em círculos, normalmente eles usam o olfato para se orientar, mas ao não encontrar um ponto familiar ficam rodando;
  • Assustar-se com barulhos repentinos: normalmente eles se assustam com barulhos repentinos ou estrondosos.

Como cuidar de um cão cego?

Agora que já sabemos os comportamentos esperados dos cães cegos, como cuidar deles? Adaptando a vida, ambiente e rotina considerando os outros sentidos. 

A visão é um sentido muito usado por nós humanos, então fica difícil entender como os pets se adaptam tão bem na ausência dele, mas lembre-se que o olfato e a audição são aguçados em cachorros

Existem pontos de atenção quando se trata de cuidar de cachorros cegos como:

  • Adaptar o comportamento para riscos novos: com a ausência da visão o cão levará um tempo para se acostumar, evite aproximações abruptas e silenciosas, tanto em casa quanto de estranhos;
  • Evite oferecer alimentação com as mãos: petiscos, rações, frutas e outros, procure colocar perto do focinho e em uma superfície, não use as mãos para não correr riscos de mordeduras; 
  • Rotina de locais: vá sempre aos mesmos locais e de preferência seguindo os mesmos caminhos, assim, em ambientes familiares, o cão fica mais calmo e seguro;
  • Treinamento específico: ao treinar e nos comunicarmos com nossos cães é comum a linguagem corporal ter um papel importante, porém, com pets sem visão precisamos adaptar os comandos para apenas voz. 

E o mais importante: prepare os ambientes para seu cachorro cego, confira a seguir como. 

Um cão cego branco e pequeno brincando com uma bola em sua boca.

Como preparar o ambiente para um cão cego?

Preparar o ambiente é um dos pontos mais importantes, além de facilitar a vida do pet, trará mais confiança e tranquilidade, evitando o estresse. 6 dicas para preparar o ambiente para um cão cego:

  1. Mapeamento da casa;
  2. Uso de odores;
  3. Corredores livres;
  4. Remoção de objetos perigosos;
  5. Acessórios em locais fixos;
  6. Manutenção do layout e disposição do ambiente. 

Mapeamento da casa

O cachorro cego irá mapear sua casa e ambiente em sua mente, cabe aos tutores auxiliar nessa tarefa. Primeiro separe em sua casa locais para alimentação, necessidades fisiológicas e cantos de descanso.

Prepare esses ambientes de forma convidativa e apresente eles ao seu cão, ofereça petiscos no local de comer, deixe o canto dele confortável e cercado de cheiros familiares. 

Uso de odores

Use o olfato do seu cachorro ao seu favor, para isso, use odores naturais, como o seu, o de alimentos, e os sintéticos, conforme a indicação de um veterinário de confiança. 

No mercado há uma diversidade de odores, como os que irão deixar seu pet relaxado e os que sinalizam os locais ideais para ir ao banheiro. 

Corredores livres

Deixe os corredores da casa e locais de movimentação livres, seja reajustando os móveis, ou mantendo brinquedos longe deles. 

Pense, seu cão precisará usar essas passagens, se elas estiverem com obstrução, eles não saberão e poderão se machucar. 

Remoção de objetos perigosos

Além da livre passagem de corredores, é preciso observar todos os cômodos e retirar objetos que podem ser perigosos, como os pontiagudos, pesados e tóxicos. 

Acessórios em locais fixos

Os acessórios do cachorro, como pote de comida ou água, tapete higiênico, cama e brinquedos, devem permanecer em locais fixos, para que sempre que o pet queira acessá-los encontre com facilidade. 

Manutenção do layout e disposição do ambiente

Uma vez o ambiente preparado, ele deve manter-se igual, evite modificar móveis de locais, ou mudar os espaços que o cão usa. 

Ao modificar o layout do ambiente precisará começar o processo de adaptação novamente. 

Brincadeiras para cães cegos

Brincar com o seu cão cego é fundamental para a saúde, bem-estar e qualidade de vida dele. Confira ideias de brincadeiras para cachorros cegos.

  • Brincadeiras com cheiro: aproveite esse sentido, esconda petiscos para ele procurar, use ervas para um enriquecimento olfativo, além disso, existem tapetes olfativos especiais para cães cegos;
  • Brincadeiras com som: com sinos e guizos, não utilize sons muito altos a ponto de incomodar ou assustar, você pode brincar de esconde-esconde utilizando eles para seu cão o achar;
  • Brincadeiras com diferentes texturas: ofereça diversas texturas para seu cão morder ou rolar, existem também brinquedos prontos com elas, assim seu pet irá explorar o tato;
  • Brincadeiras com água: aqui vale nadar em piscinas, ou o banho de mangueira, no qual o pet tenta caçar o jato de água;
  • Cabo de guerra: um clássico que vários cães amam, com uma corda brinque de cabo de guerra com o cão;
  • Caça ao tesouro: esconda petiscos em baixo de objetos como caixas ou potes e deixe que seu cão o ache; 
  • Corrida de obstáculos: usando objetos familiares e não perigosos, crie percursos para o seu cão superar obstáculos. Sempre fazendo uma adaptação prévia.

Aqui no Clube Pets temos a estrutura e profissionais para auxiliar você e seu cão cego, converse conosco. Continue acompanhando nosso blog e redes sociais!

Bem-estar animal, Comportamento canino, Saúde canina
About Indianara Rocha

Indianara Rocha Graduada em letras pela UTFPR. Pós-graduada em Copywriting e Escrita Criativa. Com mais de 10 anos de experiência em escrita em plataformas digitais. Revisão/Curadoria: Fabiana Gubert Médica Veterinária formada pela PUC PR. Pós-graduada em Bem-estar e Comportamento Animal. Mãe de 5 pets (Sophie, Yumi, Mia, Sushi e Madruguinha).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *