14/06/2024

Pastor-alemão: curiosidades e tudo sobre a raça

Um cão Pastor-alemão sentado olhando para frente enquanto um homem conversa com ele e faz carinho, ao fundo montanhas e vegetação.

Em geral, os cães são conhecidos como melhores amigos do homem, mas os tutores que tem a sorte de cuidar de um Pastor-alemão conhecem essa frase mais profundamente.

Esses pastores são inteligentes, fiéis, carinhosos e protetores, saiba mais sobre o Pastor-alemão de curiosidades a raça e personalidade.

8 Curiosidades sobre o Pastor-alemão

1. O nome da raça em alemão é Deutscher Schäferhund;
  2. Outro nome dado a eles é Lobo-da-alsácia, ou Pastor-alsaciano, usado por britânicos pela semelhança com os lobos da região;
  3. Na década de 70 a raça ficou famosa pela série de filmes “Rin Tin Tin”
  4. Outro famoso sucesso da raça no cinema foi o filme K9 – Um Policial Bom Pra Cachorro, com o cão Jerry Lee.
  5. É uma das raças de cães mais inteligentes do mundo, estando sempre no top 5 de inteligência de raças, ocupando atualmente a terceira posição;
  6. Há duas estrelas na Calçada da Fama pertencentes a cães atores da raça, uma delas para o Rin Tin Tin e a outra para Strongheart, um dos primeiros cães atores;
  7. Em 2020, um programa finlandês usou Pastores-alemão para detectar o coronavírus em pessoas.
  8. Nos Estados Unidos eles são considerados heróis nacionais, principalmente pelo trabalho nas ações de resgate no Atentado de 11 de Setembro.

Origem e história do Pastor-alemão

Como o nome sugere, essa raça vem de uma linhagem de cães pastores alemães, os primeiros exemplares desse pet como conhecemos hoje apareceram no século XIX.

Foi o Capitão Max von Stephanitz, um oficial da cavalaria alemã, que iniciou o cruzamento entre linhagens das regiões norte e central da Alemanha para chegar nos ancestrais do Pastor-alemão moderno.

O capitão fundou também o primeiro clube da raça e passou 35 anos promovendo-o. Como alguns cães japoneses, após a Segunda Guerra Mundial houve preconceito com a espécie por sua origem.

Nos anos 90 recuperou sua popularidade por participações em produções de cinema e ótimo desempenho para guarda e policiamento.

Padrão de raça Pastor-alemão

A aparência de um cão Pastor-alemão é de tamanho médio, levemente alongado, musculoso e de construção geral sólida. Confira o padrão da raça:

• Grupo 1: Cães Pastores e Boiadeiros;
  • Seção 1 – Cães Pastores;
  • Altura: macho de 61 a 66 cm, fêmea de 56 a 61 cm;
  • Peso: macho de  29,5 a 40,8 kg, fêmea de 22,7 a 31,8 kg;
  • Trufa: preta;
  • Dentição: forte, saudável e completa (42 dentes);
  • Mordedura: articulada em tesoura;
  • Olhos: médios, amendoados, sutilmente oblíquos;
  • Cor dos olhos: o mais escuro possível;
  • Orelhas: eretas, médias e alinhadas;
  • Patas: arredondadas, bem fechadas e arqueadas;
  • Pelo: variedades de pelo com camada dupla e de pelo externo longo e duro, ambas com subpelo;
  • Cor da pelagem: pretos com marcas marrom-avermelhado, marrom e amarela, até o cinza-claro. Preto unicolor ou cinza com um sombreado mais escuro (encarvoado); máscara e manto pretos.

Qual a diferença entre o Pastor Alemão e Pastor Capa Preta?

Nenhuma, na verdade, o Pastor-alemão e Pastor Capa Preta são nomes para a mesma raça.

A expressão “Pastor Capa Preta” é popularmente utilizada no Brasil para se referir à variedade da raça com pelagem predominantemente preta no dorso, como se fosse uma capa.

O que você precisa saber antes de ter um Pastor Alemão?

Prepare-se para achar um companheiro de vida, a lealdade pode ser um ponto comum em muitos cães, mas para os Pastores-alemão é o principal traço de suas personalidades.

São considerados os melhores trabalhadores universais entre os cachorros, sendo usados como cães de suporte, cães policiais e outras funções. São ágeis, fortes e inteligentes.

Sempre nas relações com o tutor e família demonstram lealdade, confiança, coragem e firmeza. São capazes de treinamento para comandos de diversas tarefas.

Socialmente são levemente reservados com estranhos, o que pode ser administrado com socialização adequada, amam brincar, são adaptáveis e extremamente protetores.

Em geral, possuem alto nível de energia e precisam de estímulos mentais e físicos, apesar disso não são tão vocais. Amam a família e crianças, não são tão abertos a outros cães.

Cuidados com a saúde e higiene do Pastor-alemão

Doenças comuns em Pastores-alemão

Com exercício físico recomendado, e os cuidados padrões, a raça é saudável com ótima expectativa de vida, entretanto fique atento à:

• Displasia do quadril;
  • Displasia do cotovelo;
  • Doença de Von Willebrand;
  • Pancreatite;
  • Dermatite.

Esse texto foi útil para você? Então acompanhe nosso blog e redes sociais e receba conteúdos sobre curiosidades e informações sobre raças, saúde e bem-estar animal.

Fontes:

Curiosidades caninas, Guia de raças
About Indianara Rocha

Indianara Rocha Graduada em letras pela UTFPR. Pós-graduada em Copywriting e Escrita Criativa. Com mais de 10 anos de experiência em escrita em plataformas digitais. Revisão/Curadoria: Fabiana Gubert Médica Veterinária formada pela PUC PR. Pós-graduada em Bem-estar e Comportamento Animal. Mãe de 5 pets (Sophie, Yumi, Mia, Sushi e Madruguinha).