Por que meu cachorro fica girando?

Um cachorro girando, indo atrás do seu rabo, em um campo aberto.

Todo tutor já observou seu cão girando, não? Mas esse comportamento, aparentemente normal, pode ser sinal de que algo não está bem? Quando se preocupar?

Em geral, se o cachorro gira sem parar com frequência, perdendo equilíbrio e controle é sinal de alerta.

Continue lendo e entenda porque seu cão fica girando, quando isso é um risco ou não e o que fazer.

Por que cachorros giram?

Cães tem o hábito natural de girar, seja antes de dormir, de fazer cocô ou brincando. Isso ocorria com seus antepassados por vários motivos, que hoje praticamente não significam nada, algumas possíveis razões são:

• Antes de fazer necessidades: mascarar a direção do cheiro pelo sentido do vento e evitar predadores;
  • Antes de dormir: uma das possibilidades envolve também o vento,  supostamente giravam para encontrar os fluxos de vento, para escolherem os locais de descanso ou as posições mais confortáveis

Quando o cachorro fica girando o que pode ser?

Então, girar não é um problema? Em geral, não, apenas quando o hábito se intensifica.

Principalmente quando o pet gira sem parar, podendo significar que seu cão está com:

• Síndrome vestibular, essa condição em cães é uma disfunção neurológica que afeta o sistema vestibular do pet, responsável pelo equilíbrio e coordenação;
  • Otites, inflamações nos ouvidos, que causam coceiras e dor, pela sua localização, o animal tende a inclinar a cabeça e girar;
  • Tumores cerebrais, comumente são silenciosos em relação aos sintomas, causando principalmente problemas comportamentais, como girar sem parar;
  • Tédio, cães entediados não são apenas pets com um sentimento incômodo, é antinatural e não saudável para eles, por isso problemas comportamentais, como girar excessivamente, aparecem;
  • Dores, diversas doenças e incômodos podem desencadear comportamentos anormais em cães;
  • TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo, infelizmente nossos pets também são afetados por essa comorbidade, que pode se manifestar com o giro sem parar.

Para um diagnóstico não esqueça de consultar um profissional veterinário de confiança.

O que é Transtorno Obsessivo Compulsivo no Cachorro?

O TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo, em humanos é caracterizado pela presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões.

No caso dos cães, podemos classificar a presença do TOC por ações repetidas, constantes e sem propósito aparente.

Conforme artigo publicado na Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública, as causas do transtorno variam entre as biológicas e ambientais.

Ainda, segundo o estudo, animais que não possuem interação com a natureza ou seus pares, que vivem em ambientes pequenos e confinados que não possibilitam comportamentos naturais seriam os mais propensos ao TOC.

O TOC em cães tem uma variação de comportamentos repetidos, indo de lambeduras excessivas, perseguição à cauda, latir excessivamente até ficar girando sem parar.

Como tratar TOC em cães?

Para o tratamento de TOC em cachorros há a possibilidade de intervenção farmacológica e comportamental. O mais indicado é começar pela comportamental, ao persistir mesclar ambas.

Para a via do comportamento, geralmente há recomendações que envolvem: mudança de ambiente, dessensibilização dos estressores e modificação do comportamento do tutor.

Assim como para os humanos, o tratamento farmacológico recomendado usa de bloqueadores de recaptação de serotonina.

Para iniciar o tratamento é preciso o diagnóstico feito por um veterinário especializado com a observação do comportamento do cão.

Como prevenir o TOC em cachorros?

Para prevenir o TOC em seu pet o ideal é eliminar os fatores ambientais que causam o transtorno, garantindo uma qualidade de vida ao seu cão.

Para isso proporcione acesso à:

• Ambiente e comportamento natural: aqui o tamanho do ambiente e tipo interfere, o cachorro precisa passar tempo no ar livre, sem estar confinado, com espaço para se exercitar, cavar, correr e rolar na grama;
  • Interação com cães: cachorros são extremamente sociais, passar tempo com seus tutores não anula a necessidade de socializarem com outros da sua espécie;
  • Enriquecimento ambiental: um dos principais aliados contra o TOC, depressão canina, ansiedade de separação e outros transtornos mentais, com ele você cuida da saúde física e mental do seu melhor amigo.

Entenda melhor como o enriquecimento ambiental e a socialização auxiliam na melhora da qualidade de vida dos cachorros.

Clube Pets: seu aliado na prevenção e tratamento do TOC

No Clube Pets possuímos uma clínica veterinária com farmácia completa para diagnosticar e tratar seu cão.

Além disso, possuímos uma creche para cachorros com estrutura desenvolvida para a saúde física e mental de seu pet.

Converse conosco. Siga nossas redes sociais para mais informações e acompanhe nosso blog.

Artigo citado:

FERREIRA, Tiago Cunha; SOUSA, Carmen Vládia Soares; COSTA, Paula Priscila Correia. Transtorno Obsessivo Compulsivo em cães e gatos. Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública. Acesso em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/32567/pdf

Comportamento canino, Saúde canina