31/05/2021

Você sabia que sono do seu cachorro é muito importante para a saúde dele? Saiba como descobrir se seu cão está dormindo adequadamente!

Quando conversarmos sobre sono é normal aquela máxima de: passamos quase metade de nossas vidas dormindo, então para nós, humanos, o sono é vital! E para nossos cachorros? Conversaremos a seguir sobre a importância do sono para os cães!

Assim como em pessoas, o dormir para cachorros tem função revitalizadora, durante o sono, seu cão recupera as energias gastas durante o dia e se prepara para cumprir as funções básicas necessárias para o dia seguinte. Por causa disso, é importante notar a recorrência com que seu pet dorme, como outros mamíferos, sono demais ou sono de menos, pode indicar anormalidades. Como podemos identificar se nossos cães estão dormindo bem?

Quantas horas por dia um cachorro dorme?

Não há um número exato de horas de sono que um cão deve dormir. Dependerá da personalidade de seu cão, da raça, da idade, do peso e do ambiente. Em geral, filhotes dormem mais, para cães adultos a média é entre 8 a 10 horas.

Há raças predispostas a dormirem durante maiores períodos, além disso, o ritmo de vida que o cão leva poderá interferir. É importante observar o seu cão para entender qual é o comportamento dele com o sono.

Como saber se meu cachorro dorme demais?

O primeiro indicativo é a mudança de comportamento, se seu cão costumava ficar acordado em certos períodos, mas agora começa a dormir, pode ser um sinal. É ideal, também, tentar anotar as horas que ele anda dormindo.

Diferente de algumas espécies domésticas, o comportamento natural do cão é mais ativo, ou seja, eles tendem a passar maiores períodos acordados durante o dia.  Caso não haja ninguém para acompanhar o seu pet, aconselhamos a procura de serviços, como creches para cachorros, assim seu cão pode ser monitorado. Há outros sinais que podem ser observados:

• Sono em horas em que há estímulos: se seu cão dorme mesmo em locais de brincadeira, ou em horas onde a família está disponível para ele brincar, fique atento.
  • Sono em horários de refeições: o horário da comida sempre deve ser mais empolgante que dormir para seu cão, se ele prefere descansar a comer, pode indicar algum problema.
  • Dificuldade em acordar ou acordar de repente: pode indicar algum desconforto ou estresse.

Na presença desses sinais, aconselhamos a consulta a um veterinário.

A importância do sono regulado para o seu cachorro

Dormir mais ou dormir menos que o recomendado, pode tanto ser um indicativo para a saúde, como um causador de problemas.  Dormir pouco pode estressar o seu cão, causar ansiedade e outros comportamentos. Sono em excesso poderá causar sedentarismo, obesidade, perda de apetite e interesse.

Durante esses últimos meses de pandemia o sono de nossos cachorros sofreu consideráveis alterações, eles passaram a ficar mais tempo confinados em casa devido ao “lockdown”. Passeios e exercícios são fundamentais para nossos dogs, então precisamos ajustar nossas rotinas de forma criativa, assim a saúde de nossos pets será preservada.

Como auxiliar na regularização do sono do meu cachorro?

Separamos algumas dicas importantes para você que quer manter seu pet dormindo bem.

• Estimule seu cão!

Durante o dia prepare brincadeiras, passeios, exercícios físicos e psicológicos!

Resumindo: faça o corpo dele relaxar e cansar.

Você deve criar uma rotina de atividades, caso seu dia a dia seja muito complicado para colocar em prática essas recomendações, aconselhamos a procura de profissionais que possam fazer para você, como creches para cachorros.

• Prepare o ambiente!

Seja sua cama ou a casinha do seu cão, é recomendado que o local em que ele dorme, esteja sempre limpo e conforme os gostos do seu dog.  O ambiente deve ser o menos barulhento possível durante a noite.

• Rotina.

Tanto as atividades, como a hora de dormir, devem acontecer aproximadamente nos mesmos horários, assim seu cachorro começa a reconhecer o comportamento e adaptar-se a ele.

Quer ajuda nesse processo?

No Clube Pets, possuímos veterinários que podem te auxiliar a entender como está o sono do seu cão, assim como uma creche para cachorros completa para estimular seu melhor amigo!

Creche para cachorros