11/10/2023

Tosse em cachorros: o que pode ser e como tratar

Um cachorro triste com papéis higiênicos ao redor

Às vezes durante um passeio ou na hora de descanso com os pets ouvimos aquela tosse chata. Geralmente tosse em cachorros são passageiras e não demonstram grandes perigos, mas deve-se sempre observar de perto.

Tosse em cão o que pode ser?

A tosse em cães é um reflexo acionado quando há necessidade de expulsar algum material das vias respiratórias inferiores (traqueia e pulmões).

O primeiro passo para tratar a condição é saber o porquê ela está instalada, no caso da tosse é fundamental entender o que está causando o sintoma, para tratar a raiz do problema.

Causas possíveis para a tosse em cachorros:

• Infecções respiratórias: resfriados, gripes e pneumonia;
  • Gripe canina;
  • Faringite;
  • Traqueobronquite infecciosa: conhecida como tosse dos canis;
  • Problemas cardíacos: tosse por acúmulo de líquido nos pulmões;
  • Problemas pulmonares: asma e bronquite;
  • Alergias: como as ao pólen, poeira ou fumaça;
  • Parasitas: lombrigas e vermes pulmonares;
  • Corpos estranhos: pedaços de comida ou brinquedos presos nas vias aéreas.

É importante, em casos de tosse, levar seu pet ao veterinário, principalmente se ela estiver acompanhada dos sintomas: dificuldade para respirar, febre, desânimo, perda de apetite, vômitos e diarreia.

Um cachorro triste com um cobertor e remédio por perto

Tosse em cachorro como tratar?

Como já citado, o primeiro passo para tratar a tosse em cachorros é descobrir o que está causando este sintoma, para então tratar corretamente, há tosses que serão resolvidas com o tempo, outras precisam de anti-inflamatórios ou antibióticos.

É importante evitar o uso de remédios caseiros e humanos, como a tosse é característica de várias condições diferentes, o tratamento incorreto pode piorar o quadro.

Então, a recomendação geral é que o animal seja levado ao veterinário que irá administrar o tratamento, que poderá ser antibióticos, xaropes, antitussígenos ou expectorantes.

Como aliviar a tosse em cachorros:

• Mantenha o cão hidratado, ofereça água fresca e alimentos úmidos, ingerir líquidos ajuda a manter as vias aéreas úmidas e auxilia a soltar o muco.
  • Umedeça o ambiente onde o cachorro fica, pode ser com um vaporizador ou umidificador de ar.
  • Para os pets mais comportados, que aceitam, você pode fazer uma nebulização com um inalador.

Como prevenir tosse em cachorros:

• Vacinação regular, as vacinas auxiliam a proteger seu cachorro contra infecções que podem causar tosse, como a tosse dos canis.
  • Exercício físico, mantenha seu pet com um peso saudável, cães com excesso de peso são mais propensos a problemas respiratórios.
  • Dieta equilibrada, a dieta ideal mantém o sistema imunológico do seu cachorro forte, prevenindo infecções e doenças.

Clube Pets Veterinários Curitiba

Seu cachorro está com tosse? Aqui na clínica veterinária do Clube Pets temos uma equipe de médicos veterinários preparados para atender seu pet.

Possuímos estrutura completa para consultas, cirurgias, vacinas, exames laboratoriais, diagnósticos por imagem, tratamentos odontológicos e procedimentos cirúrgicos. Entre em contato. Continue nos acompanhando para receber informações sobre saúde e bem-estar animal. Confira nosso blog e Instagram.

Saúde canina, Saúde veterinária