20/07/2022

Conheça algumas curiosidades sobre o cão Maltês

O cão Maltês é um dos mais populares entre os brasileiros. Devido ao seu porte pequeno, companheirismo e inteligência, esse branquinho facilmente conquista o coração de qualquer um. Nesse post, iremos falar sobre algumas curiosidades sobre o Maltês que irão encantar ainda mais os tutores ou fazer com que você queira adotar um imediatamente.

Origem

Assim como o próprio nome diz, o Maltês vem das Ilhas de Malta, no Mediterrâneo, e originalmente, tinha como principal função a de caçador. Por ter um porte pequeno já na época, os cães Maltês eram os preferidos para caçar ratos e camundongos em porões de navios e depósitos em cidades portuárias.

Por ser utilizado em viagens marítimas, não demorou muito para que o Maltês chegasse até a Europa e às Américas e cruzasse com cães de outras raças. Dessa forma, seu tamanho foi diminuindo, ainda que os instintos de caça dos seus antepassados ainda tenham resistido.

Em 1888 o Maltês foi reconhecido pelo American Kennel Club devido a sua aptidão para disputas caninas. E em 1950, o Maltês mini explodiu em popularidade.

As características do Maltês: muito além da pelagem branca

O Maltês tem como principal característica a pelagem branca. Diferente da maioria das outras raças, esses não possuem grandes variações em sua coloração, sendo o mais comum uma leve tendência para o marfim. Apesar do pelo ser a principal característica desse cãozinho, existem outras características que são fortes no Maltês, dentre elas estão:

Pelos longos: além da cor branca característica da raça, outro aspecto que se destaca nos pelos do Maltês são os pelos longos e lisos, não tendo ondulações, além de serem macios e brilhantes.

Rosto mais longo que o focinho: o rosto do Maltês é ligeiramente mais longo que o focinho.

Olhos escuros e expressivo: como contraste ao pelo branco, os olhos do Maltês tem uma coloração escura. Essa contraposição de cores dá ao cãozinho uma expressão vívida e atenta. Além disso, a pelagem ao redor do rosto costuma ser mais longa.

Possui um porte pequeno: por ser um cachorro de pequeno porte, o Maltês pode ter uma altura que varia entre 20 e 25 cm, pesando entre 3 e 5 kg.

Diplomata, sociável e alegre. O temperamento de um Maltês.

Quando se fala de temperamento, o Maltês ganha uma posição de destaque. Como características padrões, o Maltês é um cão que adora se divertir e nunca recusa atenção de seus tutores. Além disso, por ter descendência de caçadores, o Maltês possui muita energia.

Esse bichinho também impressiona na socialização. Apesar de ser muito energético, ele é bastante carinhoso e costuma se dar bem com crianças e outros animais. Por ser um diplomata nato, ele possui uma grande facilidade em socializar com estranhos e irá pedir muita atenção.

Entretanto, apesar de toda essa energia e disposição, é necessário ter alguns cuidados em relação ao Maltês. Por ser um cão muito amoroso e apegado ao seu tutor, deixá-lo em casa sozinho por muito tempo pode fazer com que ele fique ansioso e desenvolva a ansiedade de separação.

Já o adestramento pode se provar um desafio e tanto para o tutor. Uma característica comum do Maltês é ter um gênio forte e isso pode dificultar um pouco na hora de adestrá-lo. Por isso, é importante começar o treinamento logo cedo e aproveitar a inteligência do cãozinho.

Cuidados básicos com a raça

Assim como todos os cachorros, o tutor de um Maltês precisa estar atento a alguns cuidados super importantes para que o seu companheiro não passe por muitos apuros. Iremos citar alguns deles:

Escovar os pelos: a escovação diária nos pelos do Maltês é mandatória. Por ser bastante peludo, não é difícil que o seu companheiro fique com emaranhados e com nós.

Banho e Tosa: acompanhando a escovação, o banho precisa ser dado pelo menos duas vezes por mês. Sempre utilizando produtos específicos para o pet.

Realizar caminhadas e exercícios com frequência: por ser um cão agitado e com muita energia, é importante levar o Maltês para caminhadas constantes. Assim, ele não ficará ansioso e poderá socializar com outros bichinhos também. Passar o dia na creche também é uma ótima opção.

Curiosidades sobre o Maltês

Por ser um cão que está junto ao homem por um longo tempo, o Maltês colecionou fatos interessantes e curiosidades no decorrer da história. Confira algumas delas:

– Por conta da sofisticação do local de sua origem, a Ilha de Malta, o Maltês sempre ocupou um espaço de luxo na sociedade;

– Os cães Malteses sempre tiveram um valor alto. Estima-se que um filhote de Maltês podia ser vendido por um valor de 2.000 dólares no ano de 1500;

– Essa raça sempre foi amada pela realeza, especialmente pela rainha Elizabeth I;

– Assim como o Poodle, eles são considerados “hipoalergênicos”, sendo excelente companhias para pessoas que possuem alergias;

– Pelo seu tamanho e uma personalidade amável, o Maltês é um pet incrível para auxiliar em processos terapêuticos.

Precisa de algum cuidado para o seu Maltês? Você encontra tudo no Clube Pets

Aqui no Clube Pets você encontra tudo de melhor que o seu cãozinho merece. Temos serviços de cuidado veterinário, Day Care e Estética Animal.

Conte com a nossa creche para cachorros! Entre em contato 41 99181-5028.

Creche para cachorros , , ,