E-mail: contato@clubepets.com.br

Blog

21/09/2023

Cuidados com cachorros na primavera: dicas para manter seu pet saudável

Um cachorro branco e marrom olhando para a foto em um campo com flores roxas.

Lentamente os dias vão ficando menos frios, as ruas coloridas e o vento perfumado. Aquele clima de primavera se instala, tardes de temperaturas amenas e brisas frescas. Mas como ficam os cuidados com os cachorros na primavera?

Cada estação tem suas particularidades e com a mudança de clima vêm as necessidades específicas para manter a saúde de seu pet. Confira o que é preciso adaptar.

Como cuidar do seu pet na primavera?

Apesar do clima ameno e agradável, a primavera pode representar alguns perigos para seu pet. De forma geral, deve se atentar à:

  • Hidratação: com as temperaturas elevadas, os dogs precisam de mais água para se hidratar, garanta acesso à água fresca e limpa.
  • Rotina de passeios: prefira horários em que o sol está menos forte, como antes das 10h e após as 16h.
  • Parasitas: mantenha os antiparasitários em dia, a primavera é época de reprodução de pulgas e carrapatos.
  • Cuidados com a pelagem: pets com pelagem longa e média precisam de tosa regular para facilitar a troca de pelos.
  • Plantas tóxicas: evite deixar plantas tóxicas ao alcance do seu pet.
  • Alergias: atente-se aos sinais de alergia que podem piorar com a floração na estação.
  • Picadas de inseto: alguns insetos, como abelhas e formigas, podem picar os pets e causar reações alérgicas.

Iremos aprofundar alguns desses cuidados abaixo, continue lendo e garanta saúde e bem-estar para seu cachorro na primavera.

Cuidado com o cachorro na primavera: hidratação.

A hidratação é importante em todas as estações, contudo, quanto mais quente for, maior será a necessidade de água de seu pet, pois a transpiração que ocorre no calor intensifica a perda de líquidos.

Como saber se meu pet está hidratado? Se seu cachorro está com o mesmo comportamento rotineiro, é provável que ele esteja hidratado.

Para ter certeza fique atento aos sinais de desidratação: boca seca, olhos fundos, respiração ofegante, letargia e pele seca que quanto puxada não volta ao normal.

3 Dicas para cachorros tomarem mais água:

  1. Fontes de água: assim como gatos, cães gostam de água fresca, ter fontes de água, automáticas ou não, mantêm a água fresca e atrativa aos pets.
  2. Água por todos os ambientes: aumente o número de pontos de hidratação pelo ambiente, sempre com potes limpos diariamente.
  3. Enriquecimento alimentar: aproveite a estação para oferecer alimentos ricos em água, como rações úmidas e frutas e legumes. Além disso, você pode congelar os alimentos para mantê-los fresquinhos e saborosos.

Cachorro na primavera: adapte a rotina de passeios

A rotina de passeios do seu pet precisa ser adaptada em estações mais quentes, tanto para o momento do passeio, como a preparação e o pós. Confira nossas dicas:

  • Horário: evite sempre exposição ao sol nos períodos de maior incidência, entre 10h e 16h. Caso saia nesse período, busque sombra e leve água para hidratação. 
  • Local: prefira locais frescos, como parques com árvores, sombra e grama.
  • Proteja as patas: cuidado, em altas temperaturas proteja as patas do seu cão, evitando locais muito quentes ou usando sapatos para cães.
  • Protetor solar: algumas raças de cães e algumas pelagens precisam de proteção ao sol, assim como os humanos, consulte seu veterinário para mais informações.
  • Alimentos extra: leve água e alimentos ricos em líquidos extras para a hidratação.

Pulgas e carrapatos em cachorros na primavera

Calor e umidade? Opa, é disso que as pulgas e carrapatos gostam, por isso a primavera é época de reprodução desses parasitas, tornando os cachorros mais propensos a infestações.

Além de pulgas e carrapatos incomodarem por si só, ainda podem transmitir doenças como a doença do carrapato e a erliquiose.

Como proteger seu cão desses parasitas na primavera?

  • Use antiparasitários: o seu veterinário irá indicar a melhor forma, podendo ser coleiras, pipetas ou comprimidos.
  • Inspecione pelo e pele: verifique o pet regularmente em busca de pulgas e carrapatos.
  • Cuidado com focos de infestação: evite levar o cão para áreas infestadas ou a proximidade com animais contaminados.

Um cachorro branco com orelhas marrons e olhos azuis com um maço de flores na boca em um campo florido.

Pelos por toda a parte: cuidado com a pelagem na primavera.

A primavera é conhecida pelos tutores, principalmente de pets peludos, como a época de troca de pelo. Nessa estação os dogs costumam perder mais pelos que nas outras.

Saiba como evitar pelos por toda a parte e manter a pelagem do seu cão saudável e sem nós:

  • Escovação: é com ela que os pelos mortos são removidos, ficando menos espalhados pelos ambientes e não enroscando no pet. Verifique a regularidade de escovação recomendada para seu cão e use escova indicada para a pelagem.
  • Tosa: é importante manter a tosa em dia, renovando a pelagem do seu animal. ATENÇÃO: não é sair tirando todos os pelos do cão, a pelagem ajuda o cachorro a regular a temperatura e auxilia o conforto térmico, por isso, procure profissionais que realizarão a tosa indicada.
  • Banhos: dê banhos regularmente, eles ajudam a remover a sujeira e controlar os óleos da pele, reduzindo a queda de pelos.

Plantas tóxicas para pets e a primavera

A primavera é a época de florescimento, por isso, é preciso ter cuidado, com mais plantas, maior a chance do seu pet comer uma delas.

Confira se em sua casa e jardim todas as plantas disponíveis são seguras e não-tóxicas. Mantenha, também, atenção redobrada durante os passeios.

Confira quais são as plantas tóxicas para cachorros.

Primavera: pólen e alergias no ar

Não são só os humanos com rinites e sinusites que sofrem com alergias na estação, os cães também podem ser prejudicados por elas. 

Com o florescimento há aumento de pólen no ar, o que pode ser uma causa de alergias, e a umidade da estação prolifera os ácaros, outro elemento de irritação.

Os sintomas de alergia em cães são: coceira, vermelhidão, irritação nos olhos, espirros, tosse e dificuldade respiratória. Quer saber mais sobre como reconhecer e tratar alergias em cachorros? Clique aqui.

Se você notar que seu cachorro está apresentando sintomas de alergia na primavera, leve-o ao veterinário imediatamente.

Ondas de calor: como aliviar para os pets

Essa estação pode apresentar ondas de calor, como os animais de estimação não transpiram da mesma forma que os humanos, eles podem superaquecer rapidamente.

Esse quadro de aquecimento é chamado de hipertermia, caso queira saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Principalmente, dogs com idade avançada, obesidade, doenças respiratórias, doenças cardíacas e com pelagens longas. Saiba como aliviar o calor do seu pet:

  • Evite passear em horários de sol forte;
  • Ofereça água fresca e limpa o tempo todo;
  • Dê banhos em seu pet com água fria, mas não muito gelada;
  • Proporcione alimentos frescos ou congelados;
  • Mantenha seu pet em um local fresco e sombreado;
  • Coloque o cão em ambiente com ventilador ou ar-condicionado;
  • Evite deixar seu cachorro sozinho em casa por longos períodos.
Um cachorro grande com língua de fora em um campo de flores amarelas.

Agora que você já sabe como cuidar do seu cachorro na primavera, continue acompanhando nossos canais para receber conteúdos sobre saúde e bem-estar animal. Confira nosso blog e Instagram. Entre em contato.

Bem-estar animal, Saúde canina, Saúde veterinária
About Indianara Rocha

Indianara Rocha Graduada em letras pela UTFPR. Pós-graduada em Copywriting e Escrita Criativa. Com mais de 10 anos de experiência em escrita em plataformas digitais. Revisão/Curadoria: Fabiana Gubert Médica Veterinária formada pela PUC PR. Pós-graduada em Bem-estar e Comportamento Animal. Mãe de 5 pets (Sophie, Yumi, Mia, Sushi e Madruguinha).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *