23/07/2021

5 dicas de cuidados com cães no inverno!

.

As temperaturas frias vieram em cheio este ano, toda vez que o frio chega precisamos adaptar nossa rotina e casa para a estação, seja tomando um chocolate-quente e nos aquecendo embaixo das cobertas, seja acordando um pouco mais tarde e adaptando nosso dia a dia. O mesmo acontece com nossos pets! Quer saber como deixar o ambiente propício para o seu cachorro? Confira nossas dicas de cuidados com os cães no inverno.

Inverno e o comportamento canino

Antes de listarmos as dicas precisamos conversar sobre o comportamento do seu cão, nessa época entender o que acontece com ele irá te auxiliar a cuidar melhor do seu cachorro nesse período.

Cada raça e porte apresentará diferentes reações. Pets maiores e peludos tendem a ficar mais confortáveis em temperaturas baixas, os menores e de pelos curtos possuem predisposição para sofrerem mais com a estação.

Alguns dogs ficam sonolentos e com maior apetite, assim como nós humanos, o peso pode se alterar nessa época. Com o número de passeios reduzidos, alguns cachorros ficam estressados e com acúmulo de energia. O tédio, também, pode deixar seu cão mais carente, assim como ocasionar latidos e agressividade. Como podemos evitar que esses comportamentos negativos ocorram?

1- Atividades

Uma das razões principais do comportamento alterado é a mudança na rotina dos tutores, tendemos a passear menos e a praticar poucas atividades outdoor, fora de casa, então é imprescindível que você preencha a agenda do seu cachorro com atividades estimulantes, prestando atenção nos aspectos: alimentares, sensoriais, físicos, cognitivos e sociais. Confira mais sobre enriquecimento ambiental clicando aqui.

Separamos algumas atividades simples que podem facilmente entreter o seu cão em casa:

– Estenda uma toalha e espalhe ração por ela, em seguida enrole a ponta, conforme a imagem abaixo, depois faça um nó com as pontas. Depois é só liberar para ele “caçar a comida”

– Brinque com o faro do seu cão, pegue o brinquedo favorito dele ou algum objeto que possua cheiro característico, mostre-o e deixe ele cheirá-lo, após isso coloque o objeto distante, mas no campo de visão do pet, assim que ele o localizar recompense com carinho e petiscos. Vá aumentando o grau de dificuldade, até conseguir tapar os olhos do cachorro e esconder em outro ambiente.

– As atividades simples também são bem-vindas, você pode jogar a bolinha e esperar que ele traga novamente.

– Invista em atividades de estímulo cognitivo, o importante é manter seu cão estimulado e gastando energia.

2- Passeios

Para evitar que você e seu pet exponham-se ao frio, escolha os horários mais quentes ou com sol. Prefira passear nos picos de calor, assim a temperatura estará mais agradável. Uma dica importante para saber a hora de entrar é: você sentiu o friozinho e a vontade de entrar, seu pet provavelmente também!

3- Hidratação

Assim como nós a sede diminui com o frio, nas cidades mais geladas, a temperatura da água pode incomodar seu pet. Fique atento, caso precisa inclua alimentação úmida, como sachês, para seu cão.

Para algumas raças vale ficar atento ao ressecamento da pele.

4- Ambiente quentinho

Deixe o local em que o cão habita quentinho, espalhes almofadas e cobertas onde ele dorme.

Para os dias mais frios, uma compressa de água morna embaixo das cobertas pode ajudar, cuidado para a temperatura não  machucar. Para os pets mais carentes, há a possibilidade de espalhar blusas com o cheiro do dono nesses ambientes, assim seu cão fica quente e tranquilo.

5- Vacinação em dia

A alteração do clima pode interferir no físico e emocional do seu cachorro, influenciando em sua imunidade, deixe as vacinas em dia para garantir a saúde de seu pet. Leia nosso artigo sobre Gripe Canina.

Torne o inverno agradável para o seu cão

Com nossas dicas você deve ter percebido o segredo é: ficar atento ao seu cachorro e adaptar a rotina dele! Em caso de dúvidas possuímos um time profissional para te atender.

Saúde canina