06/01/2023

Os principais cuidados com cachorros idosos

Quando atingem a terceira idade, os cachorros, assim como os humanos, necessitam de diversos cuidados especiais para poderem ter uma boa qualidade de vida e continuem saudáveis durante vários anos. Por conta disso, os tutores precisam estar atentos com algumas coisas junto do seu amiguinho de longa data. Confira nesse post alguns cuidados com cachorros idosos.

Os cuidados com cachorros idosos devem começar quando?

Diferente de pessoas, os cães possuem uma expectativa de vida muito menor. Cachorros de grande porte, vivem em média de 7 a 10 anos, enquanto os de médio porte tem uma faixa de vida que varia entre 10 e 13 anos. Por fim, cães de pequeno porte podem chegar aos 18 e ir além.

Devido a essa diferença de expectativa de vida, baseada principalmente na estatura e raça de um cão, a terceira idade pode chegar mais cedo para alguns e mais tarde para outros. De forma geral, cães maiores passam a ser considerados idosos aos 7 anos, enquanto os menores chegam a terceira idade aos 10 anos, aproximadamente.

A partir dessas faixas etárias, alguns sinais físicos começam a ficar evidentes, demonstrando que o cão atingiu a idade senil. Dentre eles, podemos citar os seguintes:

– Pelos grisalhos por todo o corpo, especialmente no focinho;

– Maiores tempos de sono;

– Diminuição no ritmo de brincadeiras;

– Variações no peso;

– Falhas na audição e visão.

Quando essas características aparecem em um cachorro, é importante que o tutor já se prepare para adotar algumas práticas.

Os principais cuidados com um cachorro idoso

Abaixo, falaremos alguns dos cuidados necessários para que o seu melhor amigo mais velhinho possa aproveitar uma boa vida por uns bons anos ainda. Veja abaixo:

Ir com mais frequência ao veterinário

Com a terceira idade batendo na porta, as idas ao veterinário precisam se tornar um pouco mais frequentes. Isso porque, devido a diversas mudanças no organismo do cão, podem facilitar o contágio por doenças ou outras complicações de saúde. Por isso, especialmente nessa etapa da vida, levá-lo para fazer check-ups ocasionais se torna crucial.

Ter paciência é um ponto-chave

Os cachorros idosos, com o passar da idade, podem ter alguns momentos de confusão e acabam fazendo coisas que normalmente não estavam em sua rotina. Uma delas é fazer as necessidades básicas em locais não apropriados.

Devido a esse e outros tipos de comportamento, o tutor precisa ter paciência e adotar novas práticas que talvez não fizessem parte do seu cotidiano e do cão.

Evitar o sedentarismo

É comum que os cães mais velhinhos não tenham o mesmo pique de quando eram mais jovens. No entanto, isso não pode ser motivo para reduzir a realização de exercícios físicos. Estimule as caminhadas e brincadeiras que fazem o animal se movimentar.

Assim como falamos nesse post sobre obesidade, esse é um dos principais perigos para os cachorros em idade avançada e o melhor antídoto para ela é a prática regular de exercícios.

Cuidado na alimentação

Nesse ponto, os tutores precisam estar atentos, já que a dieta de um cãozinho idoso precisa ser totalmente diferente. Isso ocorre, porque o organismo do animal passa por mudanças, podendo haver dificuldades em questões como digestão, absorção de nutrientes, dentre outras coisas.

Atualmente, existem diversas rações e dietas voltadas especificamente para cães mais idosos e elas possuem todos os nutrientes e as características necessárias para mantê-lo saudável.

Higiene

Especialmente nessa idade, a higiene do cachorro precisa estar em dia, mesmo que isso não agrade o pet.

O banho é essencial para manter o pelo limpo, além de ajudar na melhora da qualidade de vida. Outra questão importante é a tosa que precisa continuar em dia em cães que possuem uma pelagem maior e volumosa.

Um item que pode passar batido, mas que tem que ser levado em conta também, são as orelhas. Limpá-las ajuda no combate de infecções e doenças auditivas como a otite canina.

Outra medida crucial nesses momentos é uma higiene bucal eficiente, já que, é nessa idade, que os dentes começam a cair, além de serem mais propícios a terem tártaro e outras infecções na região.

Precisa de um local para seu cão socializar? Traga ele para o Clube Pets

No Clube Pets temos serviços de cuidado veterinário, Day Care e Estética Animal. Com a nossa creche para cachorros, seu melhor amigo pode aproveitar o dia de maneira saudável enquanto você faz seus afazeres diários. Tudo isso em um ambiente seguro e amigável para o seu pet.

Temos espaço tanto para cães novos como também para os mais velhinhos, com atividades desenvolvidas baseadas em suas idades, tamanhos e temperamentos.

Não perca mais tempo e entre em contato conosco agora pelo telefone ou WhatsApp: 41 99181-5028.

Bem-estar animal, Saúde canina, Saúde veterinária