31/08/2023

Scottish Terrier guia de raça desse charmoso escocês.

Um cão Scorrish Terrier preto em cima de uma poltrona vintage utilizando óculos em formato de coração.

Os escoceses são conhecidos pelo charme e beleza, até em seus cães, qualquer um se encanta com esse pequeno cachorro escocês. Continue lendo e saiba tudo sobre a raça Scottish Terrier.

A origem do Scottish Terrier

O nome da raça é um spoiler de sua origem, o Scottish Terrier, ou Terrier escocês, surgiu na Escócia, especificamente nas Terras Altas, onde era usado como um caçador de vermes.

A raça descende dos terriers habitantes do Reino Unido, esses eram principalmente de dois grupos, os de pernas curtas e os de pernas longas. Seu padrão de raça foi descrito em 1881, um ano depois seu primeiro clube, o Scottish Terrier Club, foi formado.

Características físicas do Scottish Terrier

Os Scottishs Terriers, em geral, são atarracados, de postura alerta e membros curtos, mas não se enganem, apesar das pernas curtas, são ativos e ágeis. Confira mais sobre o padrão de raça:

• Grupo: 3 – Terriers; Seção 2 – Terriers de Pequeno Porte;
  • Crânio e focinho de comprimento iguais;
  • Tamanho: 25 a 28 cm;
  • Peso: 8,5 a 10,5 kg;
  • Trufa: preta;
  • Olhos: amendoados, marrons escuros e separados;
  • Orelhas: textura fina, pontudas, eretas e inseridas no topo do crânio;
  • Cor da pelagem: preto, trigo ou tigrado.

Comportamento e personalidade do Scottish Terrier

O Scottish Terrier não é só belo, mas também tem uma personalidade cativante, como descrito no seu padrão de raça, são leais e fiéis. Além de independentes e reservados. São, também, corajosos, inteligentes e valentes, e não tendem a ser agressivos.

Podem ser teimosos, por isso, recomenda-se socialização canina adequada, convívio com outros animais e adestramento. São apegados aos tutores e familiares, possuem desconfiança com estranhos.

Atenção: naturalmente não convivem bem com animais menores, por seus instintos de caça, então é extremamente importante respeitar a janela de socialização para evitar futuros problemas de comportamento.

São cães enérgicos, precisam de uma quantidade razoável de exercício ao ar-livre, em média uma hora por dia, se não podem apresentar latidos excessivos, bem como escavação de terra demasiada.

Um cão Scorrish Terrier preto em um campo aberto.

Cuidados de saúde Scottish Terrier

Apesar de ser uma raça forte, robusta e com boa expectativa de vida, o Scottish Terrier precisa de cuidados regulares:

• Frequentar espaço natural todos os dias;
  • Exercitar-se uma hora por dia;
  • Escovação diária dos pelos para manutenção e desembarace mensal;
  • Tosa: um cronograma de 6 a 8 semanas;
  • Limpeza diária da barba;
  • Enriquecimento ambiental, principalmente para a mente e gasto de energia.

Como todo cachorro, além dos específicos acima, é preciso:

Doenças comuns nos Scottish Terrier

No caso do Scottish Terrier, há alguns pontos de atenção que todo tutor deve ter em mente:

• Alergias de pele;
  • Otite;
  • Luxação da patela;
  • Doença de Von Willebrand, é ideal ficar atento aos sinais e se possível realizar testes genéticos para a condição;
  • Cânceres, a raça é propensa a alguns tipos, como pele, mama, intestino, estômago e bexiga;
  • Problemas nas articulações mandibulares.

Curiosidades Scottish Terrier

1. Tutores famosos: apesar de não ser tão popular atualmente, a raça conquistou ilustres para si, como: Liza Minnelli, George W. Bush, Franklin e Theodore Roosevelt, Ronald Reagan, Bette Davis, Dwight D. Eisenhower, Gilbert Chesterton e Julie Andrews;
  2. Tutores reais: são uma das raças mais queridas da realeza, entre os amantes da raça está a Rainha Victoria de Inglaterra e o Rei James VI e I, que reinou na Escócia e Reino Unido;
  3. Reação incomum de animação: eles sentem cãibras se ficarem muito animados;
  4. Cão do Monopoly: a peça do famoso jogo em formato de cachorro é inspirada na raça, sendo uma das favoritas do público;
  5. Estrela de Hollywood: já foram retratados no filme da Disney A Dama e o Vagabundo, com o Joca, e nos cenários de Coraline.
  6.  Rótulos de whisky: o whisky Black & White, fundado no XIX, tem um Scottish Terrier como estampa de seu rótulo.

Ficou ainda mais apaixonado pelo Scorrish Terrier? Continue nos acompanhando para saber mais sobre raças e mundo canino, confira nosso blog e Instagram. Entre em contato: aqui.

Fontes:

Curiosidades caninas, Guia de raças