12/09/2023

Terrier Brasileiro: conheça tudo sobre o Fox Paulistinha

Um Terrier Brasileiro em uma floresta.

O Terrier Brasileiro, conhecido como Fox Paulistinha, é um cachorro que conquista admiradores no Brasil e no exterior, conheça mais sobre essa raça tupiniquim cheia de energia e amor.

A origem do Terrier Brasileiro

É um orgulho para o Brasil ter suas raças originárias, principalmente uma tão excepcional quanto o Terrier Brasileiro. Como o próprio povo brasileiro, ela nasce de uma mistura envolvendo imigração.

A origem da raça começa com os jovens brasileiros que, nos séculos XIX e XX, iam estudar nas universidades europeias.

Os que estudavam na França e Inglaterra, comumente voltavam para o país recém-casados, com as esposas e seus cães, frequentemente pequenos terriers.

Esses jovens, normalmente, eram filhos de fazendeiros, e nesses ambientes os pets se adaptavam e cruzavam com os cachorros locais. Com o tempo, um novo tipo se formou e o fenótipo foi fixado.

Características da raça: como identificar um Terrier Brasileiro?

Os Terriers Brasileiros são cães de pequeno/médio porte, esbeltos e com estruturas firmes, mas não muito pesadas. Confira as características do padrão de raça:

• Grupo 3 – Terriers/ Seção 1 – Terriers de Grande e Médio Portes;
  • Tamanho: machos, 35 a 40 cm; fêmeas,  33 a 38 cm;
  • Peso: 10 kg;
  • Trufa: tamanho moderado, cor escura em relação à pelagem;
  • Focinho: triangular, forte e bem cinzelado abaixo dos olhos;
  • Lábios: secos e firmes, lábio superior ajusta-se sobre o inferior, cobrindo os dentes;
  • Maxilares / Dentes: 42 dentes, regularmente implantados e com mordedura em tesoura;
  • Cores dos olhos: três grupos, o azul com olhos cinza azulado, o marrom com olhos marrons, verdes ou azuis e o isabela com olhos de cor âmbar, do claro ao escuro;
  • Pelagem: pelo curto, liso e fino sem ser macio;
  • Cores da pelagem: cor do fundo predominantemente branca com marcações em preto, azul, marrom ou isabela.

Comportamento e personalidade do Terrier Brasileiro

A Confederação Brasileira de Cinofilia descreve o Terrier brasuca como: incansável, alerta, ativo e esperto, além de amigável e gentil com amigos, mas muito desconfiado de estranhos.

Esses pets são apegados com todo o núcleo familiar, considerando seus tutores e melhores amigos, tendem a ser pacientes com crianças e com outros cães.

Entretanto, humanos desconhecidos não são tão bem-vindos. Tornando a adaptação de socialização essencial.

O adestramento é fácil, assim como a adaptação, mas tenha em mente que o nível de energia da raça é alto, o que faz com que exercícios físicos e mentais sejam recomendados frequentemente.

Um Terrier Brasileiro entre árvores.

Cuidados de saúde com o Terrier Brasileiro

• Banhos: recomendados apenas quando o cachorro estiver realmente sujo, mensalmente em climas frios e quinzenalmente em climas quentes.
  • Escovação dentária: escovar os dentes regularmente para prevenir o desenvolvimento de cáries e gengivites.
  • Escovação do pelo: recomendada duas vezes por semana, para remover os pelos mortos.
  • Exercícios: diários, principalmente atividades físicas ao ar livre.
  • Consultas: regulares com veterinários;
  • Vacinas: o calendário de vacinas caninas deve ser seguido;
  • Parasitas: evite pulgas, carrapatos e vermes. com tratamentos periódicos.

Doenças comuns nos Terriers Brasileiros

Os Terriers Brasileiros têm uma ótima expectativa de vida, mas há algumas doenças que podem afetá-los como luxação patelar e mucopolissacaridose – MPS VII, por isso são recomendados testes de Avaliação da Patela e Mucopolissacaridose – MPS VII.

Algumas doenças comuns à raça:

• Luxação patelar;
  • Catarata, glaucoma e luxação da lente;
  • Hipotiroidismo;
  • Diabete;
  • Dermatite atópica;
  • Obesidade.

É importante levar seu Terrier Brasileiro ao veterinário regularmente, para que o médico possa detectar e tratar quaisquer doenças precocemente.

Curiosidades sobre o Terrier Brasileiro

1. A raça possui vários nomes, sendo conhecida como Focinho em Minas Gerais, Fox no Rio Grande do Sul e Fox Paulistinha em São Paulo.
  2. Os Terriers Brasileiros já foram usados como cães em circos, por serem inteligentes e fáceis de serem treinados.
  3. Durante os anos 90, a raça foi homenageada, sendo usada em um selo do Correio Brasileiro.
  4. O Terrier Brasileiro é um participante ativo das telenovelas brasileiras, como em “Balacobaco”, com a cadelinha Dolores, e em “Amor à Vida”, com a Jolie.
  5. Foi a segunda raça brasileira a ser reconhecida pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), a primeira foi o Fila.
  6. São frequentemente usados em publicidades, como os famosos comerciais da Bauducco.

Quer saber mais sobre raças e saúde e cuidado canino? Confira nosso blog e Instagram. Entre em contato: aqui.

Fontes:

Curiosidades caninas, Guia de raças