Quando ouvimos falar sobre cães de caça, talvez venha à mente cachorros grandes e robustos, mas a verdade é que cachorros de caça são todos aqueles usados em trabalhos que envolvem caça.
Por isso, nesse grupo de raças há pets de todos os portes, que trabalham com a caça desde roedores a maiores vertebrados. Tendo exemplares grandes como o Labrador e pequenos como o Beagle.
7 Raças de cães de caça:
- Labrador
- Cocker Spaniel
- Jack Russell Terrier
- Fox Terrier
- Beagle
- Foxhound
- Dachshund
Labrador
O Labrador Retriever é um exemplo de cão de caça grande, esses pets foram usados para caça de patos e pesca, já que a raça é resistente às temperaturas baixas e nada muito bem.
Os primeiros Labradores foram criados em Newfoundland, uma província canadense e refinados pelos ingleses no início do século XIX. Confira o perfil completo do Labrador.
Tamanho: 54 a 57 cm.
Peso: 25 a 38 kg.
Curiosidade: a raça é a mais utilizada para trabalhos no mundo, principalmente como cães de resgate, policiamento e cães-guias.
Cocker Spaniel
O Cocker Spaniel era usado para a caça de aves menores e raposas, por motivos como a pelagem densa que protegia dos espinhos e galhos, permitindo a movimentação pela vegetação, o olfato aguçado e a disposição para trabalhar.
Os ancestrais do Cocker Spaniel chegaram à Grã-Bretanha há séculos atrás, trazidos pelos romanos. Entenda mais sobre o Cocker Spaniel.
Tamanho: 38 a 41 cm;
Peso: 13 a 14,5 kg
Curiosidade: em 2012, o príncipe William e Kate Middleton adotaram um Cocker Spaniel, chamado Lupo, infelizmente o pet faleceu em 2020.
Jack Russell Terrier
A raça foi criada para ser perfeita para a caça de raposas, sendo um cão de pernas curtas, que entra facilmente em tocas, mas que, apesar do tamanho das pernas, ainda é rápido.
O Jack Russell Terrier é fruto dos cruzamentos entre Fox Terriers e Foxhounds, e tem origem inglesa, mas a maioria de seu desenvolvimento aconteceu na Austrália. Aprofunde seu conhecimento sobre o Jack Russell Terrier.
Tamanho: 25 a 30 cm.
Peso: 5 a 6 kg.
Curiosidade: Um dos apelidos desses pets é cão canguru, devido ao seu pulo, alguns exemplares pulam até 5 vezes o seu tamanho.
Fox Terrier
Outro exemplo de cão de caça de raposas é o Fox Terrier, criado na Grã-Bretanha, principalmente para expulsar as raposas de suas tocas.
O que destaca o Fox Terrier para a atividade é sua agilidade, inteligência, faro e pelo, sim, seu pelo curto facilita a limpeza pós-caça. Ficou interessado na raça? Conheça o Fox Paulistinha, nosso Terrier Brasileiro.
Tamanho: 33 a 38 cm.
Peso: 6 a 8 kg.
Curiosidade: o Cão da famosa animação Tin Tin é um Fox Terrier de pelo duro.
Beagle
O Beagle era um cão de caça pequeno, ideal para seguir trilhas em terrenos variados e localizar pequenas presas, com suas pernas curtas e faro excepcional.
Sobre sua origem é incerta, acredita-se que cães semelhantes aos beagles existam desde a Grécia Antiga, no entanto, a raça como a conhecemos hoje foi desenvolvida provavelmente na Inglaterra.
Tamanho: 33 a 41 cm.
Peso: 9 a 11 kg.
Curiosidade: independente da cor, a ponta do rabo de um Beagle é sempre branca.
Foxhound
O Foxhound tem origem inglesa e também era usado para caça de raposas, mas nesse caso em campo aberto.
Além das características físicas, como faro, vocalização diferenciada, resistência e velocidade, o Foxhound tem uma personalidade própria para caça, inteligente e obediente, com um bônus de trabalhar bem em grupo.
Tamanho: 53 a 64 cm
Peso: 30 a 34 kg.
Curiosidade: seu latido é conhecido por ser melodioso, esse cão gosta muito de latir e uivar.
Dachshund
Os Dachshund são uma raça antiga, descendentes dos cães bracos, que surgiu provavelmente durante a Idade Média na Alemanha.
No que diz respeito à caça, são um dos mais versáteis e úteis, principalmente para caça embaixo da terra. Saiba tudo sobre os Dachshund.
Tamanho: 27 a 45 cm.
Peso: 3 a 9 kg.
Curiosidade: a raça foi a primeira mascote oficial dos jogos olímpicos, em Munique, no ano de 1972.
Gostou desse conteúdo? Confira nossa sessão sobre raças de cachorros. Continue acompanhando nosso blog ou redes sociais para mais sobre o mundo pet!