06/12/2023

Labrador: curiosidades e guia da raça

Ao ar livre uma mulher abraçando um labrador em um banco

Esse gigante simpático é um dos cães mais populares do mundo, conquistando com seu carinho e fidelidade tutores e admiradores. Saiba tudo sobre Labradores: curiosidades, guia de raça e cuidados.

Labrador: curiosidades

1. Os cachorros mais populares: Labradores lideraram os registros do American Kennel Club pela primeira vez em 1991 e reinaram como a raça favorita da América por 31 anos consecutivos. Até hoje aparecem no top das listas de popularidade de diversos países.
  2. Nome de cidade que não é a sua: apesar de Labrador ser o nome de uma província canadense, não foi de lá que surgiram os cães, e sim de uma cidade vizinha.
  3. Origem do nome incerta: algumas teorias apontam que teriam sido nomeados na Inglaterra, como Labrador, em referência aos trabalhos que realizavam, outras teorias supõem que seja uma referência ao Mar de Labrador, onde os cães eram vistos regularmente.
  4. Trabalhadores: são a raça mais utilizada para cães-guia, por sua facilidade de adaptação e treinamento, além disso, são usados como cães de resgate e policias, como farejadores de drogas.
  5. Pelo à prova d’água: possuem uma dupla camada de pelos curtos, com o subpelo à prova d’água, ajudando para secagem rápida.
  6. Cauda de lontra: o formato, aparência e movimento de suas caudas lembram lontras, facilitando o nado.
  7. Pé de pato: suas patas também possuem um formato diferente, espalmados, auxiliando a natação.
  8. Estrelas de cinema: um dos filmes mais famosos com Labradores é “Marley & Eu”, no qual a estrela canina é Marley um Labrador jovem, cheio de energia. O filme contribuiu para uma nova onda de popularidade.
  9. Musos: a famosa música Black Dog, da banda Led Zeppelin, recebeu o nome devido ao Labrador preto que entrou no estúdio no momento da gravação da música.

Origem e história do Labrador

O Labrador Retriever é originário de Newfoundland, uma província canadense, também conhecida como Terra Nova. A raça era usada na caça de patos e pesca, por seu pelo resistente às temperaturas e desenvoltura para o nado.

Sua popularidade inicia-se no século XIX, quando nobres ingleses visitaram o Canadá e notaram os Labradores, levando alguns espécimes para Inglaterra, onde refinaram e padronizaram a raça.A raça é relativamente nova, sendo reconhecida pelo Kennel Club Inglês em 1903, e pelo AKC, com o registro de seu primeiro Labrador, em 1917.

Um labrador amarelo, um preto, um branco e outro preto, sentados na grama

Padrões de raça: Labrador Retriever

Os Labradores são fortes, com região renal curta, possuem crânios largos, peitos e costelas profundas, bem como lombos e posteriores largos e fortes. Além disso, como padrão de raça considera-se:

• Grupo 8 – Retrievers, Cães de levantamento de caça, Cães d’Água, Seção 1 – Retrievers.
  • Altura: 54 a 57 cm.
  • Peso: 25 a 38 kg.
  • Crânio: largo, bem definido, sem bochechas carnudas.
  • Trufa: larga, narinas bem desenvolvidas.
  • Focinho: poderoso, não pontudo.
  • Olhos: médios, nas cores: marrom ou avelã.
  • Cauda: grossa na base, afinando gradualmente até a ponta, média, sem franjas, coberta por pelos curtos, espessos e densos.
  • Pelo: curto, denso, sem ondulações ou franjas. Cores: preto, amarelo ou fígado/chocolate.

Comportamento e personalidade do Labrador

Labradores são espontâneos, dóceis e extrovertidos. Quanto a socialização, se dão bem com estranhos, crianças e outros animais, mas podem extrapolar na empolgação, por isso, precisam passar por uma socialização canina adequada.

Fiéis, carinhosos, latem pouco e costumam não ser territorialistas, com treinamento apropriado podem ser usados como cães de suporte em terapias de diversos tipos.

Amam brincar, principalmente na água, precisam de bastante estimulo físico e mental para não acumularem energia ou ficarem entediados.

Como cuidar de um Labrador

• Escovação do pelo: diária, apesar dos pelos curtos, há troca regular.
  • Exercícios: pelo menos uma hora, todos os dias;
  • Banhos: regulares, além deles amarem, é necessário para limpeza correta, já que seus pelos são densos.
  • Limpeza e proteção das orelhas: a raça tem predisposição a inflamações, por isso sempre secar após banhos e contato com água, além disso, confira semanalmente como elas estão.
  • Escovação dos dentes: três vezes por semana.
  • Alimentação: Labradores tem tendência a serem “gulosos” por isso, precisam de exercícios e alimentação equilibrada, para evitar a obesidade.

Em relação aos cuidados com a saúde, assim como todos os cães, deve-se atentar a:

Doenças comuns e cuidados de saúde para Labradores

Com uma expectativa de vida comum aos cães de grande porte, Labradores tendem a ser saudáveis, contudo há alguns pontos que os tutores devem cuidar:

• Obesidade Canina;
  • Displasia coxofemoral e cotovelo;
  • Displasia de retina;
  • Atrofia progressiva de retina;
  • Catarata;
  • EIE, Colapso Induzido por Exercício;
  • Cauda de água fria;
  • Miopatia da cauda;
  • Panosteíte;
  • Artrite.
Um labrador amarelo nadando em um rio

Agora você já sabe tudo sobre os Labradores! Quer saber mais sobre curiosidades, cuidados e notícias do mundo canino? Acompanhe nosso blog e Instagram. Entre em contato.

Fontes:

Curiosidades caninas, Guia de raças
About Indianara Rocha

Indianara Rocha Graduada em letras pela UTFPR. Pós-graduada em Copywriting e Escrita Criativa. Com mais de 10 anos de experiência em escrita em plataformas digitais. Revisão/Curadoria: Fabiana Gubert Médica Veterinária formada pela PUC PR. Pós-graduada em Bem-estar e Comportamento Animal. Mãe de 5 pets (Sophie, Yumi, Mia, Sushi e Madruguinha).