03/07/2023

Jack Russell: conheça mais sobre o famoso terrier dos anos 90.

Um Jack Russell Terrier branco com manchas marrons parado na grama.

O Jack Russell é um amor antigo entre os admiradores de cães, nos anos 90 ganhou as telas e popularidade com sua participação nos filmes de O Máskara. Continue lendo para saber mais sobre o Jack Russell Terrier.

A origem do Jack Russell

A origem do Jack Russell é inglesa, porém seu maior desenvolvimento foi na Austrália, em 1972, onde foi fundado o Jack Russel Terrier Clube Australiano.

A raça foi fruto dos cruzamentos do Reverendo John Russel, um dos fundadores do The Kennel Club da Inglaterra, ele começou com cruzamentos entre Fox Terriers e Foxhounds.

Buscava um cão de caça com pernas curtas para entrar em tocas, mas que permanecesse rápido, assim, buscava um perfeito caçador de raposas

Desenvolveu duas variedades de Russells, uma mais quadrada, conhecida como Parson Russell, e outra mais comprida, o Jack Russell.

Por causa dessa similaridade, o Jack Russel demorou para ser reconhecido, apesar de surgir em 1800. Foi só em 1991 que a Fédération Cynologique Internationale reconheceu a raça.

Características físicas Jack Russell Terrier

Apesar de o Jack Russell Terrier ter características físicas semelhantes ao do seu irmão de raça ele possui suas peculiaridades. Conheça as características do padrão de raça:

• Grupo: 3 – Terriers. Seção 2 – Terriers de Pequeno Porte;
  • Proporção corporal: mais comprido que alto;
  • Trufa: preta;
  • Olhos: pequenos, escuros e com forma amendoada;
  • Orelhas: botões ou caídas;
  • Pelagem: lisa, quebrada ou áspera;
  • Cores: branco com manchas pretas e/ou castanhas;
  • Altura: na cernelha de 25 a 30 cm;
  • Peso: de 5 a 6 kg.
Um Jack Russell Terrier branco com manchas marrons e uma coleira, sentado na grama com uma mão humana fazendo um sinal.

Comportamento do Jack Russell

Não se deixe enganar pelo tamanho desse dog, por trás de seu pequeno porte há uma grande personalidade, e muita, muita, energia.

Esses pequeninos são fortes e ágeis, tendem a estar sempre alerta. São, ainda,  inteligentes, corajosos e teimosos. Os Jacks Russells são cães com muita energia, territorialistas e amantes de brincadeiras.

Fiéis e carinhosos, não gostam de ficar sozinhos. Não tendem a ser sociáveis com outros cachorros ou gatos, por isso, necessitam de um cuidado especial na socialização

Como criar um Jack Russell em apartamento?

Proporcionando enriquecimento ambiental e muito exercício fora do apartamento. Ele pode ser criado em apartamentos, mas recomenda-se no mínimo uma hora de exercício diário.Por ser um cão popular e de pequeno porte, muitos tutores que moram em apartamentos tendem a adotar a raça. Esse cachorro gosta de ar livre, além disso, ele detesta ficar sozinho, então se você mora em apartamento é recomendado que procure alternativas como creches para cachorros.

Um Jack Russell Terrier branco com manchas marrons em um balde azul, com uma toca de banho de bolinhas azuis.

Como cuidar de um Jack Russell?

O Jack Russell precisa cuidados regulares, e alguns específicos, como:

• Escovação: uma vez por semana;
  • Exercícios: uma hora por dia;
  • Banhos: uma vez por semana;
  • Altura de muro e telas: como tem um pulo poderoso, precisa de muros altos ou telas para evitar fugas;
  • Atividades que estimulem o gasto de energia físico e mental, como jogos de tabuleiro, comedouros inteligentes e brinquedos educativos;
  • Corte de unhas: mantenha sempre no comprimento ideal, como eles correm e pulam muito, podem machucar-se.

Confira alguns temas que podem te ajudar a cuidar do seu Jack Russel: socialização, enriquecimento ambiental, castração e obesidade canina.

Doenças comuns Jack Russell

Esses caçadores têm uma saúde de ferro, mesmo assim, como toda raça, há tendências genéticas que devem ser monitoradas:

• Luxação patelar;
  • Displasia coxofemoral;
  • Pneumonias;
  • Surdez;
  • Alergias dermatológicas;
  • Catarata;
  • Deslocamento de retina;
  • Doença de V Williebrand.

Para garantir saúde ao seu cão é importante manter em dia a vacinação e cuidados contra pulgas, carrapatos e vermes

7 Curiosidades sobre o Jack Russell

1. Eles pertencem ao grupo dos Terriers, usados inicialmente para caçar vermes na terra. Terrier, vem da palavra em latim terra, isso mesmo, os cães da terra, em inglês ficaram terriers.
  2. Um dos Jacks Russells mais famosos é o Milo, do filme O Máskara.
  3. Borthie, um cachorro dessa raça, é o único cão que visitou o polo norte e sul, entrando para o Guinness Book dos pets.
  4. São conhecidos como cães cangurus, podendo pular 5 vezes o seu tamanho.
  5. O nome da raça vem do seu criador, John Russell, Jack é um apelido de John em inglês.
  6. Foi uma Jack Russel, Uggie, o primeiro cachorro a ter as patas na calçada da fama, ela atuou em filmes famosos como O Artista e Água para Elefantes, conquistando vários prêmios em sua carreira.
  7. Eles são usados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para detectar cobras marrons em cargas carregadas em Guam.

Gostou de saber mais sobre o Jack Russell? Para saber mais sobre raças e mundo canino acompanhe nosso blog e Instagram. Entre em contato: aqui.

Fontes:

Curiosidades caninas, Guia de raças